sábado, 26 de maio de 2007








Faltam pouco menos de 48 horas para que se consolide o mais brutal golpe contra a liberdade de imprensa e a propriedade privada na Venezuela, quando o ditador Chávez encerrará o sinal do mais antigo canal de rádio e televisão aberta do país, a Radio Caracas de Televisão (RCTV), e a tomará, transformando-a em mais um meio de comunicação a serviço da dominação castro-comunista que ele vem há 7 anos implantando no país. Este anúncio vem sendo feito há meses, quando o Chapolim de Miraflores disse que não renovaria a concessão da emissora, presente na vida dos venezuelanos há 53 anos, e que aos 15 minutos do dia 28 de maio começa a funcionar a TEVES, a tv estatal administrada pela Fundação Televisora Venezuelana Social, criada por um decreto presidencial (por força da tal “Lei Habilitante” que lhe dá plenos poderes) publicado na Gaceta Oficial em 11 de maio.


Esta atitude nitidamente revanchista e de perseguição política ocorre, porque a RCTV foi uma das poucas emissoras de televisão independente que mostrava ao público o que de fato estava se passando no país, inclusive deu ampla cobertura na renúncia de Chávez naquele sangrento abril de 2003.


O fato causou indignação e perplexidade no mundo todo e foi noticiado inclusive no Brasil, curiosamente pelos jornais O Globo e Folha de São Paulo de linha editorial pró-esquerda e que sempre teceram elogios ao ditador venezuelano, de modo especial em dezembro passado, torcendo descaradamente pela sua re-eleição. É estranho, pois, que agora eles saiam em defesa de um canal de televisão de linha oposta à sua.


Chávez já havia anunciado sua saída do FMI e do Banco Mundial e afirmou que sairia também da OEA, caso este órgão tentasse “condená-lo pela não renovação da concessão à RCTV”. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos abriu um processo contra Chávez perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos, órgão criado justamente com a finalidade de defender os direitos humanos dos latino-americanos, incluindo entre eles um dos mais essenciais que é a liberdade de opinião. Para a tal Comissão, Chávez é responsável de haver violado os direitos humanos dos venezuelanos, inclusive a liberdade de expressão, a liberdade individual, a integridade pessoal, as garantias judiciais (às quais Chávez está pouco se lixando) e a proteção judicial dos trabalhadores de imprensa e jornalistas da RCTV. Com o fechamento desta emissora Chávez aumenta o número de desempregos daqueles que se opõem ao seu regime; mais de 3.000 funcionários da RCTV somam-se agora aos 22.000 da PDVSA e terão suas fichas marcadas como “anti-revolucionários” (ver foto da depredação feita por milícias bolivarianas em fins de março) o que dificulta enormemente conseguir outro emprego. Qualquer semelhança com Cuba é mesmo proposital, não mera coincidência.


A decisão final da Corte Interamericana de Direitos Humanos será vinculante, o que significa dizer que “supostamente” a Venezuela terá que acatá-la; entretanto, adiantando qual será a reação de Chávez, o vulgar e grosseiro chanceler Nicolás Maduro acusou a Comissão de ter assumido uma “atitude enviesada, parcializada e anti-venezuelana” e a Assembléia Nacional, 100% chavista, provavelmente usará as velhas e carcomidas expressões de que a Comissão só é “porta-voz de golpistas e fascistas”.


A RCTV, através de Marcel Granier (na foto), entrou com um processo em nome de todos os proprietários, jornalistas e funcionários contra essa atitude espúria e há poucos dias saiu a sentença do máximo tribunal de Justiça da Venezuela, na Sala Político-Administrativa que declarou “improcedente a possibilidade de que se suspenda o fechamento da RCTV enquanto se decide o julgamento de fundo”. No item 5, que trata do “direito de propriedade e não confiscação”, o documento diz o seguinte:


“Com relação à suposta afetação do direito de propriedade sobre os bens utilizados para a exploração da concessão distintos do espectro rádio-eletrônico, esta Sala observa que o vencimento da concessão como mecanismo de extinção natural da mesma com um prazo de duração conhecido de antemão pelo concessionário, de modo algum pode-se entender como uma hipótese de lesão do direito de propriedade sobre tais bens, pelo qual se rechaça tal argumento. Assim se declara”, e vai assinado pela Presidenta, Evelyn Marrero Ortíz Quer dizer, como todas as instâncias do país são dominadas pelo chavismo, a situação se assemelha ao que estamos vivendo hoje no Brasil, não se tendo a quem apelar pois tudo está nas mãos sujas dos que detêm o Poder; eles são “a lei”.


Apesar de todas as manifestações apelando para que a RCTV não encerre, das mega-marchas (que no Brasil ninguém fala nem mostra as emocionantes imagens), dos protestos de vários órgãos de Direitos Humanos, apelos de políticos, articulistas, profissionais da comunicação e organizações internacionais de várias partes do mundo, como a Sociedade Interamericana de Imprensa, nada disso demove o tirano bananero de sua perseguição despótica, transbordante de ódio por aqueles que se lhe opõem, mais ele desnuda a feiúra de sua alma porca, invejosa, mesquinha, rancorosa. E acreditando-se o dono do mundo ameaça, do mesmo modo que ameaçou a oposição em dezembro passado, se esta tivesse a pachorra de ganhar as eleições: “Se se atreverem, vão se arrepender, porque estamos em alerta de modo firme, decisivo e oportuno para enfrentar qualquer fato”, com o claro objetivo de amedrontar e intimidar a opinião pública nacional e internacional que resiste a esta decisão. Um funcionário do governo disse, sem oferecer muitos detalhes, que estão em “estado de alerta” não só as polícias mas também as Forças Armadas Nacionais. O que se pode esperar disso, os venezuelanos bem sabem pelas experiências passadas. É a vontade do tirano, não na lei mas na marra!


