terça-feira, 9 de setembro de 2008








O Notalatina ontem completou seis anos de existência e isto é para mim motivo de muita alegria, pois nessa caminhada árdua e praticamente solitária, fiz incontáveis amizades no Brasil e no exterior, fortaleci laços de amizade com pessoas que hoje são parceiras, como Alejandro Peña Esclusa, presidente de Fuerza Solidaria, da Venezuela de onde tenho a honra de ser Membro Honorária; Susana Sechi, editora do site La Historia Paralela da Argentina, onde sou articulista; Carlos Wotzkow, um cubano queridíssimo exilado na Suíça, além de novos contatos que estão surgindo, dentre eles um importante militar da Colômbia.

E tudo isto eu devo, em primeiríssimo lugar, ao meu mestre e amigo Olavo de Carvalho que acreditou em um potencial que nem eu mesma sabia que existia e me lançou no Mídia Sem Máscara; ao jornalista Sandro Guidalli, meu amigo querido que deu não só a idéia do blog como me ajudou a montá-lo e é o autor do nome “Notalatina”; aos amigos que generosamente têm divulgado e respeitado meu trabalho nesses seis anos. A todos, meu reconhecido agradecimento.

Mas hoje eu tenho notícias auspiciosas. A primeira delas é sobre o sucesso do lançamento na Universidad Sergio Arboleda, Colômbia, do livro de Alejandro Peña Esclusa, “O Foro de São Paulo contra Álvaro Uribe”. Tenho em mãos os originais deste livro fantástico, pois sou sua tradutora exclusiva no Brasil, aguardando apenas a boa vontade de alguma editora para publicarmos aqui também.

O evento na Colômbia foi muito concorrido mas teve um fato interessantíssimo que vale a pena registrar. A apresentação do evento ficou a cargo do escritor Plinio Apuleyo Mendoza, autor de “O perfeito idiota latino-americano”, em co-autoria com Carlos Alberto Montaner e Álvaro Vargas Llosa. Depois desse, os mesmos autores escreveram “O retorno do idiota” que, contrastando com a primeira obra, cai no conto do politicamente correto e afirma haver na América Latina duas esquerdas: uma “carnívora” (radical), à qual pertencem Fidel, Chávez, Morales e Correa, e outra “vegetariana” (light), onde se situariam Lula, Bachelet e Tabaré Vázquez.

Pois bem. Ao fazer a apresentação da obra, Apuleyo teve a decência de confessar que no início muitos acreditavam que havia exagero de Peña Esclusa quando denunciava o Foro de São Paulo (FSP) e que cuidaram de proteger Lula, desvinculando-o da “esquerda carnívora”. Após ler o livro e se dar conta de que há exatos 18 anos Peña Esclusa estuda esta criminosa organização, disse ter “reconsiderado o assunto” embora tenha qualificado Lula apenas como “populista”. Vale ressaltar que Carlos Alberto Montaner desqualifica completamente a existência e malignidade do FSP e Vargas Llosa há muito tem demostrado claramente em seus artigos uma guinada à esquerda. A meu ver, os idiotas latino-americanos de hoje são eles e todos os que debocham de nós que vimos há anos denunciando esta organização criminosa, pois os resultados estão aí, para quem quiser usar os olhos para ver a realidade do continente latino-americano.

Outra notícia interessante é que, com o passar do tempo, as revelações dos computadores de Raúl Reyes acabaram fazendo com que os ratos se vissem forçados a sair do porão. O líder camponês boliviano, Felipe Quispe, que se diz “ex” integrante do Exército Guerrilheiro Túpac Katari (EGTK – de extrema esquerda), em um comunicado lido em La Paz acusou o governo e o vice-presidente Álvaro García Linera - que também “pertenceu” a este bando terrorista -, de negarem seus vínculos com as FARC. Disse ele: “Não podemos ser como o atual governo que descohece e tem vergonha de suas origens e de seus amigos, declarando publicamente ‘não conhecer’ aos que foram seus aliados e suportes políticos”. No comunicado Quispe admitiu não só simpatias mas contatos com as FARC, o mesmo valendo para o governo do cocalero Morales.

