sexta-feira, 25 de junho de 2010

Olavo e Graça na Colômbia

Eu havia prometido comentar sobre minha estada na Colômbia mas as eleições, e depois outros fatores, me obrigaram a deixar isto para mais adiante. Então, hoje recebi uma nota de UnoAmérica sobre nossa visita e resolvi publicá-la aqui para meus leitores. Tenho, entretanto, algumas ressalvas a fazer. Estive na Colômbia por apenas uma semana, muito rica em contatos, mas a agenda inicial teve que ser totalmente refeita (e era alterada quase que diariamente) em decorrência de compromissos que as pessoas tinham em relação à eleição que ocorreria no domingo seguinte à minha volta, e a inesperada e magnífica operação que resgatou os militares e policiais em poder das FARC, não permitindo, por isso, que os encontros com militares do Exército ocorressem.

Entretanto, na semana seguinte, quando Olavo ainda estava lá, ele pôde realizar alguns desses contatos que haviam programado para nós. Nesta edição de hoje apresento no final os vídeos da palestra que Olavo fez na Escola de Cadetes da Polícia General Santander, sobre a mente revolucionária, bem como a entrevista que ele deu a Fernando Londoño no programa “La Hora de la Verdad”.

Também nesta edição publico muito honrada uma carta que recebi do Coronel Alfonso Plazas Vega, criminosamente condenado a 30 anos de prisão, pelo “delito” de ter salvado mais de 260 pessoas no ataque terrorista do M-19 ao Palácio da Justiça em 1985, cuja síntese da história vocês podem conhecer neste excelente artigo do Olavo, intitulado A Colômbia que o Brasil não conhece.

Esta carta que o Coronel Plazas me escreveu, refere-se ao que publiquei em meu blog “Observatorio brasileño” em seu favor, que pode ser lido aqui, e na edição de ontem onde eu agradeci e reiterei meu apoio.

Esclareço aos amigos leitores deste blog que tenho recebido incontáveis comentários de elementos paquidérmicos e ignorantes e que eles foram sumariamente rejeitados porque, como já disse reiteradas vezes, este é um espaço privado e como tal, não posso deixar que emporcalhem como fazem em banheiros públicos. Isto aqui não é um diário de uma adolescente onde eu necessite falar de minha vida privada, porque não devo satisfação a ninguém senão a Deus. Ademais, quem não gosta do que escrevo ou não concorda com meus pontos de vista, faça um favor a si mesmo e mantenha-se longe e em silêncio. Não posso perder tempo com espíritos de porco e gentinha ignorante que escreve “você” com CEDILHA!

Então, vamos à carta do Coronel Plazas Vega, ao artigo de UnoAmérica e aos vídeos. Fiquem com Deus e até a próxima!

*****

Muy apreciada Gracia Salgueiro:

Aunque no tengo el gusto de conocerte, ya tengo un inmenso afecto por ti. Mi señora, Thania, me ha contado sobre tu manera de ser, tu trato humano y considerado con ella, que ha sufrido tanto este crimen del comunismo internacional contra nuestra familia.

Gracias por este magnífico artículo, bien documentado en una página muy reconocida como es "Observatorio Brasileño". He leído en ella varios escritos desde hace mas de un año, cuando la conocí por invitación del Coronel Luis Villamarín, que es uno de sus mas valiosos columnistas.

Latinoamérica está en un gravísimo peligro de convertirse en el reemplazo de la URSS. Eso en resumidas cuentas es el Foro de Sao Paulo, creado cuando se les cayó el telón de acero, y los comunistas se quedaron sin casa. Ahora la quieren organizar en nuestros países, y no podemos permitirlo.

Tu eres una de las titánicas luchadoras de esta causa, y una generosa colaboradora con quienes hemos sido víctimas de esta conjura trasnacional.

Junto con mi inmensa gratitud, te mando un afectuoso saludo.

Alfonso Plazas.

*****

Olavo de Carvalho e Graça Salgueiro de visita à Colômbia

UnoAmérica teve a alegria de contar com a visita de dois dos principais colunistas e o filósofo do Brasil: Olavo de Carvalho e Graça Salgueiro, os quais vieram em representação da Fundação Hayek como analistas do processo eleitoral da Colômbia, no passado 20 de junho, no qual se elegeu como novo presidente Juan Manuel Santos.

O filósofo e a colunista ofereceram várias entrevistas para jovens pertencentes ao Partido Conservador e à juventude do Partido da U, assim como também na Escola de Cadetes da Polícia General Santander [1].

Olavo de Carvalho é considerado como um dos mais originais e audazes pensadores brasileiros. É o principal filósofo que o Brasil tem hoje. Seu trabalho centra-se na investigação de como funciona a mentalidade revolucionária, especialmente na América Latina.