Chávez quer mostrar quem tem poder, quem manda, quem é o dono do pedaço. E seu discurso demolidor prossegue, em qualquer oportunidade que se lhe forneça. No dia 25, na Base Aérea Tenente Luis del Valle García, no estado de Anzoátegui, quando dirigia o ato oficial de apresentação do grupo aéreo de caça Libertador Simón Bolívar com os aviões russos Sukoi SU 30MK-2, Chávez disse, numa clara alusão às manifestações contra o fechamento da RCTV, que há pessoas que “de maneira irracional e irresponsável se atrevem a desconhecer que no país existe liberdade de expressão e entretanto alguns continuam assinalando: Chávez, o tirano do Caribe”.


O “noço guia genial” Lula da Silva, companheiro inseparável de Chávez e Fidel no Foro de São Paulo também já afirmou isto, inclusive disse certa vez, quando foi inaugurar a ponte sobre o Rio Orinoco, que na Venezuela há “excesso de democracia e a imprensa goza de liberdade”. Um é psicopata e o outro é analfabeto nascido de mãe analfabeta (sic) mas nenhum dos dois é burro o bastante para não saber que mente descaradamente, afrontosamente, desrespeitosamente, e que subestimam a dignidade e inteligência alheias.


Quanto mais apertam o torniquete, mais insistem em afirmar o contrário. Pois muito bem, o Notalatina vai mostrar, através desses vídeos http://www.youtube.com/watch?v=bfTM9S5PZOQ, http://www.youtube.com/watch?v=AZa3Slwgup0, e http://www.youtube.com/watch?v=Yegesq84hn0, a “liberdade” de expressão concedida à imprensa venezuelana. São vídeos curtos entre 7 e 9 minutos onde se pode ver a tratamento respeitoso que as milícias bolivarianas dispensam aos jornalistas que querem apenas cumprir com o seu papel de informar. Se houvesse esse respeito tão alardeado, não haveria tantos jornalistas presos, perseguidos, exilados em outros países ou mesmo assassinados, desde que esta aberração tirânica e golpista se adonou da Venezuela há quase uma década.


A Human Rights Foundation criou este site http://www.rctvlibre.com/ onde encontram-se além de notícias atualizadas sobre este caso insólito, uma petição para que não se feche a RCTV. Peço aos amigos leitores que visitem o site e assinem a petição pois, mesmo sabendo que ela não será respeitada, serve como prova da insatisfação e indignação por parte daqueles que defendem a liberdade, o estado democrático de direito e o império da lei. Recomendo também a visita a este site http://www.venezuelapress.com/ que traz, além de informações sobre a censura que vem sendo imposta na marra aos venezuelanos, apresenta muitos vídeos que no Brasil são totalmente desconhecidos.


Desde que o Notalatina foi criado eu tenho insistido em denunciar as arbitrariedades cometidas pelas ditaduras cubana e venezuela, de modo especial, porque elas sempre me serviram de espelho e referencial para o caminho que o Brasil escolheu trilhar ao eleger um comunista que é membro fundador do Foro de São Paulo e que, apesar da aparência de bondade, simplicidade e comiseração pelos pobres, esconde um homem sem caráter, com sede de poder e de dominação totalitária sustentado pelo ideário castro-comunista.


Durante todos esses anos recebi duras e severas críticas alegando que deveria me preocupar mais com os problemas do meu país. Pois muito bem. Esta denúncia que está sendo apresentada hoje, embora não seja totalmente desconhecida dos brasileiros, deveria servir como um alerta para nós, pois de forma nem tão velada estamos marchando para o mesmo rumo que a Venezuela, sobretudo depois que o sr. da Silva escolheu para ministro das Comunicações (ou melhor, Ministério do Pensamento e da Censura) um “ex” terrorista frio, rançoso e de má indole, e que já acena com algumas medidas visando a censura nos meios de comunicação, dentre eles a internet. Está a cargo do sr. Franklin Martins, também, a criação de uma televisão estatal que muito provavelmente, embora seja sempre negado (mas quem acredita em palavra de comunista?), será feita nos mesmos moldes da TeleSur venezuelana.


O Brasil já cometeu o mesmo erro duas vezes, quando decidiu eleger o sr. Lula; que pelo menos agora não feche os olhos para esta realidade gritante e que em breve estará batendo à nossa porta. Mirem-se no exemplo de Cuba, mirem-se no exemplo da Venezuela, da Argentina, da Bolívia e mais recentemente do Equador e não se enganem nem pensem que estes países me preocupam mais do que o meu Brasil. É por amar a minha Pátria que denuncio os crimes dos nossos vizinhos, pois é apenas uma questão de tempo passarmos pelo mesmo que se passa ao nosso redor.


Na próxima edição o Notalatina vai falar sobre a situação das Forças Armadas venezuelanas, apresentando alguns vídeos inéditos no Brasil. Fiquem com Deus e até a próxima!


Comentários: G. Salgueiro