quinta-feira, 2 de setembro de 2004

Antes de iniciar o informativo de hoje, quero pedir desculpas pela ausência de ontem. Ainda não foi a “Lei da Mordaça” mas um problema no meu micro, já solucionado, graças a Deus.



Hoje o Notalatina abre sua edição com um apelo dramático vindo de Cuba (de onde mais vêm apelos assim, não é mesmo?), em favor de sete cubanos que fugiram em busca de liberdade, arriscando a vida no “mar de tubarões”. Qualquer coisa é melhor do que continuar sendo perseguido e ameaçado constantemente, pelo regime mais sanguinário e desumano da América Latina.



Se esta maldita revolução tivesse vindo para promover o bem-estar social do seu povo, como vivem pregando os adoradores do assassino-em-chefe, por que será que tanta gente prefere morrer comido pelos tubarões ou afogado no mar do Caribe do que viver sob as botas deste monstro abjeto? Não é preciso ser muito inteligente para saber a resposta... Que Deus os proteja e que eles consigam chegar ao destino almejado com vida!



Há ainda mais duas notícias sobre Cuba, uma das quais desvela toda a desumanidade do regime, sobretudo nas masmorras infernais a que são confinados os presos políticos. Nunca tive notícia de um só preso político que não fosse vítima de inúmeros padecimentos físicos e debilidade de saúde. Mais uma vez eu pergunto: por que será? Uma das formas de torturar esses presos é privando-os de assistência médica, dietas a que muitas vezes lhes foi ministrada e medicação para seus males.



E, finalmente, uma nota vergonhosa do novo presidente do Panamá, mais um lambe-botas servil ao mega-assassino do Caribe, Fidel Castro. Este monstro abjeto sobrevive no poder ditatorial há malditos 45 anos, porque existem imbecis fracos de vontade e de caráter nanico e pervertido para apoiá-lo e glorificá-lo como se fosse gente.



Amanhã tem mais. Fiquem com Deus!



CHAMADO URGENTE PELO RESGATE DE 7 OPOSITORES



Havana – Necessitamos a solidariedade e o maior apoio de todos os irmãos do exílio e do governo dos Estados Unidos, para a busca e resgate dos sete irmãos cubanos do Partido Democrático 30 de Novembro “Frank País” que tiveram que abandonar sua terra cubana na madrugada de hoje, dia 31 de agosto, pondo em perigo suas vidas, por culpa do regime totalitário que os persegue e oprime constantemente, além de serem procurados neste momento por parte dos seguranças do Estado que estão indignados com as atividades que estes irmãos vêm realizando nestes dias.



Agradecemos por favor, avisar a Hermanos al Rescate e enviar informação urgente assim que souberem deles. Podem avisar por esta mesma via de correio, ou chamar pelos telefones: 53 (7) 527240 a Anayka Paneca Román ou ao meu telefone atual: 53 (7) 528239.



Não esqueçam: qualquer informação de nossos irmãos, façam-nos saber e lutem para que estes irmãos não regressem (a Cuba) porque correm grandes perigos nas mãos do regime totalitário e ditatorial.



Os nomes dos sete irmãos são: Mario Paneca Rodríguez, Alejandro Llerena Romero, Pedro Batista Méndez, David Martínez Fernández, Jorge Luis Conde Morales, Axel Emilio Rondan Herrera e Frank García Llerena.



Reportou desde Havana, Cuba, Ada Kaly Márquez Abascal, coordenadora nacional em funções do Partido Democrático 30 de Novembro “Frank País”



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: http://www.payolibre.com



DAMAS DE BRANCO PELA ANISTIA



“Que se saiba que não queremos migalhas; queremos a liberdade!”



Havana – As Damas de Branco estamos lutando forte para conseguir a Anisitia dos presos de consciência e políticos. Estamos recoletando assinaturas para apresentá-las à Assembléia do Poder Popular, pelo menos 10.000, segundo estabelece a Constituição vigente.