Por sua parte, Graça Salgueiro estudou a estratégia da esquerda latino-americana, que o Foro de São Paulo lidera atualmente no continente, além de ser colunista e tradutora de grandes escritores latino-americanos. O presidente Uribe lhe enviou uma carta de agradecimento, exaltando seu trabalho.

O programa “Realidades” [2], da Federación Verdad Colombia, e “La Hora de la Verdad”, dirigido por Fernando Londoño, entrevistaram estes dois grandes personagens que pertencem a UnoAmérica.

Uma saudação afetuosa, nossa admiração e gratidão pelo trabalho que fazem em prol de nossas nações latino-americanas.

Notas da tradutora:

[1] Esta palestra foi exclusivamente do Olavo, pois na semana anterior em que ainda estava lá não pudemos contatar com nenhum militar, em decorrência da “Operação Camaleão” que resgatou quatro militares e policiais seqüestrados há doze anos pelas FARC.

[2] Ainda estamos aguardando o áudio desta entrevista e tão logo nos chegue às mãos, divulgaremos. A entrevista com Fernando Londoño pode ser ouvida abaixo.






Comentários e tradução: G. Salgueiro

terça-feira, 22 de junho de 2010

Discurso de Santos, FARC e Chávez

Mais uma vez, eu abro a edição de hoje com um comentário postado por este sem-fim de ghosts que perambulam pela rede como zumbis, porque quero que meus leitores se divirtam um pouco também, afinal, nem só de notícias macabras se nutre este blog. Segue o comentário “anônimo”, que está transcrito ipsi literis, e depois minha resposta a ele (ou ela, quem sabe?):

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Viva Colômbia! Santos já é Presidente!":

Sr. Graça Salgueiro,

Por favor, defina logo pra quem a senhora trabalha, se é para CIA, para o Uribe ou para o Exercito Colombiano.

Aliás, eu teria um uso mais profilático para essa carta do Uribe que a senhora ostenta

Em primeiro lugar, a frase com um verbo no imperativo significa um ordem – “defina logo” – mas não recebo ordens de nenhum Zé-ninguém que sequer tem coragem de se identificar, e nem “logo” nem nunca. Em segundo lugar, lamento deixá-lo(a) roendo as unhas de curiosidade para saber para quem trabalho porque isto é absolutamente sigiloso; só quem sabe sou eu e Deus. Quanto ao “uso profilático” da carta de Uribe, bem, você deve estar se torcendo de inveja porque não foi você quem recebeu, daí menosprezá-la. Aliás, eu sou a única pessoa no Brasil que tem uma carta de um grande estadista como Uribe, elogiando meu modesto trabalho, e fui tratada na Colômbia com muitíssima distinção em todos os lugares onde fui. Agora, para acalmá-lo(a) um pouquinho e baixar (ouaumentar?) seus níveis de pressão e colesterol, informo que nunca corri atrás de prestígio ou prêmios de jornalismo até porque não sou graduada nesta profissão, como todos sabem. Uribe me escreveu – em nome de todos os colombianos – porque, ao contrário dos brasileiros, reconheceu o valor do trabalho que faço. Gostou?

Bem, esta já é uma página virada, até que apareçam outros dementes com a mesma cantilena. Aliás, essa coisa que rotular todo mundo como “agente da CIA” é coisa do Guevara e do Fidel, e é tão velha quanto andar para a frente. Deus do céu...

Quero agradecer, de coração, àqueles leitores que anonimamente fazem uma contribuição mensal – tão certa quanto o nascer do dia – a este blog, pois foi através deles que pude comprar uma quantidade imensa de livros na Colômbia e que me custariam o triplo do preço se mandasse buscar do Brasil; muitos deles, certamente, eu não poderia comprar. Além disso, alguns talvez nem chegassem, como a carta de Uribe que até hoje os Correios não me entregaram. Deus lhes pague e lhes aumente abundantemente em Graça e prosperidade!

Mas vamos ao que interessa. Tenho lido muitos comentários de “analistas políticos” acerca de Juan Manuel Santos, afirmando que ele é a continuidade de Uribe e que quem votou nele na realidade estava dando seu voto ao terceiro mandato do atual presidente. Discordo veementemente. Santos não tem nenhuma semelhança com Uribe, quer seja em temperamento, quer seja em questões diplomáticas e até mesmo nas profissões. Uribe é advogado, daí seu senso de justiça tão aguçado e seu desejo incontrolável de fazer as coisas certas. Santos é administrador de empresas e economista, tem uma visão empresarial de mundo e é, digamos, mais flexível em termos de negociações. A única coisa que ele não negocia é com o terrorismo, sobretudo dos ousados criminosos das FARC, como deixou bem claro em seu discurso que publico no final desta edição apenas a parte em que fala disso, porque foi muito longo, com mais de uma hora.

