sábado, 9 de junho de 2007























A semana que está se encerrando foi extremamente tensa e difícil para os estudantes venezuelanos que continuam em protestos, tomando como base o fechamento da RCTV, pela liberdade de imprensa e de expressão individual que, a cada dia que passa, torna-se mais e mais rara sob o tacão do patético e grotesco ditador de Miraflores.


Desde o pré-fechamento da RCTV até hoje, tenho recebido inúmeras informações, fotos e vídeos sobre a caótica situação daquele país irmão, sobretudo os maltratos e violência explícita contra estes bravos estudantes que não advogam por nenhum partido político ou meio de comunicação, mas que compreenderam que têm um papel importantíssimo na conjuntura do país que um dia irão governar, viver e criar seus filhos. São coisas que não se comentam nem mostram no Brasil, embora tenha havido uma certa mise-en-scène de políticos e mídia, que nunca se expuseram para mostrar o mal que se agigantava na Venezuela mas, como a situação está ficando insustentável e não dá para tapar o sol com a peneira, informam um pouquinho aqui e ali, criticam com fingido horror o que pouco se lhes dá, para parecerem preocupados e não perder audiência e votos.


Mas, antes de falar sobre a situação dos estudantes quero comentar um fato ocorrido na nova televisão chavista, a Tves, que seria hilariante se não fosse um vergonhoso e descarado ROUBO, uma apropriação indébita afrontosa. Pois bem, a tal televisão “social” entendeu de oferecer aos telespectadores uma série intitulada viajes Destino X, pertencente à companhia americana Wilde Angle Productions, transmitida ilegal e diariamente. O vice-presidente da companhia descobriu e enviou uma carta à embaixada venezuelana nos Estados Unidos, que transcrevo abaixo:


Hon. Bernardo Alvarez Herrera
Embaixador
Embaixada da República Bolivariana da Venezuela em Washington, DC
Re: Emissão ilegal de uma série de televisão norte-americana
Honorável Sr. Alvarez,
Agradeceríamos sua assistência com o seguinte e importante assunto:
A série “viagens Destino X”, pertencente à nossa companhia Wilde Angle Productions, está sendo transmitida ilegal e diariamente, pelo novo canal de televisão, Televisora Venezolana Social (Tves). Além de tê-la pautado na grade de programação do website do canal: http://www.noticias24.com/medios/?p=168, vários amigos e clientes nos informaram de Caracas terem visto o programa no ar.
Queremos deixá-lo saber que Tves não adquiriu os direitos para pôr “Destino X” no ar, portanto sua transmissão é ilegal, ao menos que uma compensação econômica seja efetivada de imediato por tal canal de televisão.
Se os responsáveis pela cadeia Tves estiverem interessados em obter legalmente os direitos de transmissão de “Destino X”, por favor que nos notifiquem por escrito nas próximas 48 horas. Do contrário, exigimos que Tves tire o programa do ar já que está violando nossos direitos de propriedade internacional e não nos deixariam outra opção senão proceder pela via legal. Os programas que já apresentaram estão também sujeitos à aquisição devida de sua licença.
Se deseja informação adicional, por favor, ponha-se em contato conosco quando o considere oportuno.
Sinceramente,
Alfonso Guerra
VP Produtor Executivo
Cc: Consulado da Venezuela em Miami e diversos meios de televisão e imprensa”.


Pois é. Chávez fala horrores do “maldito capitalismo do império” mas sua televisão mal começou e já vai passando a mão em programas dos “burgueses yankees”. A data do documento era 4 de junho, o que significa que o prazo encerrou-se ontem, dia 8. Se eu souber em que resultou esta intimação, conto na próxima edição. Quero ver agora Chávez mandar este senhor “al carajo”, como é seu velho hábito... Que vergonha, meu Deus!


Mas, em se tratando de fraudes, roubos, falsificações e coisas do gênero este governo é imbatível, tem pós-PhD, não duvidem. Acabo de ser informada de que os estudantes do bando chavista que compareceram à Assembléia Nacional para falar sobre as “marchas” são falsos, tão falsos e burros que suas reais identidades foram descobertas e pode-se ver aqui, no site Noticiero Digital. São funcionários do governo PAGOS (como em tudo que o Chapolim de Miraflores faz, pois espontaneamente ninguém quer servi-lo nem segui-lo) para mentir e representar uma farsa grotesca, com aquele discurso encomendado, batido, arqui-sabido contra “o império”. Se as imagens não fossem tão pesadas eu as disporia aqui para vocês verem a prova mas, clicando no link do site (acima) pode-se ver os contra-cheques e até uma fulaninha que trabalha na nova televisão do regime.