Para isso já solicitamos o apoio de diferentes organizações, para torná-lo massivo, porém, de forma humana, há que ter presente que nós não temos preferências políticas nem religiosas, que somente estamos unidas pela dor, e tudo o que fazemos é puramente humano e por amor.



Já nos deram sua aprovação e respaldo: Oswaldo J. Paya Sardiñas, líder do Movimento Cristão Libertação, com as 25.000 assinaturas do Projeto Varela, que no ítem 2.A pede anistia, o Partido Liberal Democrático Cubano, o Movimento Liberal Cubano, as Bibliotecas Independentes, o Colégio de Pedagogos, os Sindicatos Independentes, TODOS UNIDOS, Solidariedade Democrática, o Movimento 24 de Fevereiro, Corrente Martiana e a Fundação pela Liberdade de Expressão, entre outros.



Continuaremos até ter as assinaturas mais que suficientes e apresentá-las, porque já apresentamos uma carta assinada pelas esposas no dia 19 de março, outra no dia 22 de junho e ainda não tivemos respostas, apesar de que a Constituição estabelece que os Dirigentes devem dar resposta às preocupações cidadãs em um prazo não maior que 60 dias úteis.



Peço-te que faças isto chegar à Anistia Internacional, Human Rights Watch e a todas as Organizações que forem necessárias para que saibam que as esposas e familiares estamos lutando pela liberdade deles, porém que não somos ouvidas; por isso, pedimos insistentemente todo o apoio e solidariedade internacional.



Que se difunda esta nota para que não acreditem no canto de sereia das transferências e das 7 liberdades extra-penais. Isso é um gesto, porém insuficiente ante o reclamo humano e a injustiça cometida.



De Havana, Laura Inés Pollán, esposa de Héctor Fernando Maseda Gutiérrez, prisioneiro de consciência condenado a 20 anos de prisão, na província de Villa Clara.



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: http://www.payolibre.com



SUSPENDEM DIETA MÉDICA A UM PRESO POLÍTICO



Placetas – Por María Elena Alpízar, Grupo Decoro / www.cubanet.org – O prisioneiro político Andy Frómeta Cuenca, confinado na prisão Kilo 5 e meio de Pinar del Río, denunciou que as autoridades da penitenciária lhe suspenderam arbitrariamente a dieta médica que lhe corresponde, pelo seu padecimento de úlcera péptica.



Em conversa telefônica, o réu disse que o chefe do serviço médico Julio Pozo Dubet, o major Inocente Delgado e o carcereiro Osmani Izquierdo Carmona lhe anunciaram o vencimento da dieta, e que entretanto tinha que ingerir a comida servida aos demais reclusos.



Na discussão suscitada pelos militares, o carcereiro Izquierdo Carmona manifestou ao réu “que se Cuba fosse invadida”, ele mesmo se encarregaria de fuzilá-lo. Frómeta Cuenca, oriundo de Guantânamo, já cumpriu 12 anos de uma sanção de 39 anos de privação de liberdade.



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: http://www.payolibre.com



TORRIJOS ESTABELECERÁ RELAÇÕES COM CASTRO IMEDIATAMENTE



Panamá – O presidente eleito do Panamá, Martín Torrijos, anunciou ontem sua decisão de iniciar gestões para a normalização das relações com Cuba, no mesmo dia em que tome posse do cargo.



Em uma declaração difundida por seu gabinete, Torrijos asseverou que de acordo com seu propósito de manter um intercâmbio cordial e de respeito com os países do mundo, a partir de 1º de setembro se iniciarão os trâmites para a pronta normalização das relações diplomáticas com o governo de Fidel Castro. “O cumprimento dos compromissos internacionais e o respeito à administração de justiça são fundamentais para a imagem internacional desta nação e devem constituir-se em prioridades de uma adequada gestão de governo”, sinalizou.



