quarta-feira, 10 de dezembro de 2008









DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS – PARA QUEM?

Hoje comemora-se 60 anos da criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, cujo objetivo era defender e proteger grupos ou pessoas individualmente de agressões cometidas por governos ou regimes totalitários ditatoriais. Dentre os artigos desta declaração estão o direito à liberdade de expressão, o direito de ir e vir, à dignidade da pessoa humana, a presunção de inocência, etc. Naquela época a ONU era uma instituição respeitável; hoje, entretanto, tem em sua Comissão ninguém menos que um representante de Cuba, um dos países que mais violam os direitos humanos de seus cidadãos!

E por falar em Cuba, ontem eu recebi uma aberração que precisa ser denunciada. Em São Paulo existe uma “Associação dos Familiares e Amigos dos Estudantes em Cuba” que está convocando (e pedindo ampla divulgação) os familiares dos estudantes para um evento intitulado “Evento Político-Cultural em comemoração aos 50 anos da revolução cubana” que ocorrerá no próximo domingo, 14, no Memorial da América Latina, auditório Simón Bolívar. Quem está organizando o evento é um tal “Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba” que diz em seu convite: “Daremos continuidade à campanha humanitária de apoio aos cubanos que sofreram os desastres naturais (sic) provocados pela passagem recente dos furacões pela ilha”.

Agora eu pergunto: qual desses vagabundos que apóiam o regime terrorista e genocida do assassino Fidel Castro mobilizou-se em prol dos nossos irmãos catarinenses, também vítimas de um brutal desastre natural? E o que dizer do misterioso assassinato do médico gaúcho Marco Antônio Becker, presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande Sul, que há anos vinha se opondo ao protecionismo que pretendiam dar aos “médicos” formados pela ELAM (Escuela Latinoamericana de Medicina)? É bom lembrar que o presidente do Sindicato Médico do RS, Paulo de Argollo Mendes tem um filho (ou filha) estudando medicina em Cuba...

Este bando de psicopatas comemora a vitória de uma “revolução” que só espalhou morte, tortura, miséria, fome e terror ao longo desses 50 anos e ainda tem a cara de pau de falar em “campanha humanitária” a essas vítimas que sofrem muito mais com o regime que lhes vai matando aos poucos – de fome de alimentos e de liberdade – do que com a passagem dos furacões. Cínicos! Hipócritas! Degenerados, isto é o que são!

E como hoje se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Notalatina apresenta alguns relatos do que vem ocorrendo desde o início do mês com os cubanos que se opõem ao regime ditatorial castro-comunista. Esses relatos não vão ser denunciados nos canais de televisão nem nos jornais brasileiros, e menos ainda no blog da “dissidente” Yoanis Sánchez. Bem ao contrário da “reprimenda” que ela levou para não dar prosseguimento ao encontro de blogueiros, estes relatos (e fotos acima) mostram como são tratados os opositores ao regime, verdadeiros heróis anônimos. Leiam os nomes das vítimas e me respondam: vocês já ouviram falar em algum deles? Certamente que não, porque eles não são “manchetes” de jornais, não dão IBOPE, não têm nenhum charme, tampouco são protegidos de ninguém. Têm apenas uma vontade férrea e inquebrantável de ser livres e viver com dignidade. Por isso são tão perseguidos, ameaçados, espancados, torturados. Não escapa nem velhos, não escapa ninguém que resolva nadar contra a corrente.

Em 1º de dezembro foi detido o opositor pacífico licenciado em Direito, José de La Rosa Pérez, em Moa, cidade de Holguín, quando mantinha uma discussão com sua mãe, Ramona Pérez, que não queria permitir a dedetização da casa onde moram. Enquanto discutiam, o “chefe do setor” da localidade, de nome Erisleidis Sanamé invadiu a casa sem permissão e em tom agressivo pediu a carteira de identidade de José que recusou-se a entregá-la. Duas horas depois ele saiu de casa e após haver caminhado por volta de um quilômetro foi interceptado por uma patrulha que o empurrou para dentro de um carro e o levou para a prisão “Duas Baías”. Lá, foi jogado numa cela, acusado de ter ameaçado Sanamé com uma faca de cozinha. Segundo dona Ramona, seu filho não fez isso mas foi detido porque no dia 4 de novembro participou de uma vídeo-conferência no escritório de interesses norte-americano em Havana sobre as eleições naquele país, e a Segurança do Estado apenas armou-lhe uma cilada para poder vingar-se.