E enquanto se infiltram no movimento estudantil tentando desvirtuar o real propósito desses bravos garotos (o mais velho deles, e líder, tem apenas 22 anos!) agredindo, fazendo baderna, invadindo universidades e roubando ônibus - como demonstrei na edição passada – agentes do Governo (e do G2 cubano, o que dá no mesmo) estão agredindo fisicamente, seqüestrando e fazendo chantagens e ameças aos líderes do movimento.


Ontem eu recebi três notas graves a esse respeito. A primeira ocorreu na repressão em frente à CONATEL na manifestação ocorrida no dia do encerramento da RCTV, quando um jovem modelo foi preso nos arredores desta estatal, levado para uma cela e despido. Lá, abriam-lhe os olhos e borrifavam diretamente gás paralizante (de pimenta, certamente); não satisfeitos com isto, golpeavam-no e depois com o mesmo “paralizer” borrifavam em todas as mucosas do seu corpo. Isto aconteceu durante dois dias. Perguntavam-lhe qual era o seu telefone mas ele não lembrava de nada. Este rapaz depois de solto fez um comercial e teve que ser maquiado o corpo inteiro para que não se visse as marcas dos golpes que levou.


A segunda, e mais grave de todas, ocorreu com os jovens das fotos que ilustram a edição de hoje. São estudantes da UCAB (Universidade Católica Andrés Bello) que foram seqüestrados em 30 de maio. Ninguém sabe onde se encontram; o carro de um deles permanece no estacionamento da universidade e pode-se ver um deles sendo levado na moto de um policial. Ninguém teve mais notícias deles até o momento. O que terá acontecido a esses jovens nas mãos dos brutamontes cubanos, mestres na tortura e violência, treinados para odiar e matar conforme ensinou o assassino Guevara? Que Deus não permita que algo de muito ruim lhes aconteça!


E a terceira notícia, tão baixa e vil como tem sido toda a conduta deste governo golpista de “seu” Hugo Chávez atinge diretamente Yon Goicoechea, secretário-geral do Conselho de Representantes Estudantis da UCAB, e líder inconteste deste movimento. Ele está sendo pressionado pelo governo a encerrar o movimento e para isto estão usando seu pai, que cumpre pena de prisão já há dois anos por ter matado uma pessoa em legítima defesa. O pai de Yon o chamou para contar que suas condições na prisão endureceram, desde o dia em que ele concedeu uma entrevista coletiva à imprensa na universidade Simón Bolívar.


O vice-presidente Jorge Rodríguez contactou Yon diretamente, lhe propôs negociar uma trégua e, sem meias-palavras, ofereceu a liberdade de seu pai em troca de uma ordem ao movimento estudantil para encerrar os protestos. Vejam o tamanho da imundície: se o pai de Yon pode ser solto só há duas alternativas: ou ele está preso injustamente, uma vez que foi caracterizada a legítima defesa, ou então ele não é inocente e pouco importa soltar um criminoso se o objetivo alcançado destrói por completo as esperanças de milhares de venezuelanos de forçar o regime a respeitar os direitos de cada cidadão a fazer suas escolhas, se expressar e pensar livremente. Yon não sabe o que fazer porque são duas escolhas dificílimas mas informou aos estudantes o que estava se passando e tem-se mantido um pouco afastado do movimento que liderou com tanta coragem, honradez e dignidade.


Mas não só de notícias nefastas compõe-se esta edição de hoje do Notalatina. Encerro com um comovente Manifesto lido pelo estudante Douglas Barrios da Universidade Metropolitana (na foto de camisa vermelha), durante sessão na Assembléia Nacional ocorrida dia 06, quarta-feira passada, e que vocês podem assistir completo clicando aqui. Para esta sessão foram convidados os estudantes democratas, que iniciaram o movimento pacífico em favor da liberdade de expressão e os chavistas que, como vimos acima, talvez sejam estudantes do “socialismo bolivariano do Século XXI”, apenas. Tenho os vídeos das duas apresentações mas quero ressaltar este pela maturidade, coerência, dignidade e coragem de alguém tão jovem mas que não teme enfrentar a brutalidade do regime apenas com suas palavras conciliadoras e pacíficas, sua fronte erguida serenamente de quem se sabe portador da verdade e de um pouco de luz neste espectro tenebroso que paira sobre a Venezuela.