Torrijos qualificou de lamentável que a atual mandatária, Mireya Moscoso e o ministro de Governo e Justiça, Arnulfo Escalona, tenham interrompido o processo judicial contra Luis Posada Carrilles, Gaspar Jiménez, Pedro Remón e Guillermo Novo, indultados pela mandatária.



Lembrou que “um dos pilares sobre os quais repousa a democracia é a separação dos poderes e o órgão judicial havia admitido uma sentença condenatória contra os mencionados senhores, que encontravam-se em processo de apelação”.



Fonte: www.lavozdecubalibre.com



Traduções: G. Salgueiro





terça-feira, 31 de agosto de 2004

O Notalatina fecha este mês tido como aziago, com notícias da Argentina, Honduras e dos Estados Unidos. Apesar de manterem uma distância geográfica considerável, suas relações estão mais próximas do que se possa imaginar.



A primeira nota, vinda da Argentina, mostra a ação desenfreada dos conhecidos “piqueteros”, uma espécie de vândalos, desocupados profissionais que em muito (ou quase tudo, posto que os ideais e as orientações são as mesmas e partem da mesma fonte) se assemelham à versão brasileira dos “Sem-teto” e grupos de desordeiros que estamos acostumados a ver por aqui.



Kirchner agora vai ter de provar do próprio veneno, pois elegeu recentemente para um cargo ministerial, um “ex” piquetero e, além disso, ele mesmo apoia esses marginais. Não deixem de ver as fotos do enfrentamento através do link indicado.



A segunda nota, vinda de Honduras, mostra com clareza a subserviência de certos países com relação ao mega-assassino do Caribe. Eu não quero inocentar de todo o cubano Posada Carriles mas, uma vez que ele foi indutado é, de fato, um homem livre e que deveria ter o direito legal de ir e vir para onde bem entendesse. Mas no mundo comunista as coisas não funcionam com esta lógica elementar das pessoas normais e de bem. Aliás, ser comunista já é, por si só, uma anormalidade, uma aberração inexplicável, penso.



Pois bem, vejam a verdadeira “caça à raposa” que se armou em torno deste cidadão, tendo os mais descarados defensores do assassino-em-chefe, dito que assim que o pobre homem for encontrado, “deve ser deportado, não necessariamente ao Panamá”. Todo mundo sabe o que acontecerá se este infeliz for deportado para Cuba. Ao contrário de como agem as pessoas civilizadas e do que prega o monstro abjeto Fidel Castro, se Carriles for deportado para a ilha sequer terá um ridículo e fraudulento “julgamento sumário” mas logo será fuzilado sob a pecha de “traidor”, como é a prática corrente ainda hoje na Ilha.



O que eu não consigo entender é como há tantos países apoiando e ajudando um criminoso tão desclassificado na escala humana, como Fidel Castro. Quem precisa daquela porcaria para alguma coisa? É Cuba quem precisa dos outros países, uma vez que está se tornando uma terra estéril, totalmente arruinada pela ganância e maldade deste ser desprezível! E este infeliz está no poder, escravizando o povo cubano há desgraçados 45 anos, justamente porque sempre teve o apoio e a conivência criminosa de paisecos sem significância nenhuma no planeta, como é o caso de Honduras, por exemplo. E quem continua sofrendo e sendo cada vez mais esmagado é o “povo cubano”, aquele “a pé”, que mal tem o que comer, numa escravidão impossível de se imaginar como real.



Bem, finalmente, a última nota que vem dos Estados Unidos dá conta da adesão de grandes astros de Hollywood no esporte favorito do ideário esquerdista do momento: arrasar com Bush, seja de que modo for. Aliás, essas estrelas que nadam em dinheiro e luxúria, são as mesmas que também apoiam os crimes que ocorrem em Cuba, como o brontossauro Denis Glover. Um nojo, essa gente!

Amanhã tem mais notícias. Fiquem com Deus!