Santos herda do presidente Uribe um programa muito exitoso, o Plano de Segurança Democrática, que está devolvendo a seus compatriotas e sobretudo aos investidores estrangeiros, a segurança de ir e vir, a confiança de que o terrorismo não vai mais dominar as ruas mas, sobretudo, o respeito e admiração por suas Forças Militares e Policiais. Quando Santos agradece em seu discurso e pede aplausos a estes homens fardados, a platéia delira e aplaude com sincera gratidão.

Como este campo já está consolidado, sobrará a Santos tempo e recursos para investir mais em outros setores da sociedade, e que ele entende bem, como saúde, educação e promoção junto às empresas de mais emprego formal. Aliás, a informalidade econômica em Bogotá é uma coisa assombrosa. Os ambulantes vendem de tudo, até alugam celular nas ruas para quem necessita fazer uma chamada de urgência e, embora me agrade a informalidade, onde cada um seja dono do seu nariz, não há país que se sustente sem arrecadar impostos e isto só é possível com empregos e empresas formais.

No dia da eleição do segundo turno, as Forças Militares e Policiais trabalharam incessantemente para que todos pudessem ir votar com tranqüilidade, mas os inimigos da liberdade, da lei e da ordem tentaram impedir que as coisas ocorressem em paz. No norte de Santander elementos do ELN armaram uma emboscada na qual 7 policiais morreram. Em outra localidade, elementos das FARC destruíram uma torre de energia mas, ainda assim, esses heróis anônimos garantiram que a população pudesse votar em outro local e restabeleceram a torre danificada.

Na madrugada do domingo dois cabeças das FARC foram abatidos em operações executadas por tropas do Exército e unidades da Força Aérea, nos estados de Meta e Córdoba. Em Meta foi abatido “Heliodoro”, segundo cabeça da frente 53 e chefe de finanças da quadrilha, que era acusado de haver cometido inúmeros ataques terroristas e encarregado de extorquir e seqüestrar reconhecidos industriais e empresários de Bogotá e Villavicencio. Ele também era acusado de planejar e dirigir o ataque ao aqueduto de Villavicencio em março do ano passado, que deixou a capital Meta sem água por várias semanas.

Tropas do Comando Conjunto Caribe desembarcaram no município de Puerto Libertador, Córdoba, local onde a Força Aérea localizou e neutralizou um acampamento terrorista da frente “Mario Vélez” das FARC, onde foi dado baixa a Ernesto Vargas Arias, cognome “Muelas”. Este elemento era acusado de planejar e participar do ataque a uma igreja em Bojayá, Chocó, onde morreram 119 pessoas, dentre elas 40 crianças que estavam lá dentro com o pároco e suas mães tentando se proteger do infame assalto à cidade em 2 de maio de 2002.

Esse trabalho das Forcas Militares e Policiais é incessante e absolutamente exitoso, mas no Brasil ninguém quer perceber que cada vitória da Colômbia contra as FARC, significa um pouco de droga a menos a envenenar e matar nossos jovens e crianças que enveredam pelo caminho fácil do narco-tráfico.

Notícias bem recentes dão conta que Alfonso Cano, chefe máximo das FARC que substituiu Tirofijo, está com a saúde comprometida em decorrência de um problema cardíaco produzido por enfermidades tropicais, e teria ido visitar uma clínica venezuelana para se consultar. Nessa consulta também teria ido buscar medicamentos para “Mono Jojoy”, que é diabético e está quase imobilizado pelo agravamento da doença. Por esta razão, estaria “bem guardado” entre as árvores fronteiriças. Embora como cristã eu não devesse dizer isto, mas seria muito bom ver a Colômbia limpa, livre de tão peçonhentas criaturas!

No Brasil ninguém informa nem ninguém quer saber, sobretudo nesse período de Copa do Mundo, mas todo dia chegam informes do debilitamento militar das FARC com baixas em combate, ou incontáveis guerrilheiros que se desmobilizam porque vêem que os militares e o governo querem ajudá-los a viver como gente, com uma vida normal. Com os chefes doentes e com o cerco se fechando cada vez mais e mais, os guerrilheiros pés-de-chinelo estão passando fome, não conseguem se comunicar com seus chefes e a exposição aos ataques militares estão fazendo com que se entreguem e denunciem os planos de destruição dos terroristas. A Operação Camaleão, por exemplo, contou com informação dos desmobilizados, informações valiosíssimas e que estão levando ao fim da guerrilha.

Enquanto isso, na parte venezuelana que faz fronteira com a Colômbia, militares que guardam o posto de controle sabem, afirmam e mostram um mapa onde estão 12 acampamentos das FARC protegidas por Chávez, cuja polícia tem conhecimento mas não pode fazer nada. Logo abaixo do vídeo do discurso de Juan Manuel Santos, não deixem de ver a reportagem feita por jornalistas independentes relatando isto.

