sexta-feira, 1 de junho de 2007







O Notalatina fecha a semana trazendo informações sobre as conseqüências do fechamento da RCTV, na Venezuela, com fotos e vídeos que a imprensa brasileira não revela ao nosso respeitável público. Aliás, parece ter agradado muito a certos setores do país esta atitude nitidamente criminosa, revanchista, ditatorial que cala e amordaça aqueles que são contrários ao regime, do mesmo modo como ocorre em Cuba.


O sr. Lula quis imitar Pilatos afirmando que Chávez é soberano para tomar as decisões que bem entender em seu país, preferindo lavar as mãos e não formalizar nenhuma posição (em nome do Governo Brasileiro) a respeito de um fato grave e que abalou o mundo todo, o civilizado e que goza de liberdade, bem entendido. Na abertura do Congresso de Radiodifusão ocorrido em Brasília, dia 24 último, o sr. da Silva disse que “Em uma democracia o público é o único juiz admissível dos meios de comunicação. (...) A democracia permite que a imprensa diga o que melhor lhe parece...”. Entretanto, foi este mesmo Lula, que se diz “democrático”, que no início do seu primeiro mandato quase cria um incidente diplomático gravíssimo querendo expulsar do país o jornalista do New York Times, Larry Rother, por ter dito em uma matéria que o “presidente era chegado numa bebida”. Quem não lembra disso?


E nesse mesmo congresso o ministro de Comunicação Social, o “ex” terrorista Franklin Martins, ao ser perguntado sobre o que achava do fechamento da emissora de televisão venezuelana, respondeu: “Aqui no Brasil a imprensa goza de absoluta liberdade, diz o que quer e quem julga no fundo é o ouvinte, o telespectador, o leitor. Isso é Brasil. Nós não interferimos em assuntos internos da Venezuela”. Mas Franklin também faz uma afirmação mentirosa e cínica, pois abriu um processo contra o jornalista Diogo Mainardi por este ter revelado certas armações (provadas) dele com o Governo, que acabaram brindando-o com o cargo de ministro. Ou será que esta mesma imprensa que estava lá no tal congresso também desconhece o fato?


Bem, mas o que vi na mídia brasileira, de um modo geral, foi o vergonhoso reconhecimento e aplausos ao ditador venezuelano, alegando ser um direito dele fazer o que bem entender da liberdade de expressão em seu país – como se isto não fosse um direito inalienável de todo ser humano em qualquer parte do mundo, outorgado por Deus, e não pelos “favores” de um reles tirano! -, com as honrosas excessões de alguns blogs e sites de internet que, até quando não serão também atingidos pela lei da mordaça, só Deus sabe.


Há um fato muito curioso nesse “respeito à soberania” e imparcialidade às decisões de Chávez por parte do mandatário brasileiro. Todo mundo sabe que seu partido é o PT; todo mundo sabe que ele é o presidente de honra deste partido e todo mundo sabe também que, desde que assumiu o primeiro mandato, Partido e Estado fundiram-se numa só e mesma coisa, até porque todas as diretrizes do governo Lula são pautadas pelo Foro de São Paulo do qual ele é membro fundador e o PT é um dos partidos com mais influência dentro da tal organização. Observe-se que nas reuniões do Grupo de Trabalho, onde de fato se deliberam as questões a serem trabalhadas nos Encontros anuais, há uma espécie de rodízio entre os membos participantes dos vários países, por este ser um grupo menor, mas o PT SEMPRE está presente (esteve em todos), o que o torna mais importante no tocante a decisões do que membros de outros países.


Pois muito bem. Seu Lula se absteve de se pronunciar quanto ao fechamento da RCTV mas seu partido não. A Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores, juntamente com o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) da dona Heloísa Helena, subscreveram um manifesto de respaldo à não renovação da concessão da RCTV, documento que foi difundido através da embaixada da Venezuela. Lindo, não é? Assinaram ainda este tal manifesto o MST, o Movimento de Pastores Negros do Brasil (já viram coisa mais racista do que essa?), o Círculo Bolivariano de Brasília e a Central de Movimentos Populares do Brasil. Deu para fazer as conexões? Deu para perceber que PT e PSOL são membros do mesmo corpo e que a suposta “desunião” é apenas jogo de cena para ampliar o leque de adeptos à causa comunista?