PROTESTO DE PIQUETEROS RECEPCIONARÁ O PRESIDENTE LAGOS NA CASA ROSADA



Efetivos da Polícia Federal Argentina e do regimento Granaderos reforçaram hoje a segurança nos acessos à Casa Rosada, por causa dos protestos dos piquetereos que serão parte da “recepção” que o Presidente Ricardo Lagos terá na Argentina.



O presidente Néstor Kirchner reuniu-se esta manhã com membros da Conferência Episcopal da Argentina e só minutos antes de encontrar-se com o titular do Fundo Monetário Internacional (FMI), o espanhol Rodrigo Rato, diversos grupos de desocupados radicais, mais conhecidos como piqueteros, derrubaram obstáculos de segurança e cercaram a casa do governo.



Os piqueteros protestam pela detenção de seu principal dirigente, Raúl Castells, preso há alguns dias e, além de exigir uma reunião urgente com o presidente Kirchner, ameaçam ingressar pela força na sede do Executivo, onde será celebrada uma reunião entre Kirchner e Lagos.



A polícia reforçou seu contingente normal postado nos arredores do palácio do governo, normalmente obstaculizado, enquanto que os tradicionais Granaderos, a guarda do palácio, saíram de seus postos e concentraram-se no interior da Casa Rosada.



No palácio mesmo, fecharam-se as portas de acesso, assim como as janelas que vão dar à Praça de Maio, para prevenir deste modo que algum enfrentamento derive em pedradas ou, inclusive, alguma iniciativa de incêndio.



Nos arredores da Casa Rosada entretanto, centenas de piqueteros encapuzados e portando paus mantêem-se ameaçadores, embora já tenha havido focos de enfrentamento com os efetivos policiais que em algum momento do dia deverão liberar os acessos, pois está prevista a chegada do presidente chileno Ricardo Lages.



Obs. Vejam as imagens com exclusividade do site Seprin, neste link: http://www.seprin.com/portal/notas/incidentes-plaza31-08-04.htm (G.S.)



Fonte: www.latercera.cl



EM HONDURAS ORDENAM DETER E DEPORTAR POSADA CARRILES



Diario Noticuba Internacional



Tegucigalpa, (EFE) – A Polícia e a Direção de Migração de Honduras buscam o anti-castrista Luis Posada Carriles, que teria ingressado ilegalmente no país, informou uma fonte oficial. “Organizou-se uma equipe de investigação e rastreamento desse senhor em hotéis, residências particulares e outros locais nos quais poderia estar”, sublinhou a mesma fonte, que pediu o anonimato.



O ministro hondurenho de Segurança, Oscar Alvarez, “ordenou a busca e detenção de Posada Carriles, que poderia estar em San Pedro Sula”, acrescentou. Outra fonte oficial indicou que Posada estaria alojado no hotel central de San Pedro Sula, ou “escondido em alguma residência de um conhecido empresário” da mesma cidade, onde hoje produziu-se uma unusual operação policial, segundo constatou EFE.



As autoridades hondurenhas também procuram esse mesmo empresário, de origem estrangeira, que teria facilitado o ingresso de Posada Carriles, segundo versões conduzidas pela Polícia e Migração. Se for localizado em San Pedro Sula, a Migração “deportará Posada Carriles ao país de procedência”, disse a fonte oficial que conversou com EFE que, além disso, admitiu que “é vergonhoso que se dê este tipo de situações no país”.



Em Tegucigalpa também transpirou a informação de que as mesmas autoridades locais estariam buscando, de maneira disfarçada, a saída de Posada Carriles, pela “repercussão” que teria nas relações diplomáticas entre Honduras e Cuba.



Carlos Sosa Coello, ex-embaixador de Honduras na Venezuela, disse hoje à Rádio América, em Tegucigalpa, que se for certo que Posada encontra-se em San Pedro Sula, seria lamentável para o país. Sosa Coello comentou que o melhor que Honduras pode fazer é “capturá-lo e deportá-lo”, não necessariamente ao Panamá.



