quinta-feira, 30 de junho de 2005

Na última edição do Notalatina eu informei que no dia 24 de junho, data em que se comemora a Batalha de Carabobo e Dia do Exército Venezuelano, uma turma de militares que ascenderia aos postos de Tenente Coronel e Coronel havia escolhido o sanguinário ditador de Cuba, Fidel Castro, como seu padrinho. Além disso, nesta mesma data e solenidade o psicopata Chávez lhe outorgaria o grau de “General-em Chefe das FAN”, consolidando, desta forma, o domínio de Cuba sobre a Venezuela, agora já sem nenhum pudor.


Tudo o que fora programado e noticiado pelos meios de comunicação foi alterado, por conta do medo já transformado em surto paranóico do tirano Chávez de que naquela cidade aconteceria o seu “magnicídio”.


Fidel não veio, como anunciado e esperado, e a solenidade aconteceu mesmo em Caracas. Entretanto, a ameaça da presença do abutre do Caribe na Venezuela permanecia e tinha outro objetivo: iniciou-se ontem, na cidade de Anzoátegui, o I Encontro Energético de Chefes de Estado e de Governo sobre Petrocaribe (uma tentativa de comprar os Governos das numerosas ilhas antilhanas para que o apóiem na OEA) que realizou-se no hotel Maremares em Puerto La Cruz. Na ocasião, o ministro de Comunicações aproveitou para recriminar os jornalistas que disseram que Fidel viria, de que eles eram “propagadores de mentiras” e Chávez, mais cínico e mentiroso do que nunca, afirmou em seu discurso que “...na Venezuela não se perseguem nem jornalistas nem meios de comunicação privados”. Está certo. Que o digam a brava jornalista Patricia Poleo e seu pai, Rafael Poleo, esta respondendo processo por ter divulgado a verdade sobre o caso “Danilo Anderson” e o pai dela, também jornalista, detido e humilhado (deixaram-no só de cuecas e sem direito de telefonar ao seu advogado) em uma delegacia em meados de fevereiro deste ano.


O mega-assassino muito dificilmente confirma datas de sua presença em qualquer país, atormentado pela eterna paranóia de que “há um plano para assassiná-lo” aonde quer que ele vá. Bem, quem não deve não teme e a verdade é que o satânico Dr. Castro chegou a Venezuela na terça-feira, às 5 da tarde e hospedou-se no mesmo hotel onde ocorre o evento, às custas do povo venezuelano, (é claro!) sob um fortíssimo aparato muito além do que costuma acontecer.


Quando se soube disso em Puerto La Cruz, um grupo de mulheres venezuelanas dirigiu-se ao hotel para protestar pela presença do assassino em seu país, mas um grupo de mulheres cubanas do G2 dissolveu a manifestação. Esta é a soberania de Chávez! As nótícias que reproduzo em seguida me foram repassadas por venezuelanos que testemunharam o abuso de poder e o desrespeito absoluto para com seus cidadãos, por causa desta “ilustre” presença.


Mas antes quero divulgar uma nota que recebi, e a reproduzo na íntegra, em espanhol, acerca de uma suposta conversa telefônica havida entre Guillermo García Ponce e o vice-presidente José Vicente Rangel que, segundo a fonte, fora interceptada. Lembram do que divulguei em edição passada acerca da “reforma educacional”? Pois bem, a conversa telefônica fala disso, com todo o cinismo e veneno que se possa imaginar.


Fiquem com Deus e até a próxima!


***


ESTA LLAMADA TELEFÓNICA DE GUILLERMO GARCÍA PONCE A JOSÉ VICENTE RANGEL FUE INTECEPTADA.


Guillermo: “Un gran saludo, camarada… ¡Coño!... Le metimos ese rolo facilito… sin tanta resistencia… ni protesta de calle, ni plomo ni nada… y esos pendejos con la boca tapada con una mordaza negra… Esta vez los jodimos. Somos unos genios, carajo… Ahora es cuando van a sentir la revolución…”


José Vicente: “Si… vamos paso a paso… Ya le dije a Hugo que el apresuramiento nos trajo esos coñazos de calle en el 2002.”