Não se trata “apenas” do fechamento de um canal de televisão privado que, nas palavras do ditador Chávez, mantinha um “oligopólio burguês”; trata-se mesmo de CENSURA porque, no mesmo dia, venciam-se as concessões de 5 outras emissoras de rádiodifusão e só a RCTV não foi renovada porque fazia críticas ao regime e manteve os venezuelanos informados de todos os acontecimentos de maior expressão no país, durante seus 53 anos de existência.


Agora, vejam aqui quem mantém o oligopólio das comunicações. A Venezuela recebe sinal televisivo de 12 canais principais; a propriedade destes canais é a seguinte:
- VENEVISION – recentemente adquirido pelo regime de Chávez;
- TELEVEN – recentemente adquirido pelo regime de Chávez;
- VENEZOLANA DE TV – sempre foi propriedade dos venezuelanos mas agora é propriedade do regime de Chávez;
- GLOBOVISION – canal privado de notícias, a próxima vítima já na mira de Chávez;
- MERIDIANO – canal privado de esportes;
- LA TELE – recentemente adquirido pelo regime de Chávez;
- VALE – canal privado dirigido pela Igreja Católica;
- ANTV – canal da Assembléia Nacional, dirigido pelo regime de Chávez;
- TELESUR – canal de Hugo Chávez, dirigido por Hugo Chávez, instalado com o dinheiro dos venezuelanos;
- PUMA – recentemente adquirido pelo regime de Chávez;
- CMT (La Tele) – recentemente adquirido pelo regime de Chávez;
- RADIO CARACAS DE TELEVISION – a partir de 28 de maio passa a ser controlada pelo regime de Chávez.
Além desses canais principais existem canais comunitários, em sua maioria controlados pelo regime de Chávez, como por exemplo, AVILA TV.


Porém, como se isso não fosse suficiente, agora as companhias que operam no sistema a cabo também estão controladas pelo regime; a maioria dos canais incluídos a partir da programação básica destas empresas, transmitem propaganda política do Governo. Dos DOZE CANAIS, NOVE PERTENCEM AO REGIME DE CHÁVEZ mas, ainda assim, o embaixador da Venezuela na Colômbia teve a cara de pau de fazer uma declaração auto-explicativa quando disse em entrevista à Caracol Radio: “A RCTV caracterizou-se por ser um canal parcializado, desde que proferiram insultos contra o presidente Hugo Chávez. Entretanto, a não renovação da licença não é um ato de retaliação”. E mais adiante afirma que em seu país “se respeita a liberdade de impresa”. A liberdade de imprensa e de expressão na Venezuela só existe ou é legítima quando apóia os crimes e desmandos do regime. Ponto.


80% da população foi contra o fechamento da RCTV e várias manifestações pacíficas começaram a acontecer em todo o país, sobretudo da classe estudantil, secundária e universitária. Aproveitando-se disto, Chávez infiltrou no meio dos estudantes suas milícias violentas para “justificar” a ação da polícia.

Na Universidade de Carabobo, na segunda-feira 28, encapuzados armados invadiram a universidade e se misturaram aos estudantes que gritavam “RCTV!” e cantavam. Começaram a disparar deixando um saldo de sete feridos, um deles gravemente atingido no fígado. Vejam este vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=vMWal6PfAfw) no momento em que o vandalismo acontecia. As imagens não são muito boas, considerando que a pessoa que filmava estava andando, tentando documentar tudo o que se passava na manifestação; em alguns momentos a imagem fica pior porque a pessoa teve que correr. Ouvem-se vários disparos, em vários momentos. As armas dos estudantes? Pedras, apenas pedras! Esses mesmos delinqüentes roubaram 2 micro-ônibus e um ônibus grande da universidade. Durante os ataques muitos correram para a Faculdade de Engenharia onde ocorreu o tiroteio. Vale a pena ver porque o registro é de inestimável e raro valor.


