domingo, 22 de março de 2009

Entrevista bomba do desmobilizado das FARC "Olivo Saldaña"

O Notalatina apresenta hoje, com exclusividade para o Brasil, uma entrevista-bomba concedida a Don Fernando Lodoño em seu programa de rádio “La Hora de la Verdad”, pelo desmobilizado das FARC Raúl Agudelo, codinome “Olivo Saldaña” na última sexta-feira, 20 de março.

O presidente Uribe tem causado furor e desespero no seio das FARC, bem como entre os seus porta-vozes intitulados “Colombianos pela paz”, coordenados pela senadora comunista e “embaixadora das FARC”, Piedad Córdoba, codinome “Teodora Bolívar”, porque com seu projeto “Mãos pela Paz” ele está transformando ex-guerrilheiros em porta-vozes pela desmobilização de toda a guerrilha, e o desespero vem justamente porque este plano está dando certo. Ao lado de “Olivo Saldaña” está a ex-comandante da Frente 48, Elda Neyis Mosquera García, codinome “Karina”, tida como uma das mais cruéis e sanguinárias guerrilheiras, inclusive atribui-se a ela o assassinato do pai do presidente Uribe, embora ela negue.

Nesta entrevista dada desde a prisão onde ainda se encontra detido, Olivo Saldaña faz revelações surpreendentes que só corroboram o que analistas sérios vêm há tempo denunciando. Por isso, torna-se extremamente necessário corroborar e difundir para que o mundo todo conheça que a mídia, políticos e pretensos intelectuais torcem os fatos para beneficiar unicamente às FARC, como foram os casos do sindicalista encontrado nos acampamentos das FARC, o massacre dos indígenas e a infiltração de farianos em partidos políticos – de modo especial, o Partido Comunista Colombiano Clandestino (PC3).


No vídeo que apresentamos a seguir ele detalha ações, dá incontáveis nomes de dirigentes sindicais e até dentro da própria Procuradoria Geral da Nação há membros das FARC trabalhando. Neste artigo o Cel Luis Alberto Villamarín Pulido denuncia a farsa de se defender a FENSUAGRO, uma federação sindicalista que abriga inúmeros sindicatos, quase todos servindo de fachada para atividades de guerrilheiros das FARC. Depois de ouvir o depoimento de Saldaña é impossível não lembrar do que acontece aqui no Brasil com um certo partido político que tem vínculos com as FARC, e cuja ficha criminal é longuíssima. Fica mais claro, também, compreender o “trabalho de Hércules” que o presidente Uribe enfrenta sozinho neste nosso continente, para esmagar definitivamente a cabeça da serpente.


Antes de exibir o vídeo, entretanto, traduzo a nota escrita por Lodoño em sua página, onde ele faz um resumo da conversa que teve com o desmobilizado ex-fariano Olivo Saldaña. Não deixem de ouvir porque os inimigos da liberdade e da democracia não descansam em seu labor de difundir as mentiras mais sórdidas sobre o governo Uribe, debochar dos exitosos combates das Forças de Segurança colombianos enquanto embelezam este bando narco-comuno terrorista, advogam pela farsa do “acordo humanitário”, cujo objetivo foi desde sua criação e continua sendo, a tomada do poder na Colômbia através do Plano Estratégico das FARC. Fiquem com Deus e até a próxima!

*****


Estamos estremecidos, como estarão vocês, depois de ter ouvido Olivo Saldaña desde sua cela de reclusão dizendo ao país a primeira verdade que quis dizer depois de ter sido nomeado como Gestor de Paz. Olivo Saldaña não é um guerrilheiro qualquer: mão direita de Alfonso Cano, o homem dos seqüestros em Tolima, no Quindío, Risaralda, o homem dos gigantescos financiamentos que as FARC conseguiam com o sangue e a dor dos colombianos, o homem que esteve à frente de todos os desenvolvimentos das FARC com a política no estado Tolima, o homem que sabe tudo de Alfonso Gómez Méndez, de Guillermo Alfonso Jaramillo, ex-governador de Tolima, o homem que sabe porque na Procuradoria se perde qualquer coisa que se refira às FARC, porque há lá entre outras, a filha de um tal Raúl Rojas, Valentina Rojas Campos, e Raúl Rojas é guerrilheiro ativo das FARC. Ele conhece todas as vinculações dos sindicatos, dos grupos e de associações indígenas que levam esse nome para fazer guerra política e guerra física no estado de Tolima.