A comparação com os nossos “estudantes” da USP é inevitável, pois estes estão intoxicados pelo ódio inerente a todo comunista que não quer paz, nem ordem, nem construir nada de bom. Os atos vandálicos, desrespeitosos aos professores e funcionários, carregados de ódio sem razão que todo o país presenciou, falam por si sós e, após assistir a apresentação do jovem venezuelano fica-nos como saldo uma vergonha imensa do que fizeram com o nosso país, com os nossos jovens, como bem expressou o filósofo e jornalista Olavo de Carvalho em seu artigo A Venezuela vive. O Brasil agoniza. Seguem abaixo alguns dos mais emocionantes trechos do Manifesto redigido pela assembléia dos estudantes lido por Douglas Barrios.


Os dez representantes do movimento estudantil das universidades públicas e privadas chegaram à Assembléia Nacional vestidos de camisas vermelhas. Coube a Douglas Barrios a leitura do Manifesto que o fez serena e calmamente dizendo, inicialmente, que agradeciam o convite para expor suas idéias, “em que pela primeira vez conquistamos uma voz dissidente e plural nesta Assembléia Nacional, graças a nossa luta constante, férrea e pacífica. Sintamo-nos orgulhosos; vencemos. Começamos a fazer história”.


“Nos encontramos nesta tribuna para manifestar nosso repúdio ao fechamento arbitrário da RCTV, à criminalização com a qual se quis manchar o protesto estudantil, aos insultos que temos recebido todos os estudantes, neste mesmo hemiciclo, e às violações sistemáticas de nossos direitos fundamentais”.


Acrescentou que os estudantes não tinham ido à Assembléia Nacional para debater: “A agenda do movimento estudantil só é definida pelo movimento estudantil (Douglas disse isto pois estão sendo acusados pelo Regime, injustamente, de estarem sendo financiados pela CIA e por Bush, como é de praxe se acusar quem não pensa como eles, comunistas). Hoje viemos reivindicar os direitos civis”. (...) “Não se equivoquem: o debate entre os universitários e dos universitários para com o país, se levará a cabo porém nas universidades, nas ruas, nos bairros, nas cidades do país”. E encerrando, Barrios disse: “Sonhamos com um país onde possamos ser levados em conta, sem ter que estar uniformizados e não há mais nada a dizer”. Em seguida... bem, não vou dizer o gesto magistral que ele e os outros representantes fizeram para não estragar a surpresa que me emocionou e me fez aplaudi-los. ASSISTAM ESTE VÍDEO! Isto dá um alento de que, pelo menos na Venezuela as coisas por piores que pareçam estar, ainda tem gente de brio e com coragem bastante para enfrentar as botas enlameadas e ensangüentadas do ditador Chávez, coisa que há muito perdeu-se em Pindorama.


Ao encerrar sua leitura que não admitia debate, pois naquele antro chavista seria apenas mais um bate-boca vulgar, seguiu-se a apresentação de uma “estudante” chavista que repetia, como papagaio de bordel, a cartilha castro-comuno-chavista que todos conhecemos. Quando a papagaia acabou sua fala Yon Goicoechea pegou o microfone e disse: “Nós não viemos aqui debater; só informar-lhes porquê lutamos e portanto nos retiramos”. Isto provocou a ira de Cilia Flores, que gritava enquanto os “estudantes” chavistas se puseram a repetir o discurso oficialista. Mais dignidade do que esta atitude, impossível! Não pode haver debate entre contendores desiguais, onde uma parte quer vencer a qualquer preço e sequer ouve o que seu oponente tem a dizer. Bravos, garotos! Que Deus os abençoe!


E mais notícias horrendas me chegam da Venezuela enquanto encerro esta edição mas, como não é muito producente estender-me tanto, semana que vem eu conto mais, além de voltar a falar de Cuba e suas últimas atrocidades contra os cidadãos “a pé”. Fiquem com Deus, tenham um ótimo fim-de-semana e até a próxima!


Traduções e comentários: G. Salgueiro