Meios de comunicação e setores políticos, entre outros, começaram a exigir hoje que se informe se Posada Carriles encontra-se em Honduras e que, se confirmar-se esta versão, explique-se aos hondurenhos como foi que ele ingressou no país. Duas fontes diplomáticas credenciadas em Tegucigalpa indicaram a EFE que trata-se de “um caso surpreendente e delicado para Honduras” e que “se for certo, poderia repercutir nas relações entre Honduras e Cuba”



O ministro da Segurança de Honduras disse na quinta-feira que não permitirá “o ingresso de nenhum terrorista no país”. A operação de busca em San Pedro Sula é coordenada pelo vice-ministro de Segurança, Armando Calidonio, que afirmou que se Posada estiver no país, “o vamos capturar”.



Posada Carriles, junto com Guillermo Novo, Pedro Remón e Gaspar Jiménez, os outros três anti-castristas indultados na terça-feira pela presidenta do Panamá, Mireya Moscoso, chegaram na quinta-feira a San Pedro Sula em um vôo particular. Novo, Remón e Jiménez fizeram uma troca de avião e viajaram ontem mesmo para Miami, Estados Unidos, enquanto que Posada teria ficado em San Pedro Sula, segundo o diretor de Migração, Ramón Romero.



Romero disse que se surpreendia de que Guillermo Novo, Pedro Renón e Gaspar Jiménez tenham entrado no país como Ernesto Abreo, Orlando González e Miguel Alvarez respectivamente, e imediatamente tenham seguido rumo a Miami. Além disso, o informe das autoridades panamenhas indica que no vôo particular vinham quatro pessoas, entre elas Posada Carriles, porém no manifesto apresentado em San Pedro Sula, “informaram somente três”.



Moscoso indultou os anti-castristas, que foram detidos no Panamá em novembro de 2000, depois que Fidel Castro denunciou que eles planejavam atentar contra sua vida durante a X Cúpula Ibero-americana, que celebrou-se no território panamenho. Em 20 de abril passado, um tribunal panamenho condenou Posada e Jiménez a oito anos de cárcere e Remón e Novo a sete, por delitos contra a segurança coletiva e falsificação de documentos.



Fonte: lavozdecubalibre.com



ATORES SIMPATIZANTES DE CASTRO FORMAM ALIANÇA CONTRA BUSH E UNEM-SE À ORGANIZAÇÃO MOVEON.ORG



Um grupo de atores de Hollywood, simpatizantes da tirania castrista, lança uma campanha de publicidade contra George Bush. A publicidade continua jogando um importante “embaçamento eleitoral” na pré-campanha para as eleições norte-americanas. Nos últimos dias, diversos grupos republicanos e democratas atacaram o líder de seu partido rival com spots nos quais ventilavam trapos sujos de seu passado. Agora, toca o turno a atores como Matt Damon e Kevin Bacon que não têm duvidado em pôr seu rosto ao serviço comercial para atacar a figura de George Bush.



A força que tem a publicidade a serviço da política, seduziu a um grupo de atores e diretores de Hollywood que, junto à organização “progressista MoveOn.org, decidu investir seu tempo e seu dinheiro em lançar uma série de spots de televisão nos que criticam o atual presidente do Estados Unidos, segundo publicou o diário Usa Today.



O primeiro anúncio chama-se Everybody e começou a ser emitido nesta semana, coincidindo com a celebração da convenção republicana em Nova York.



Posteriormente, e até o próximo dia 2 de novembro – data na qual se celebrarão as eleições – irão aparecendo novos spots. Em um deles, participam a atriz Scarlett Johansson e Kevin Bacon, em que perguntam: “O que aconteceria se os mesmos homens que se beneficiam da guerra tivessem que lutar contra ela?”.



Em outro anúncio, os norte-americanos poderão ver Matt Damon mostrando diversos profissionais que perderam seus empregos, ao tempo que afirma: “George Bush, é seu trabalho ou o vosso”.