Na próxima edição falo outra vez da Venezuela – se não houver alguma outra notícia espetacular da Colômbia – e das últimas aberrações de Chávez em perseguição a seus desafetos. Não tendo provas de crimes cometidos contra os donos da Globovisión, Chávez agora solicitou apoio da Interpol para “capturar” como bandidos a Guillermo Zuloaga e seu filho. Mas isto fica para outra edição. Fiquem com Deus e até a próxima!



"Que lo oiga el mundo: a las Farc se le agotó el tiempo", Santos – 4ª parte del discurso


Los guardianes de Chávez: las FARC en Venezuela

Comentários: G. Salgueiro

domingo, 20 de junho de 2010

Viva Colômbia! Santos já é Presidente!

Hoje é um dia extremamente importante para a Colômbia e todo o nosso continente, pois se decidirá nas urnas quem será o substituto legítimo do presidente Álvaro Uribe. No momento em que escrevo estas linhas as urnas eleitorais acabam de ser fechadas e as eleições concluídas. Entretanto, numa primeira parcial Patricia Janiot, de CNN em Espanhol, que sempre faz as grandes coberturas eleitorais latino-americanas, acabou de informar que com vinte e poucos por cento das mesas escrutinadas, 69,2% dos votos foram para o candidato governista, Juan Manuel Santos, enquanto Antanas Mockus está com 27,67%.

Como venho dizendo há tempo aqui neste blog, Santos não é meu candidato preferido por ser uma pessoa muito vaidosa e orgulhosa, além de não ter o carisma e a diplomacia de Uribe, mas de longe é o único candidato apresentado que pode dar continuidade ao Plano de Segurança Democrática implantado pelo presidente Uribe, sobretudo por ter participado ativamente enquanto seu ministro de Defesa.

Assim que cheguei em Bogotá observei que a cidade é cercada por imensas montanhas verdes que demonstram ter uma mata muito densa e fechada. Conversando com um amigo colombiano perguntei se era ali que as FARC se escondiam e ele, numa gostosa gargalhada, me respondeu que “era até 8 anos atrás”. Depois que Uribe assumiu a presidência e implantou este plano, as FARC estão cada vez correndo mais para a periferia, buscando regiões fronteiriças com países como Venezuela, Equador, Panamá e Brasil, que sempre lhes ofereceram apoio através do Foro de São Paulo. A capital Bogotá está praticamente livre de seus ataques, assim como dezenas de outros estados mais próximos da capital.

Com a espetacular Operação Camaleão, que citei na última edição, os colombianos viram com mais clareza – se alguma dúvida ainda havia – que o sucessor de Uribe tinha que ser alguém que desse continuidade a este trabalho magnífico de derrotar as FARC. A Colômbia, como vários outros países civilizados, não pára por causa de um jogo de futebol mas pára para homenagear seus heróis, resgatados e os que os resgataram. Nesta edição disponho para meus leitores dos vídeos que mostram como se passou esta magnífica operação que gastou muita munição mas não derramou uma só gota de sangue, pois o fator surpresa foi tão espetacular que os guerrilheiros largaram seus reféns e saíram correndo sem sequer tentar revidar os tiros e granadas; queriam apenas se salvar de uma morte certa.

Esta operação vem sendo desenvolvida há 8 meses e um dos coronéis que a idealizou também participou das outras duas operações que marcaram o governo Uribe e colocaram as Forças Militares colombianas entre as melhores do mundo: Operação Xeque e Operação Fênix, que devolveu à liberdade 15 policiais, militares, os três norte-americanos e Ingrid Betancourt, e a que destruiu o acampamento de Raúl Reyes.

Imaginem que alguns soldados chegaram a passar 15 dias disfarçados de árvores para colher informações e precisar, milimetricamente, o local onde estavam os seqüestrados!

Bem, mas não quero me alongar mais, pois a melhor notícia que posso dar é que Juan Manuel Santos já pode ser dado como o novo presidente da Colômbia, pois 75% das mesas já foi escrutinada com um resultado de 68,9% para Santos contra 27,7% de Mockus. Noto a cara de insatisfação da jornalista Claudia Palacios ao revelar este resultado, e as desculpas que encontrava para justificar a derrota de Mockus, alegando que ele “não teve oportunidade de se expressar corretamente”. Sem comentários...

Amanhã escrevo mais e faço uma análise mais detalhada desta eleição, poruqe agora quero fazer um brinde à manutenção da democracia, da Segurança Democrática e do respeito ao Estado de Direito no ÚNICO país do nosso continente. Que Deus abençoe a Colômbia e seu povo maravilhoso! Viva Uribe, viva a Colômbia e viva Juan Manuel Santos! Fiquem com Deus e até a próxima!








Comentários: G. Salgueiro