Guillermo:“Así es carajo. Ahora estamos en condiciones de impulsar la catequización de los chamos… Hay que seguirlos metiendo en la revolución de esa forma, sin notarse mucho. Vamos bien. La ideologización de los chamos en las escuelas, sobretodo en las privadas es de vital importancia. Que se acelere… Ya tenemos las leyes…”


José Vicente: “Así es y dentro de dos años tendremos la graduación de los maestros y profesores bolivarianos que reemplazaran al resto de los maestros escuálidos que todavía existan en el país. Por ahora, hemos ido haciendo el trabajo bien. Tú sabes, con los recursos disponibles de aquí y de allá...”


Guillermo:“¡Coño! Pero no hay que esperar tanto. Se debe buscar la forma de expulsar a esos malditos de las escuelas y cerrar las privadas si es necesario. ¡No joda! Esa es la materia prima fundamental para sostener la revolución en el tiempo, como en Cuba. Primero la revolución antes de todo y de quien sea”.


José Vicente:“Cónchale hermano. No te sulfures. Cuidate. Ya estamos haciendo el trabajo ideológico en muchas escuelas y liceos. Lo que pasa es que tratamos de no escandalizar. El negro sabe lo que hace. El Decreto 1011, o su equivalente si va. Pero, hay que ser cauteloso con un grupo de militares. Todavía no sabemos bien como reaccionaran cuando confirmen que les estamos adoctrinando a sus hijos. Tú sabes que esos muérganos al ponerse la primera estrella dorada comienzan a sentirse burgueses. Cuerda de bolsas”.


***


Segundo informações dadas pelos integrantes da Casa Militar e da GN (Guarda Nacional) aos comerciantes dos arredores de Plaza Mayor, Caribean Mall, Maremares, Centro Comercial Vistamar e demais áreas circundantes de Lechería, AS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS EM ANZOÁTEGUI FORAM SUSPENSAS PELA “VISITA” DE CHÁVEZ E O CORDÃO DOS PUXA-SACOS QUE VÊM À NOSSA PÁTRIA PARA BUSCAR PETRÓLEO e se lhes ordenou o fechamento de seus estabelecimentos.


Foi ordenada a desocupação dos veículos estacionados nos estacionamentos de Plaza Mayor, Vistamar e outros locais próximos, além das restrições de circulação de veículos em toda a zona norte e metropolitana de Anzoátegui.


É normal que para um evento deste tipo tomem-se medidas de segurança como a retirada de veículos abandonados, fechem-se algumas ruas, revistem de esgotos, retirem caixas e lixo, e outras medidas de segurança porém, que a Casa Militar e a GN informem aos comerciantes que devem fechar seus estabelecimentos POR ESTAREM SUSPENSAS AS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS, significa um fato grave, uma vez que, como em nenhum lugar existe um decreto de “suspensão de garantias”, Chávez não pode fazer isso e nem o tarado governador tampouco.


Espera-se também a chegada do sátrapa cubano Fidel Castro a nossa terra, maculando assim a dignidade do povo anzoatiguense, que em seu escudo de armas tem um lema que reza: “Tumba dos Tiranos”; oxalá isto seja assim...


Se alguém possui informação acerca da suspensão das garantias informe, porém, a visita de Chávez em nosso estado não só NÃO é grata senão que além disso resulta inconveniente e incômoda, porque por sua paranóia teatral de fazer-se de vítima, está fechando praticamente tudo: universidades, escolas, liceus, comércios, ruas, avenidas e a cidade de Lecheria.