No dia 3 de dezembro o opositor pacífico Wilfredo Álvarez García foi agredido por pessoas desconhecidas em Aguada de Pasajeros, Cienfuegos, onde mora. Por volta das 4:20 da madrugada a porta de madeira de trás de sua casa foi incendiada. Ele correu para apagar o fogo quando foi atingido por uma pedra que lhe atingiu o olho direito deixando enorme hematoma. Segundo Wilfredo, “A ação que provocou buracos na porta de minha casa e lesões à minha pessoa ocorreu porque no passado 23 de novembro festejamos em meu lar o primeiro aniversário da delegação do Movimento Independente Opção Alternativa (MIOA) na municipalidade”, do qual é membro.

A Polícia Política interceptou no passado 8 de dezembro, em plena via pública, mais de uma dezena de opositores pacíficos que se dispunham a assistir à missa na igreja de Nossa Senhora de Regra, na capital de Havana. Os fatos ocorreram por volta das 10 horas da manhã, nas imediações da capela, quando os dissidentes foram ameaçados verbalmente pelo oficial da segurança que se diz chamar Melvin.

Nesta ocasião acompanhava o oficial uma Brigada de Resposta Rápida composta por mulheres que vestiam camisetas de “trabalhadores sociais”. Segundo o oficial, ninguém iria assistir à missa ou seriam detidos até que passasse o 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos, de acordo com Deysi Martínez, que deu a informação. Marínez informou que esta atividade se realiza todo dia 8 de cada mês, onde se pedem orações pela liberdade de todos os presos-políticos. Mas a pior de todas as agressões e repressão ocorreu ontem à tarde, conforme nos relata o site “Payo Libre” e que traduzo literalmente.

Havana – Na tarde de hoje, 9 de dezembro, na rua K entre Línea e 13, no Vedado, foram agredidos brutalmente os opositores Lázaro Joaquín Alonso, Marlene Bermúdez, Roberto Marrero e quem denuncia, Belinda Salas Tápanes. Uma turba agressiva composta por oito policiais que se locomoviam em dois carros patrulheiros, sem pedir identificação e sem manter qualquer conversa, começaram a nos golpear.

Em Lázaro Joaquín deram um golpe tão violento que ele sangrava abundantemente pela boca e na cabeça, além de receber forte golpe nos testículos. Atualmente se desconhece seu paradeiro, pois foi detido pela polícia. Marlene Bermúdez e seu esposo Roberto Marrero, foram agredidos brutalmente e rasgaram a blusa dela. Ato contínuo, foram detidos e conduzidos a paradeiro desconhecido, embora a polícia gritasse enquanto os golpeava que iriam direto para Camagüey, local onde residem.

A mim, Belinda Salas, me rasgaram a blusa me deixando nua, e os golpes me produziram fratura em uma mão. Além disso, depois de me colocarem no carro da polícia, ao ver que as pessoas que levavam eram do interior da ilha, me jogaram para fora do carro em movimento.

Queremos fazer chegar a todos os homens de boa-vontade esta denúncia, que demonstra o medo do regime ao 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Pedimos a solidariedade ante tão criminoso ato e ratificamos que a FLAMUR (Federação Latino-Americana de Mulheres Rurais em Cuba) continuará lutando pelos direitos do povo de Cuba.

Belinda Salas Tápanes, presidente da FLAMUR.

Bem, vocês leram e podem comprovar essas denúncias acessando o site Payo Libre no link ao lado. Isto porque eu só falei dos que vivem fora das prisões, o que não significa necessariamente “ser livre”. É por gente como esta que é presa como passarinho em alçapão, sem saber porquê, que os psicopatas que vão comemorar os 50 anos do genocídio em Cuba pedem solidariedade? É óbvio que não! É em gente como esta, heróis anônimos que deposito minha irrestrita solidariedade e elevo minhas preces a Deus, para que um dia eles possam sair às ruas sem medo, que possam assistir quantas missas desejem e circular por onde lhes der vontade, afinal, Deus não nos fez cativos e muito menos “propriedade” de ninguém. Quanto menos de monstros sanguinários como os irmãos Castro e sua delinqüente Nomenklatura... As fotos apresentadas acima não são de hoje, mas de outros eventos onde a brutalidade e a bestialidade são a tônica do cotidiano desta gente.