O desmobilizado das FARC e novo gestor de Paz Olivo Saldaña, disse em “La Hora de La Verdad” que o senhor Raúl Rojas, membro ativo das FARC, é o compadre do ex-procurador Alfonso Gómez Méndez, e que sua filha, Valentina Rojas Campos trabalha na Procuradoria Geral da Nação. Ele recordou que o senhor Raúl Rojas foi capturado com mais de 1.500 horas de gravação nas quais falava de seqüestros, extorsões e atentados terroristas, porém que curiosamente seu caso foi transferido para a procuradoria de Bogotá, onde trabalha sua filha Valentina, e ali desapareceu tudo. Denunciou que “Manos por La Paz”, que busca a desmobilização de mais de 1.000 guerrilheiros, não tem deixado prosperar o grupo “Colombianos por la Paz”, aos quais não interessa que os guerrilheiros saiam contando tudo o que sabem. Afirmou que já há cerca de 400 ex-guerrilheiros que querem sair da prisão para contar verdades sobre o conflito colombiano.

Saldaña declarou que ainda está no cárcere, que não entende porquê continuam lhe negando a possibilidade de sair e contar tudo o que sabe, e que entregou provas contundentes à Procuradoria para abrir investigação contra muitos sindicalistas porém não se fez nada. Contou também que o ex-governador de Tolima, Guillermo Alfonso Jaramillo Martínez, tinha o compromisso com as FARC de propor o estado como o Observatório de Paz. Lembrou, além disso, que este senhor é o atual segundo suplente do senador Robledo do Polo Democrático.

Falou do senhor Ovidio Espinosa, que era Secretário de Educação de Tolima e que nomeava professores ativos das FARC em diferentes municípios do estado, para que doutrinassem crianças e jovens da Colômbia. Mencionou o senhor Jaime Cedano, guerrilheiro ativo das FARC que pertence ao Partido Comunista e que tem uma ONG na Espanha chamada “Red Vivir”, que se dedica a falar mal do país e das instituições democráticas colombianas.


Quem é Olivo Saldaña?


“Olivo Saldaña” conseguiu com seqüestros e extorsões mais de 50 bilhões de pesos para as FARC, porém desertou com quatro milhões de dólares. Esta é sua história. Raúl Agudelo sabia que o procuravam para matá-lo. Durante oito meses não deixou de pensar que seu fim estava na virada da esquina. Suspeitava de tudo e de todos, e as noites eram um inferno de pesadelos nas quais terminava cheio de balas.

Na quinta-feira 26 de agosto de 2004, depois do meio-dia, acreditou que havia chegado sua hora. Enquanto caminhava pela rua 17 entre os quarteirões sexto e sétimo, no centro de Pereira, seis homens se aproximaram dele. “Você é Olivo Saldaña”, lhe disse um deles. Estava convencido de que seus perseguidores haviam dado com ele e que era um homem morto. Porém a frase seguinte que ouviu lhe devolveu a alma ao corpo: “Acompanhe-nos, por favor. Somos da Direção de Inteligência da Polícia Nacional”.


Os homens que acabavam de detê-lo não eram os assassinos dos quais havia se escondido durante meses: seus antigos companheiros das FARC. Agudelo fugia da organização à qual pertenceu durante 18 anos sob o nome de combate ‘Olivo Saldaña’ e tinha por que temer a morte. Dentro dessa organização muitas faltas se pagam com a vida e escapar com dinheiro encabeça a lista. Por isso Agudelo era o homem mais perseguido pelas FARC na Colômbia.


Por um punhado de dólares


A história de Raúl Agudelo não é a de qualquer guerrilheiro desertor. Embora seja comum que todos os dias um deles abandone esse grupo, não é comum encontrar um homem que o tenha feito com o equivalente a quatro milhões de dólares na mochila
.


Para continuar lendo o histórico de ‘Olivo Saldaña”, seu papel nas FARC, sua captura e o que o motivou a desertar, clique aqui, e conheça o documento produzido pelo Exército Nacional da Colômbia. E para ouvir a entrevista que ele concedeu a Don Fernando Lodoño, clique no play da imagem.


Traduções e comentários: G. Salgueiro

2 comentários:

Clausewitz disse...

Querida amiga, tem um prêmio para você lá no Clausewitz. Caso tenha interesse em recebê-lo fique a vontade e passe lá que será um prazer receber sua visita... grande abraço

G. Salgueiro disse...

Clausewitz, meu querido amigo!

É claro que quero buscar meu prêmio, pois isto é uma grande distinção, sobretudo partindo de alguém tão especial e sensível como você.
Não fui ainda porque estou com uma tradução enorme mas vou sim; me aguarde e muitíssimo obrigada pela deferência!
Bjs!
MG