***


A informação transmitida anteriormente é veraz: muitos comércios nos setores de Lecheria estão sendo ameaçados para fechar suas portas sob o pretexto de “medidas de segurança”. O fechamento das cidades de Barcelona e Lecheria é um fato. A via alterna foi restringida, do mesmo modo que a principal de Lecheria, Av. Daniel Octavio Camejo e Américo Vespúcio da mesma forma. A maioria dos alpendres dos edifícios do Complexo Turístico El Morro, como também os dos edifícios que dão para esse setor, estão tomados por franco-atiradores.


Alguns amigos de uma ótica do Centro Ccomercial Vistamar comentaram sua “experiência”: “Um GN acompanhado da DISIP e Casa Militar entraram no local apontando-nos uma FAL e nos obrigaram a retirar os veículos DE IMEDIATO. Lhes contestamos que nenhum dos que estávamos ali tínhamos carros estacionados no estacionamento ao que um deles respondeu: “isso não é problema meu; tirem os carros e fechem de imediato porque a partir das 2 se suspendem as garantias constitucionais em Anzoátegui, de modo que não banquem os engraçadinhos”. Esta mesma situação se repetiu em cada um dos locais do centro comercial, pelo qual decidimos fechar”. Esta situação ocorreu pouco antes do meio-dia.


Liceus fechados em toda a zona metropolitana, não só em Lecheria. Foram suspensas as aulas na UDO e demais universidades. Os empregados dos Registros, Notarias, Tribunais e demais dependências judiciais estão sendo postos em ônibus para receber Chávez. Esta informação provém de um amigo advogado que viu frustrado seu dia de trabalho no circuito judicial de Barcelona.


De igual modo se estão preparando os empregados das prefeituras e demais dependências do estado para ir ao “recebimento espontâneo”. Para eles não existem restrições de circulação e chegaram até o aeroporto e o hotel Maremares. Esta informação proveio de pessoas que trabalham na Prefeitura de Bolívar (Barcelona) e Sotillo (Puerto La Cruz) e há informações não confirmadas de que estão recolhendo as pessoas nos bairros com ônibus para levá-las ao aeroporto e na rota da caravana do sátrapa, sobretudo pessoas beneficiárias (ou mendigos) das Missões.


Estão previstas cadeias de rádio e televisão, nacionais e regionais. Lechería está tomada militarmente, porém as atividades de bingos e cassinos continuaram NORMALMENTE, em especial o localizado no Caribean Mall (justo em frente ao Hotel Maremares). Recordo-lhes que o Maremares não está na jurisdição de Lechería mas de Sotillo, apesar de que para ingressar devem previamente passar por esse município turístico.


A marina do Maremares foi desalojada e todas as embarcações que não tinham seus patrões ou capitães a bordo, foram retiradas pelo pessoal da Marinha de Guerra, ou seja, rebocadas para fora desta.


A situação permanecerá igual hoje (28.06) e amanhã, e durante a noite se tem informações de que a GN decretará uma espécie de “toque de recolher” nos setores próximos ao Maremares. Igualmente, todos os conjuntos residenciais próximos ao Maremares e à rota das caravanas foram tomados pelo Expercito e a GN e foi informado às pessoas que aquele que forme tumultos, caçarolaços ou algum tipo de protestos será detido de imediato.


A partir da hora de chegada do “puxa-sacos” e do traidor Chávez, as vias principais estarão FECHADAS OU RESTRINGIDAS, porém se levarmos em conta que um acidente causa aqui filas descomunais, não imagino o que sucederá com as pessoas que precisamente na hora da chegada dos oportunistas desejem ir às suas casas, sobretudo aqueles que vivem em Barcelona ou setores de San Diego e a Via Alterna.


A cidade inteira está fechada ainda. Contingentes da GN e da DISIP têm tomados todos os pontos da cidade: duas fragatas em frente às costas de Lechería e Puerto La Cruz, um transporte de tropas e um esquadrão de aviões de combate estão no aeroporto.


Esta é a liberdade e democracia plena que vive hoje o povo venezuelano...


Comentários e traduções: G. Salgueiro