Que Deus abençoe estes cubanos e os mantenha na fé e na coragem. Meus agradecimentos eternos a Pablo Carvajal, meu incansável “hermanito”, pois sem sua dedicação e determinação estas barbaridades não me chegariam ao conhecimento nem ao de ninguém de fora da Ilha-Cárcere. Fiquem com Deus e até a próxima!

Fonte: www.PayoLibre.com

Comentários e Traduções: G. Salgueiro

terça-feira, 9 de dezembro de 2008









A VENEZUELA NÃO É TERRA DE NINGUÉM!


Quando saíram os resultados das últimas eleições para governadores e prefeitos na Venezuela, Chávez fez um pronunciamento fingidamente feliz, alegando que “respeitaria os resultados” que deram vitória à oposição nos estados mais importantes, inclusive o da capital do país, Caracas. Dizia ele que havia sido o grande vitorioso, pois abocanhara 17 estados e que “para desmentir os boatos de que era um ditador”, daria posse aos novos eleitos com a mesma satisfação que daria aos seus.

No entanto, passada apenas uma semana não foi isto que se viu. Recomeçou a perseguir seu eterno rival, Manuel Rosales, ex-governador de Zulia, onde está sendo acusado de corrupção e que vai depor no próximo dia 11. O prefeito municipal de Caracas não pôde instalar-se porque dona Cilia Flores (presidente da Assembléia Nacional) decidiu “recuperar” o local onde despachava e onde funcionava o colegiado. O governador eleito de Táchira, César Pérez Vivas, não pôde assumir porque o Conselho Legislativo Regional decidiu, arbitrariamente, que só vai juramentá-lo em... janeiro!

Entretanto, o caso mais insólito se deu com o governador eleito de Miranda, Henrique Capriles Radonski. Vale lembrar que durante os tumultos de abril de 2004 Radonski tentou impedir a depredação da embaixada de Cuba e viu-se, de uma hora para outra, acusado por Chávez de “ato de terrorismo” contra a tal embaixada. Apesar de tudo haver sido filmado, comprovando sua inocência e do próprio embaixador ter a princípio negado seu envolvimento, Radonski foi preso e sentenciado como “terrorista” e “contra-revolucionário”.

Radonski (na foto acima) denunciou que a administração de Diosdado Cabello, o ex-governador de Miranda, levou TUDO o que pertencia ao governo do estado, não deixando sequer móveis, veículos, nada! Diz ele: “As diversas casas do governo em todo o estado de Miranda foram saqueadas; não me deixaram nem uma cadeira onde me sentar e só não levaram as paredes por casualidade”. Alegou ainda que Cabello tinha à sua disposição pessoal mais de 24 veículos e 60 escoltas e que faltam devolver armas e motos designadas pela administração anterior às escoltas. “Parece que a antiga administração não disse: vamos com tudo mas, pelo contrário, levamos tudo”, afirmou Radonski.

Chávez não faz, ele mesmo, mas suas turbas de delinqüentes seguidores se encarregam de semear o caos, a desordem, o vandalismo. Semana passada recebi um relato de uma senhora que contava estarrecida o ataque que sofreu desses marginais. Ela passava por um local próximo à Assembléia Nacional quando viu uma quantidade exagerada de policiais fardados e a paisana nos arredores. Curiosa, e já temendo algum golpe, perguntou a um policial do que se tratava e ouviu que “o cachorro do Rosales está na Assembléia Nacional”. Depois alguns militantes começaram a olhá-la afrontosamente, de cima a baixo, como se estivesse estampado em seu rosto que ela era opositora. Assustada, postou-se na porta da igreja onde acontecia uma missa. A turba não se satisfez e resolveu entrar e agredir verbalmente as pessoas que estavam lá dentro rezando, e que não tinham nada a ver com suas manifestações.

Não satisfeitos em entrar na igreja, começaram a dizer aos berros: “Pátria, Socialismo ou Morte!” e em seguida, “Hipócritas! Queremos a cabeça de Rosales! Esta merda (a casa de Deus) não é de vocês!”. Um senhor fechou a porta e ao final todos saíram de cabeça baixa enquanto a delinqüência tomava conta das ruas, sob o olhar complacente dos policiais que nada, absolutamente nada fizeram para conter a fúria desmedida e sem sentido desses loucos. Ao ler este relato, que é bem mais detalhado, de imediato lembrei dos tumultos em Cuba e das hordas dos CDR atacando os cristãos nas procissões ou dentro dos templos, ou mesmo contra as Damas de Branco em sua pacífica e muda caminhada...