Entre outros rostos conhecidos de Hollywood, nesta campanha publicitária, têem participado diretores como Rob Reiner, John Sayles e Benny Boom e músicos como Moby.



Matt Damon e Kevin Bacon unem-se assim a Alec Baldwin, Barbra Streisand, Robert Redford, Danny Glover, Martin Sheen e meia dezena mais que, apesar de haverem triunfado artística e economicamente dentro do sistema, sentem-se frustrados politicamente.



Fonte: lavozdecubalibre.com



Traduções: G. Salgueiro



segunda-feira, 30 de agosto de 2004

Antes de falar a respeito das notas de hoje, eu gostaria de chamar a atenção de todos para uma coletânea de artigos e recortes de jornal feitos pelo filósofo e jornalista Olavo de Carvalho, no site Mídia Sem Máscara, onde ele alerta, numa seqüência de acontecimentos ocorridos só este ano e que apontam com uma transparência inequívoca sobre a marcha rumo a uma DITADURA COMUNISTA que este governo está nos levando. NÃO DEIXEM DE LER E REFLETIR! http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=2532.



E o Notalatina abre a semana com quatro notas, duas delas vindas da Venezuela, de extrema gravidade e que devem servir de alerta a nós brasileiros, uma vez que mostra a sede de poder totalitário do golpista ditador Hugo Chávez, a quem o Sr. da Silva tem brindado apoios, não só na MEGA FRAUDE recentemente ocorrida, como em muito dinheiro NOSSO para financiar esta maldita “Roubolução”.



Para quem acompanhou esta farsa de perto, o que vem ocorrendo hoje é apenas um “cumprimento do cronograma” estabelecido pelo sinistro Foro de São Paulo (eu não me canso de apontar esta maldita organização como a grande responsável por todos os males que têm afligido a América Latina!).



Observem como os fatos se deram: primeiro, cria-se o “Grupo de Amigos da Venezuela”, onde só há apoio de países comunistas e aliados do criminoso tirano Chávez e mais a OEA, organização já completamente infiltrada pelas hostes sinistras. Realiza-se o Referendum sob os olhares “atentos” destes observadores, que comparecem apenas para corroborar a farsa montada desde Cuba. Vitória consolidada, desfaz-se tal “grupo”, uma vez que o mundo aceitou como válida a “auditoria” realizada por estas “autoridades” (escolhidas a dedo); Chávez destrata César Gaviria, Secretário Geral da OEA em público, pois este passou a ser uma peça descartável, como todo e qualquer que serve ao comunismo e que é dispensado quando os objetivos são alcançados.



Revigorado no Poder, Chávez já planeja alterar a Constituição em seu próprio benefício, conforme nota abaixo e passa a mostrar suas garras afiadas em relação aos proprietários de terra. Ordena o confisco daqueles que possuem mais do 5.000 hectares, revigorando uma lei do ano de 2001, onde vários fazendeiros foram sumariamente expropriados de seu patrimônio, uitos deles, bens de família como é aqui também no Brasil. É bom ficarmos alertas, pois o projeto de “reforma agrária” deste delinqüente sanguinário não difere de Cuba, e é o que fatalmente irá acontecer aqui no Brasil.



Bem, mas há também uma nota sinistra da Argentina, outro país que faz parte do “Eixo do Mal”, junto com Cuba, Brasil e Venezuela. A nota fala de certos medicamentos que vão importar de Cuba, na tentativa de salvar alguma coisa da milionária dívida que o assassino-em-chefe, que não paga a ninguém, deve àquele país.



Lembro que anos atrás o Brasil caiu nessa esparrela (ou fez consciente, apenas para ajudar os cofres do ditador, não sei...) das “vacinas” cubanas e que nos venderam um produto com validade vencida, pagamos uma fortuna e ficou por isso mesmo; redundante dizer que o assunto foi convenientemente abafado.



