sábado, 20 de fevereiro de 2010

Nota oficial e denúncia

Faço hoje uma edição especial do Notalatina apenas para publicar uma nota oficial e fazer uma denúncia, pois, embora tenha muito assunto e já faça muito tempo que não o atualizo, estive e continuo com outras ocupações que me impedem de me dedicar ao blog. Mas, creio que na próxima semana será possível atualizá-lo.

NOTA OFICIAL

Face à realização no próximo dia 1º de março do 1º Fórum Democracia e Liberdade de Expressão realizado pelo Instituto Millenium, sob o patrocínio do Instituto Mises Brasil e vários apoios e “colaborações institucionais”, vimos a público declarar o seguinte:

1. Desde o início das negociações para a organização deste fórum, nos pronunciamos, como então delegados de UnoAmérica, absolutamente contrários à sugestão de incluir notórios comunistas e esquerdistas de vários matizes como palestrantes;

2. Face à necessidade imperiosa da utilização deste evento como trampolim político por parte de um representante de UnoAmérica em São Paulo, por nós infelizmente nomeado, comunicamos ao presidente Alejandro Peña Esclusa que o mesmo nos informara que os organizadores iniciais, incluindo a Associação Comercial de São Paulo, negaram-se a convidá-lo por ser “figura tida como direitista ligado a facções radicais e golpistas da Venezuela” e, portanto, persona non grata num evento desta amplitude. Consideramos que um evento apoiado por UnoAmérica, do qual o presidente da mesma era excluído, não fazia o mínimo sentido;

3. Sugerimos a realização de um “Segundo Seminário sobre Liberdade, Democracia e Império das Leis”, nos moldes do 1º que foi um grande sucesso em 2006 – com a presença do ex-presidente uruguaio, ex-chanceler equatoriano, figuras de notório saber conservador e liberal – somente com palestrantes comprometidos de fato com a liberdade, e tal sugestão foi rejeitada porque um evento “mais aberto” reuniria maior numero de participantes, como se popularidade fosse sinal de verdade! Rejeitamos in limine participarmos de tal pantomima. Como nossa idéia fosse sequer considerada, comunicamos ao presidente Esclusa e demais membros de UnoAmérica que, a partir daquela data, deixávamos de ser delegados brasileiros desta organização, sem prejuízo de continuarmos publicando em nossa mídia eletrônica todas as suas comunicações exceto as produzidas por UnoAmérica-Brasil;

4. Verificamos agora que esta farsa está consumada. Com a presença de um ex (?) terrorista e seqüestrador, notórios comunistas e esquerdistas, e inclusive o convite a um ministro do Governo comunista brasileiro;

5. Nosso comprometimento histórico com a causa da liberdade nos obriga a denunciar como absoluta farsa teatral este evento e, finalmente, declaramos de público nossa demissão como Delegados de UnoAmérica, bem como nossa retirada como “especialistas” do Instituto Millenium.

Heitor De Paola

Graça Salgueiro

A denúncia refere-se à suspeita de patrulhamento, ou rastreamento ou controle do meu uso da Internet, bem como do recebimento de correspondência ou encomendas via correios. No dia 6 de dezembro comprei pela Internet um livro na Colômbia, cujo preço foi alto, pago em dólar e que eu necessitava muito tê-lo para meus estudos. No site dizia que eu receberia um e-mail com a confirmação da compra mas, por via das dúvidas, salvei a finalização da compra.

Esta confirmação nunca veio, bem como o livro até princípios de janeiro. Então, diante de tanta insegurança escrevi uma mensagem para a livraria pedindo informações acerca do envio e não obtive resposta. 69 dias depois da compra feita sem receber o livro, nem resposta à minha mensagem, enviei outra mas tive o cuidado de pôr em cópia oculta um amigo meu colombiano que ficou indignado com a desatenção e prontificou-se a interceder em meu favor. Quando telefonou, ficou sabendo pelo gerente de vendas que TODAS as mensagens que enviei foram respondidas que em seguida remeteu para este amigo as cópias, onde onde constava meu e-mail corretamente.

Resolvi, então, escrever para este senhor me desculpando mas utilizando um e-mail de “reserva” cujas respostas recebi sem problemas. Ocorre que este endereço utilizado é completamente desconhecido, a ponto de sequer receber spams nele. Hoje fazem 74 dias e o livro ainda não chegou nem sei se vai chegar. A livraria me forneceu outro livro, sem custo, como pedido de desculpas pelo atropelo e este amigo vai enviar-me por outras vias. Em maio do ano passado fiz igualmente uma compra na Colômbia e só recebi os livros 47 dias depois, com o papel todo rasgado, apresentando visíveis sinais de violação de correspondência e, o mais curioso, é que levou apenas 8 dias para chegar no Brasil e todo o restante do tempo ficou retido na aduana brasileira.

Meu amigo Pedro Corzo, autor de incontáveis documentos históricos sobre a ditadura cubana, me enviou no dia 18 de janeiro sua última obra, “Cuba, La porfia de la razón”, e até hoje também continuo sem saber quando receberei.

Ao lado disso tudo, tenho recebido ultimamente em meu e-mail principal, boletins informativos do PT, sem que NUNCA tenha me inscrito para tal. Como eles conseguiram meu e-mail? Por que as mensagens enviadas da livraria colombiana não chegavam para mim, embora o endereço estivesse escrito corretamente? Quem está tentando controlar a minha vida privada? Minha correspondência eletrônica está sendo rastreada e violada, por quê e por quem? Essas são perguntas que me fiz durante algum tempo e hoje resolvi torná-las públicas, porque ao que tudo indica alguém, como no Big Brother, está “de olho” em nós, controlando nossas vidas de todas as formas possíveis, e o governo ainda nega que exista censura ou patrulhamento ideológico.

Está aí a denúncia feita e a solicitação para que entreguem meus livros, porque eles são propriedades pessoais minhas!

Comentários: G. Salgueiro