E então, uma semana depois Chávez não se conteve e resolveu revelar o que era e sempre foi seu desejo: fazer um novo referendo para votar sua reeleição perpétua. Ele não tem mais como alterar a Constituição porque suas fichas se acabaram em meados de junho, com o fim das prerrogativas da Lei Habilitante que lhe davam plenos poderes. Como ele sabe que tem maioria do Congresso, que a Assembléia Nacional come na sua mão, lançou a campanha para um novo referendo em fevereiro para novamente se votar sua reeleição.

Como muito claramente nos explica Alejandro Peña Esclusa neste artigo, que também pode ser lido em seu original em espanhol, a resposta a esta aberração constitucional o povo já deu em 2 de dezembro do ano passado, com acachapante derrota aos planos sinistros deste macaco louco. Chávez está percebendo que, com a estrondosa queda do preço do petróleo que garantia seus arroubos mundo afora, a situação econômica da Venezuela está se tornando cada dia mais crítica e vai explodir no ano que vem. A produção da PDVSA há anos se deteriora dia-a-dia, porque ele não mediu as conseqüências de demitir em torno de 22.000 empregados qualificados da estatal petroleira e pôr incompetentes cubanos para um trabalho que não é qualquer um que faz. Acreditando que dos petrodólares que jorravam em abundância faria seu império e poder, comprou muitas consciências, governos falidos de companheiros do Foro de São Paulo e o pior: endividou-se magistralmente com a Rússia que é impiedosa e um dia vai cobrar a fatura. Por isso ele tem pressa nesse referendo e também já fala em dar calote no Brasil do “hermano e cumpanhêro” Lula da Silva.

Ocorre que pedir uma nova votação sobre um capítulo já votado e rejeitado pela maioria do povo venezuelano é INCONSTITUCIONAL, IMORAL E GOLPE DE ESTADO mas, graças a Deus, há muita gente se movimentando para impedir que esta afrontosa consulta se repita, como mostram as fotos de um mega cartaz que circulou no início do mês em Caracas, acima. O próprio povão e até mesmo oficialistas já não o apóiam como antes. Nesta entrevista dada ontem ao Canal RCTV, Alejandro Peña Esclusa – A VOZ MAIS SENSATA DA VERDADEIRA OPOSIÇÃO VENEZUELANA – explica porquê este projeto deve ser rechaçado in limine, uma vez que referendar a proposta de nova votação àquilo que já foi votado e recusado em dezembro do ano passado, é legitimar o golpe de Estado, é legitimar a fraude – que vai ocorrer – e é legitimar o espírito de subserviência aos caprichos determinados pelo monstro do Caribe Fidel Castro e seu lacaio Chávez.

E para ilustrar como anda o termômetro da opinião pública acerca da desgraça chavista, ouçam esta salsa que deixou Chávez enlouquecido chamada “Usted abusó”, que é uma paródia da música “Você abusou” de Toquinho e Vinícius. Estes opositores anônimos venezuelanos não perdem tempo e bem diferente daqui, a classe artística, sobretudo esta, quer paz, prosperidade, liberdade, e seu lema é “Pátria, Democracia e Vida”, por uma Venezuela livre do comunismo e soberana.

E para encerrar a edição de hoje, faço um chamado especial para a primorosa edição sobre o Holodomor, o genocídio ocorrido na Ucrânia na década de 30, que o Heitor De Paola apresentou em seu site. Há documentos originais, cartas, histórico, vídeos, que devem ser lidos e divulgados amplamente por todos aqueles que abominam o horror psicótico do comunismo.

Na edição de amanhã o Notalatina vai falar da perseguição aos verdadeiros opositores do regime cubano, com relatos chocantes sobre o que passa quem não se vende nem comunga da ideologia assassina dos donos da Ilha. Fiquem com Deus e até a próxima!

Comentários: G. Salgueiro

domingo, 7 de dezembro de 2008





É sempre com uma alegria incontida que o Notalatina apresenta um brilhante texto do Carlos Reis, meu amigo e companheiro de front há quase uma década. Dessa vez ele faz uma ácida crítica às últimas manifestações do presidente que 56 milhões de brasileiros estúpidos nos impuseram. Mas a crítica é dirigida especialmente à classe jornalística comprometida não em informar com imparcialidade, mas dedicada à bajulação mais torpe e abjeta ao presidente e seu asqueroso governo, característica da subserviência, da covardia, da falta de escrúpulos e da bestialidade em que foi transformado o exercício da profissão jornalística neste Brasil macunaímico.