Mas, a última nota, apesar de ter relação com Cuba, é uma muito alvissareira e bonita notícia sobre a ajuda que exilados cubanos em Paris, Cádiz e Miami estão dando para a criação e incrementação de bibliotecas na Ilha. Lembro que biblioteca independente em Cuba é uma atividade absolutamente criminosa; por causa disso, há um sem-número de presos nas masmorras infectas, condenados até 20 anos de prisão. Ler, se informar, querer ter cultura além daquilo que é “autorizado” pelo Estado é crime naquele inferno caribenho.



Bem, ficamo por aqui. Volto a recomendar a leitura do link que indiquei, pois vocês verão que tudo o que está dito lá, tem conexão direta com o que venho noticiando aqui, diariamente, nesses países de regime ditatorial castro-comunista. Como diz um muito querido amigo, “Tudo se conecta...”. Fiquem com Deus e até amanhã!



ARGENTINA ADQUIRIRÁ MEDICAMENTOS PRODUZIDOS EM CUBA, COMO TENTATIVA DE COBRANÇA DA DÍVIDA MILIONÁRIA DE CASTRO COM O PAÍS



Havana, 25 de agosto (AIN) – Diversos medicamentos produzidos em laboratórios de Cuba serão adquiridos pela Argentina, mediante um convênio bilateral a ponto de firmar-se entre estas nações irmãs, com a tentativa de reduzir a dívida cubana.



Atualmente, especialistas de ambos os países reunidos em Buenos Aires, capital da Argentina, analisam os termos desse acordo, publicou hoje Cubavisión Internacional, em sua versão digital. Ginés González García, ministro argentino da Sapude, informou que o acordo incluirá retrovirais e vacinas, e que antes que finalize o ano haverá uma vigilância para negociar um preço moderado para os medicamentos contra a AIDS, embora estes não tenham demonstrado ter a eficiência que menciona a propaganda castrista.



Fonte: www.lavozdecubalibre.com



MAS E PROJETO VENEZUELA LANÇAM ALERTA ANTE POSSÍVEL EMENDA CONSTITUCIONAL



Movimento Ao Socialismo<>Projeto Venezuela consideram que é necessário estar alerta ante a proposta oficialista de realizar uma emenda à Constituição Nacional, que dê ao presidente da República até três anos de graça, depois de haver saído vitorioso no Referendum Revocatório. “Nos parece absolutamente perigoso porque essa reforma está pensada em consolidar um tipo de Estado autoritário e autocrático”, disse Leopoldo Puchi, secretário geral do toldo alaranjado, que considerou que este é “o ponto essencial no atual acontecer político”.



Jorge Sucre, presidente do Projeto Venezuela, comentou que “trata-se de uma nova arremetida do regime para terminar de tirar do povo os seus direitos”.



Fonte: www.el-nacional.com



CHÁVEZ ORDENA ACELERAR A REFORMA AGRÁRIA



De Magdalena Morales para Reuters, em Caracas



O presidente Hugo Chávez ,strong>ordenou no domingo, acelerar o “revolução agrária” na Venezuela, para distribuir terras ociosas entre os camponeses do quinto exportador mundial de cru. O mandatário de 50 anos pediu aos principais chefes militares do país para investigar a situação dos latifúndios ao longo de todo o território e aplicar uma Lei de Terras promulgada em 2001, que facilita ao governo as expropriações de terras que não estão sendo cultivadas.



“Esta lei tem que ser aplicada em toda a sua magnitude e em todo seu significado: a Lei da Terra”, disse o militar reformado em seu programa de rádio e televisão dominical “Alô, Presidente!”. A Lei da Terra venezuelana define o “latifúndio” como uma propriedade rural maior que 5.000 hectares, onde há terras que estão ociosas.