E do Chile também, em notícia divulgada ontem, o senador opositor Alberto Espina acusa existência de nexos entre os índios mapuche e guerrilheiros das FARC. O ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma, admitiu ter conhecimento de contatos e viagens mas diz não ver nisso “qualquer importância”. Entretanto, o senador Espina entregou há um mês ao Ministério Público e à Agência Nacional de Inteligência um informe contendo mensagens eletrônicas trocadas entre prováveis dirigentes mapuches e Raúl Reyes. Segundo afirmou Espina, “as comunidades mapuches não têm nenhuma vinculação com estes grupos violentos que operam em La Araucanía, são gente de fora treinada e que pertencem aos grupos subversivos”. Ainda segundo a denúncia, um sujeito que se diz chamar “Roque”, enviou em 2006 um correio eletrônico a Raúl Reyes onde aventava a possibilidade de treinar mapuches em conflito.

O senador Espina, que pertence ao partido de direita Renovação Nacional, disse que as FARC mantêm contatos com o Movimiento de Izquierda Revolucionária (MIR), a Frente Patriótica Manuel Rodríguez (FPMR) e “vínculos políticos” com o Partido Comunista do Chile. Todavia, isto não é nenhuma novidade para quem estuda o assunto, uma vez que todos os citados e inclusive as FARC e o PT do oficialista governo brasileiro, pertencem ao Foro de São Paulo que Vargas Llosa, Apuleyo e Montaner desprezam, como se fosse um grupinho de inofensivos escoteiros.

Mas a informação mais quente de hoje eu reservei para o final. No dia 3 de setembro a “Força Ômega”, através da operação “Alfil”, atacou um acampamento das FARC em Serranía de La Macarena abatendo oito guerrilheiros da Frente 43. Outros quatro foram capturados mas o principal responsável pelo narco-tráfico da guerrilha, Gener García Molina, codinome “John 40”, conseguiu escapar ferido e encontra-se foragido pelas selvas do Guaviare com mais quatro guerrilheiros que conseguiram fugir com ele.

No acampamento foram apreendidos duas metralhadoras, 12 fuzis e munições e o mais importante: três computadores e 40 memórias USB, encontradas em Puerto Cachimo, Guaviare, onde se desenvolveu a ação. O ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, afirmou que a informação contida nesses computadores é maior do que a encontrada nos computadores de Raúl Reyes. Segundo Santos, “[o material] vai nos dar a informação igual ou mais importante do que a que obtivemos no ataque a Raúl Reyes” e acrescentou que “a informação será revelada paulatinamente com o objetivo de não prevenir esta guerrilha”.

Well... Isto é de tirar o fôlego e fico imaginando os segredos de alcova que devem trocar entre si, aquelas “personalidades” que têm e sempre tiveram vínculos com as FARC e o rabo presíssimo, como por exemplo Lula, Marco Aurélio Garcia, Chávez, Morales, Ortega e tutti quanti. Não se pode tapar o sol com a peneira, tampouco não há mal que nunca se acabe. O governo colombiano não conta vitória antes do tempo, como maldosamente divulga a imprensa companheira de viagem, pois eles sabem (e o general Freddy Padilla diz reiteradas vezes) que apesar de enfraquecidas e cada dia mais sufocadas pela ação das Forças Militares, as FARC ainda têm poder de fogo que não deve ser subestimado. Os terroristas continuam cometendo crimes, narco-tráfico e mantêm em cativeiro uma infinidade de vítimas.

Vejam a ousadia deste bando terrorista. Este vídeo divulgado pela “Caracol Radio” da Colômbia mostra a presença de terroristas encapuzados na Faculdade de Ciências e Educação da Universidad Distrital em La Macarena, falando para uma multidão de jovens. Quem é o reitor desta universidade que permitiu um absurdo como este? Mas, como disse o ministro Santos após o sucesso da Operação Xeque, se eles não se renderem por bem, vão se render por mal. Deus o ouça e atenda!