Em outra manifestação de rua, o vídeo mais chocante de todos mostra sicários cubanos a serviço do regime atirando com pistolas, fuzis e escopetas contra pessoas pacíficas e desarmadas que gritam “Libertad! Libertad!”. As imagens são nítidas e, segundo me informaram, foram reproduzidas por Globovision. O vídeo chama-se “Nos matam”. São 8 minutos de tiroteio sem contra-ataque; atiram pelo prazer de destruir, de impôr a lei da força e da violência desmedida. Atiram por ódio e inveja dos que podem sorrir e sonhar com uma Venezuela pacífica, ordeira e com oportunidade para todos. Vejam aqui: http://www.youtube.com/watch?v=bkUd3BADM4s.


Neste país, onde segundo Lula tem “democracia e liberdade em excesso”, a Drª Mónica Fernández, do Foro Penal Venezuelano enumera algumas das violações cometidas pelo Governo contra a Constituição de 1999, criada pelo mesmo ditador, nos três dias iniciais dos protestos dos estudantes. Diz ela:
- “Violou-se o direito a se manifestar, estabelecido no artigo 68 da Carta Magna. Os venezuelanos têm direito a se manifestar sempre e quando não causem dano a pessoas nem à propriedade, nem alterem a ordem pública, tal como fizeram os estudantes durante toda esta semana. Os policiais, ao utilizarem balas de borracha em contato próximo (menos de 60 cm), violaram o dieito à vida e à integridade pessoal dos estudantes. Houve abuso de autoridade, extra-limitação de funções, inclusive com menores de idade detidos que foram submetidos a maltratos graves, cruéis e degradante.
- Violou-se o Direito à Legítima Defesa e ao Devido Processo dos manifestantes detidos. O grau de deterioração a que chegou a administração da Justiça reflete toda sua dimensão na declaração da juíza 50 de Controle, ao ordenar a reclusão de alguns manifestantes no perigoso cárcere do Rodeo;
- Também houve violação de domicílio em algumas zonas de Caracas, só por estarem se expressando com apitos, buzinas ou batendo caçarolas. Indigna também a omissão de instituições chamadas constitucionalmente a velar pelo respeito aos direitos humanos, como o são a Defensoria do Povo e a Procuradoria”.


A quantidade de relatos, fotos e vídeos que recebi é tão grande que não daria para, numa só edição, expor toda a miséria e barbárie que acometeu aquele país irmão, com a implantação já escancarada do castro-comuno-chavismo. Mas, uma coisa é certa: o povo venezuelano é bravo e audaz; não se deixa intimidar por um golpista chulo, vulgar, grosseiro e mau, como é Chávez, e o fechamento da RCTV pode ser visto como “o princípio do fim” deste reinado de trevas. Que ele morra junto com o velho abutre pai de toda esta indignidade, Fidel Castro.


Eu havia prometido nesta edição falar sobre a situação das Forças Armadas mas o que sucedeu após o fechamento da RCTV foi mais urgente, pois sei que o que está sendo apresentado aqui no Notalatina, vocês não viram passar nos canais televisivos do Brasil, tampouco foram reportados nos jornais nos jornais. Que bom seria se o nosso povo se espelhasse no exemplo da Venezuela e acordasse desse torpor esquizofrênico em que tem vivido, pois se não abrirmos nossos olhos para a realidade dos nossos vizinhos e tomarmos uma atitude de gente grande, de adultos que somos, nosso destino será o mesmo porque eles não descansam.


Vejam as fotos, assistam os vídeos e levem isto muito a sério porque o tempo urge. Fiquem com Deus e até a próxima!


Comentários: G. Salgueiro