Estabelece impostos punitivos aos proprietários que não dão o uso adequado a essas terras para cultivar alimentos. Se o proprietário falha com esta função, o Estado pode expropriar o terreno. O governante afirmou que “nesta nova etapa da revolução, exijo a aplicação severa da Constituição e da Lei da Terra nos campos da Venezuela Onde haja latifúndio, onde haja terra ociosa, devem chegar às mãos do Estado”, disse Chávez.



Fonte: lavozdecubalibre.com



CINQÜENTA AUTORES CUBANOS DO EXÍLIO PARTICIPAM DA CAMPANHA “A BIBLIOTECA DE TODOS”



Uma campanha de apoio às Bibliotecas Independentes de Cuba começou com o apoio de cinqüenta autores (escritores, ensaístas, cantores, artistas plásticos, cineastas, dramaturgos, etc.) cubanos do exílio.



Sob o nome de “A Biblioteca de Todos”, Bibliotecas Independentes de Cuba (com sede em Miami e fundadas por Ramón Colás e Bertha Mexidor), a Associação pela Terceira República Cubana (estabelecida em Paris e presidida por William Navarrete) e a Associação Cultural Com Cuba na Distância (radicada em Cádiz e presidida por Grace Giselle Piney Roche), reuniram cinqüenta assinaturas de autores cubanos exilados que, futuramente, se converterão em tutores de uma das bilbiotecas independentes que funcionam em Cuba desde que, em 1998, fundou-se a primeira delas.



A campanha deseja estabelecer vínculos profissionais e uma ponte de colaboração entre os autores cubanos que trabalham e vivem no exílio e aqueles que em Cuba esforçam-se em criar espaços culturais de liberdade, independentes da política cultural monolítica e oficial ditada pelo governo totalitário, mediante seu Ministério da Cultura e a UNEAC.



A cada autor foi designada uma biblioteca considerando, em muitas ocasiões, a cidade ou província da qual é originário ou, em outros casos, o perfil da biblioteca em consonância com o âmbito da cultura na qual o tutor se tenha destacado mais.



Entre os autores cubanos exilados que aceitaram participar da “Biblioteca de Todos”, encontram-se, por ordem alfabética: Lourdes Abascal (Presidenta de Herança Cultural Cubana), Jose Abreu Felippe (escritor), Guillermo Alvarez Guedes (ator e humorista), Conchita Betancourt (pianista), Estrella Busto Ogden (ensaísta), Humberto Calzada (pintor), Madeline Cámara (ensaísta), Arcadio Cancio (pintor), Yolanda del Castillo (compositora), Armando Cobelo (Herança Cultural Cubana), Pedro Corzo (jornalista e documentarista), Mercedes Cros Sandoval (ensaísta), Manuel Díaz Martínez (escritor), Néstor Díaz de Villegas (poeta), Vicente Echerri (escritor), Joaquín Ferrer (pintor), Alina Fernández (jornalista), Daniel Fernández (jornalista e escritor), Andrea Herrera O'Reilly (escritora), Reinaldo García-Ramos (escritor), Yara González Montes (escritora), Felipe Lázaro (editor), Orlando Jiménez Leal (cineasta), Ernesto Lozano (pintor), Eduardo Manet (escritor), Matías Montes-Huidobro (dramaturgo e narrador), Fabio Murrieta (editor), William Navarrete (escritor), Luis de la Paz (escritor), Lesbia Orta Varona (bibliotecária), Gina Pellón (pintora), Orlando Rossardi (escritor), Rosendo Rosell (compositor e jornalista), Miguel Sales (escritor), Juan Manuel Salvat (editor), Zoé Valdés (escritora), Esperanza de Varona (bibliotecária), Aurelio de la Vega (compositor), Ricardo Vega (cineasta), Marisela Verena (cantora), Rosa Leonor Whitmarsh (ensaísta) e Eduardo Zayas-Bazán (ensaísta).



Paris-Cádiz-Miami



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: http://www.payolibre.com



Traduções: G. Salgueiro