Resta agora aguardar que o governo colombiano divulgue as informações contidas neste material apreendido porque esta gente precisa ser desmascarada. No Brasil a tropa de choque palaciana agiu rápido e a imprensa companheira de viagem seguiu à risca a determinação de desmerecer, negar e minimizar a bombástica revelação da revista “Cambio”, tendo como principal articulista a comuna Eliane Cantanhêde. Na ocasião em que o escândalo estourou veio uma muito providencial “olimpíada” e o resultado é que o caso foi abafado; nunca mais se falou no assunto e o povão, que nunca tomou conhecimento do que é de fato o FSP, já nem lembra mais que assunto é este. Mas nós não podemos permitir que aquelas denúncias sejam “deletadas” da memória nacional, sobretudo porque este é um ano de eleições.

E o Notalatina vai ficar em estado de alerta para as notícias relativas a estes computadores, podendo fazer edição extra a qualquer momento. Fiquem com Deus e até a próxima!

Comentários e Traduções: G. Salgueiro

9 comentários:

Dois em Cena disse...

Querida Graça
Em primeiro lugar, parabéns pelos 6 anos do notalatina que tanto tem nos auxiliado neste complicado momento que vivemos...e agora, cá estou,curiosa, pois, que tem rabo gordo e conhecido aí, tem...para ficar só na superfície.
O vídeo é realmente repugnante, porem, é necessário que seja visto pelo maior número possível de pessoas.
Um grande abraço e fique com Deus!

Suzy disse...

Graça querida, mais uma vez você está de parabéns! Não só pelo aniversário do blog que considero fundamental, como também pela divulgação dessas informações que a "mídia companheira" faz questão de abafar!
Agora vamos esperar o resultado dos pendrives dos terroristas!
Beijos
Suzy

G. Salgueiro disse...

Lígia e Suzy queridas,

Obrigada pelas notinhas e pela força sempre presente.
Juro que queria ser uma mosquinha pra poder voar até o Ministério da Defesa colombiano e ouvir (ou ler) as coisas que estão descobrindo desse computadores, hehehe...
Mas vamos aguardar que uma hora chega pra nós, não é? Eu tenhp paciência e perseverança.
Um beijão em cada uma
MG

Anonymous disse...

sra graça, como espero que a sra. se lembre, estou traduzindo o blog generación y da cubana yoani sánchez, acontece que cheguei até este mister através de uma americana (SIC) que apesar de conhecer bem a realidade dos povos latinoamericanos de fala hispanica, desconhece o que se passa no brasil, e ficou muito surpresa qdo expus alguma coisa atraves d e-mails e links como os da home page de olavo de carvalho.(em ingles)
Para ser breve, acho que seu blog deve ter uma versão em língua inglesa,pois muitos são os que desconhecem os fatos expostos pela sra nos eeuu.(porque poucos são versados em portugues)). Assim penso eu...

humberto sisley

Anonymous disse...

Parabéns pelo aniversário do site. Que ele ainda tenha muitos anos pela frente.

Nossa, que vontade de ler esse livro, estão atrás de editora? Espero que consigam uma em breve. Se vier a ser publicado com certeza comprarei

Ferra Mula disse...

Parabéns pela data comemorativa e também pela perseverança.
Um grande abraço do Airton.

Mauricio disse...

Parabéns Graça....continue na luta....Deus te abençõe !!!!!!!

Eduardo Mauroy disse...

Graca, parabéns pelos 6 anos de árduo trabalho. Daqui da Suécia acompanho o trabalho de vcs, e e tento fazer a minha parte apesar do pouco tempo que disponho. Mas posso te recomendar um site excelente, feito por exilados cubanos aqui na Suécia, muito rico em informacões sobre o movimento democrático que está em andamento, mesmo que no "underground". http://www.miscelaneasdecuba.net
Aproveito também para recomendar um autor, Alexis Gainza Solenzal, que escreveu o livro "Cuba vista do exílio", ou "Kuba sett ur exilen" título original em sueco. Não sei se ele publicou os textos também em espanhol ou se os tem disponíveis em algum site, contudo têm tanta importância para ajudar a esclarecer o movimento revolucionário como um todo que acho que deveríamos fazer uma forcinha para que viesse a ser disponibilizado a um público um pouco abrangente que o sueco...
Um grande abraco,
Eduardo Mauroy - Lund - Suécia

José de Araujo Madeiro disse...

Vamos vencer. A paz e a concórdia serão os laços da integração latino-americana. O trabalho deve continuar, enquanto não desmontarmos o Foro de São Paulo, para consolidarmos a democracia e o estado de direitos por todo continente.