Leiam e deleitem-se!

E amanhã o Notalatina faz um balanço dos últimos acontecimentos na Venezuela, conforme pretendido semana passada, com vídeos imperdíveis. Fiquem com Deus e até a próxima!

*****

LULA É DIFU

Carlos Reis

Lula é bagagem. Lula sempre foi assim. Em uma palavra: Lula é difu! (de alguma arquibancada do futebol).

O presidente de vocês - daqueles que o elegeram, daqueles que compartilham a sujeira com ele, daqueles que o acobertam na mídia, daqueles que batem palmas, que se ajoelham, que se vergam em busca de recursos e desinformação, daqueles que lhe dão 70% de aprovação -, chegou ao seu nível moral mais baixo, abaixo até do ponto de ebulição do álcool!

Nada está abaixo do Lula. O Lula do sifu, do porra, do cacete, "sabe", se colocou em uma posição inferior, não como presidente a República, mas como gente mesmo. Se o álcool não lhe trava a língua nem o faz escolher palavras do seu enorme minidicionário - o que sabemos que o álcool não faz com ninguém -, ainda assim existem os assessores, aspones e toda a sorte de lacaios pagos a peso de ouro para vigiar e reparar o rei nudista, descuidado, impregnado de falsa santidade, que se acha um profeta sábio a dar lições de moral aprendidas no PCC a presidentes eleitos, como Barack Obama. Lula tem carreira, tem trajetória, tem currículo e folha corrida de safadezas verbais e não-verbais. A linguagem chula é a sua primeira natureza. Lula, o pele vermelha e calórica, é isso há muitos anos. Confiram aqui.

Mas não é de sua incontinência verbal (verborréia) que estou a tratar e sim da sua vulgaridade ímpar, desmedida, tantas vezes por nós denunciada: Lula é um homem sem caráter; traidor dos amigos da quadrilha, porque não se faz o que ele fez com o José Dirceu, com o Gushiken, com o Genoíno. Nem na prisão deixam de valer os códigos de ética e de moral - uma moral suja, um ética suja, mas ainda assim uma moral e uma ética de petralhas. Lula, o vermelho, não tem nada disso. Pior do que imoral, Lula é ilegal. Lula é um vício de origem. Os que dele se acercam devem saber disso. Se sabem, são viciadores também.

Tampouco se diga que ele fala a linguagem do povo para se fazer querido por ele. Conversa mole, conversa de institutos de pesquisa, conversa de datalulas cuja ética ainda está para ser revelada. Lula está deixando o povo brasileiro com a sua cara, a sua fuça, a sua carantonha vulgar e baixa. A nossa tão propalada "macunaimidade" era regional, pontual. Com Lula ela virou instituição nacional permanente. Não é para isso que trabalha incansavelmente a Saúde/Educação do imoral Temporão e seu pênis pedagógico? O povo pode parecer com o Lula, mas ainda não é o Lula. É diferente, o povo ainda pode lavar a cara todas as manhãs que a sujeira sai. Mas Lula não, no máximo pode ser maquiado pela enésima vez pelos puxa-sacos de sua laia, engolir uns Engovs e seguir a sua rotina de laxista irresponsável.

O "inaudível" sifu pronunciado publicamente entrou para história do Brasil, a história da infâmia do Brasil. Mais uma da enorme série de Lula, o serial killer da vergonha, o personagem central dessa quadra de desonra, de baixeza da vida nacional. Lula e seus lacaios deixaram as instituições assim: o Parlamento, a Justiça, a Democracia, a Soberania Nacional, a Imprensa. A marca venal é desse tamanho e contamina a sociedade inteira comprometendo o seu futuro. E ainda essa gente assemelhada a ele quer apagar o passado brasileiro, e destruir os registros da nossa moral e os documentos da nossa boa fé, da nossa honestidade como povo. Tudo isso para quê? Para elevar um sujeito vulgar e desprezível à condição de líder máximo do socialismo no Brasil.

É exatamente esse sentimento que me faz voltar a todo o momento não a ele, Lula, o infame, mas para a mídia e os intelectuais de miolo mole que o protegem, que fingem que nada vêem, que nada ouvem. A legião dos infames que o cercam e o embelezam não pára de crescer.

Esse artigo é para vocês, jornalistas, que o acham "pop" e "extravagante".

Comentários: G. Salgueiro