sexta-feira, 13 de agosto de 2004

O Notalatina hoje sai mais cedo porque a CNN espanhol vai exibir um programa especial sobre a Venezuela e quero ver, apesar de já conhecer seu viés indisfaraçadamente esquerdista e pró-Chávez.



A primeira nota é uma gravíssima denúncia que faz o Net For Cuba Internacional contra a empresa AOL, por ter cometido o crime de CENSURA EXPLÍCITA e apropriação indevida de todo o cadastro do referido site, além de inabilitação do correio eletrônico de sua Diretora Lourdes Pagani e que tem todo o meu repúdio.



Eu havia comentado com um amigo que, desde que mudei de provedor, estava tendo dificuldade com meus correspondentes que utilizam este servidor, especialmente os cubanos e venezuelanos residentes em Miami. Pensamos, a princípio, tratar-se de coincidência mas agora a coisa está esclarecida: é a “Lei da Mordaça” se espalhando pelo mundo todo. O que nos cumpre, além do absoluto repúdio a esta arbitrariedade e dasolidariedade incondicional à minha amiga Lou, é botar a boca no trombone mesmo! Fiquemos alertas porque amanhã poderemos ser nós, aqui no Brasil, com esta lei cretina sobre o “controle da imprensa”



Após esta nota repugnante, mais selvageria e desumanidade em Cuba: um preso político morreu na prisão, por FALTA DE AENDIMENTO MÉDICO. A excelência da medicina e dos hospitais cubanos só existem para os turistas que pagam em dólar ou euro, ou então para exportar, pois junto com sua ciência, levam também abominável a doutrinação marxista em suas valises.



E para finalizar o informativo de hoje, três notas sobre a Venezuela, a principal delas um verdadeiro descalabro: a naturalização de 224 mil colombianos, em troca de votos para o delinqüente Chávez. O Notalatina não tem edição nos fins de semana mas em decorrência do Referendum Revocatório neste domingo na Venezuela, vai permanecer em estado de alerta, podendo ter alguma edição extraordinária. Fiquem com Deus e tenham um excelente final de semana”



NET FOR CUBA INTERNACIONAL – NOTA DE PROTESTO



Por este meio, informa-se a todos os amigos e membros de nossa rede cybernética, a mudança de correio eletrônico de Lourdes Pagani, Diretora de Net for Cuba Internacional para seu novo correio de E-Mail: loupagani@netforcuba.org.



Esta mudança obedece a um ataque frontal perpetrado pela companhia AOL CORPORATION, contra o trabalho desenvolvido por nossa organização durante anos, em favor das liberdades e direitos fundamentais do povo cubano. Representantes da tal companhia argumentaram que o correio loupagani@aol.com, transmitia propaganda política e acompanhava um site “propagandístico” intitulado: www.netforcuba.org. Como se isso fosse pouco, aduziram repetidas queixas por parte dos inimigos de nossa causa. Isto, apesar de que todos os correios de netforcuba, sempre terem sido acompanhados de uma notinha ao pé da mensagem, em idioma inglês, dizendo o seguinte: “Se você deseja ser removido de nossa lista de E-Mails, por favor, envie-nos um correio ao seguinte endereço: loupagani@aol.com ou news@netforcuba.org e escreva apenas: “Remova-me da lista” na área de cima. (If you wish to be removed from our mailing list, please E-Mail us at the following address: loupagani@aol.com or News@NetforCuba.org and simply write, “Remove from list” in the subject area).



Com base nesta afronta, a AOL CORPORATION inabilitou o correio de nossa Diretora e apropriou-se ilegalmente de todas as listas de correio eletrônico, propriedade exclusiva de NET FOR CUBA INTERNATIONAL. Afortunadamente, contávamos com cópias de todos os nossos correios de envios porém, esta apropriação constitui uma violação flagrante da privacidade e dos direitos inalienáveis do cliente.



Fazemos uma exortação pública a todos os nossos amigos e muito especialmente aos usuários da AOL (América Online), a que emitam uma queixa de protesto forte contra esta medida discriminatória. NetforCuba vai mais além da AOL e continuará operando e servindo como ponte de veículo informativo a serviço de organizações, grupos e pessoas que tanto dentro como fora de Cuba, lutam para conseguir uma mudança radical ao sistema opressor imperante. Segue o endereço de correio onde podem emitir sua queixa: tos@aol.com.



Fonte: www.lavozdecubalibre.com



MORRE OUTRO PRESO EM COMBINADO DE GUANTÁNAMO, POR FALTA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA



Guantánamo – Cuba – www.puenteinfocubamiami.org – No passado 18 de julho de 2004, faleceu por falta de assistência médica outro recluso. Desta vez foi Sergio Rodríguez Cardosa, de 44 anos de idade, que se encontrava recolhido no andar 3B, cela 4 da Prisão Provincial de Guantánamo.



Rodríguez Cardosa foi enviado pelo Governo dos Estados Unidos como dispensável a esta prisão, onde algum tempo depois adquiriu uma enfermidade “desconhecida”, segundo os médicos da prisão. OTen. Cel. Jorge Chediak Pérez, chefe do Combinado, lhe havia prometido dar a liberdade extra-penal, promessa que nunca cumpriu, morrendo o preso na penitenciária.



Isto foi informado de Guantánamo, por Alberto Martínez Fernández, presidente do Clube de Presos e ex-Presos Políticos nessa região, que também reportou que “nesta prisão, conhecida por tantos homens em Cuba, não só morrem os presos por falta de medicamentos, senão por falta de alimentação, pelos maltratos físicos que recebem diariamente, pela falta de higine, pela contaminação de roedores, enfim, tudo quanto seja inumano pode-se encontrar, não só nesta prisão, como em todas as centenas de prisões estabelecidas pelo governo socialista de Cuba”.



Enviado de Havana para a Puente Informativo Cuba-Miami e Net For Cuba Internacional por Ada Kaly Márquez Abascal, Coordenadora Nacional em função do Partido Democrático 30 de Novembro “Frank País”, e Correspondente da zona Oriental do Puente Informativo Cuba-Miami, dado aos 6 dias do mês de agosto de 2004.



www.lavozdecubalibre.com



ESTRANGEIROS NACIONALIZADOS COMO COLOMBIANOS PODEM DETERMINAR TRIUNFO DE HUGO CHÁVEZ



Por José Alejandro Sánchez, em Caracas



A lista de 224 mil colombianos que Hugo Chávez naturalizou, entre março e julho, determinariam o triunfo ou uma derrota no referendum de domingo?, perguntou Crónica a Vicente León, diretor da Datanálisis, uma das principais agências de pesquisas da Venezuela. “Neste caso, onde os dois setores que competem estão tão equilibrados, é claro que sim. Um só voto é importante”, disse León.



Em menos de quatro meses, o presidente venezuelano naturalizou 231 mil estrangeiros, dos quais 97 por cento são de origem colombiana com direito ao voto neste domingo, e cuja média de vida na Venezuela é de 25 anos, revela à Crónica Hugo Cabezas, diretor do Escritório Nacional de Identificação e Estrangeria.



Frente a um virtual empate, a colombianização então poderia inclinar a abalança eleitoral a favor do chavismo, no processo para revocar o presidente.



Uma dívida: “Eu tenho o compromisso de votar em Chávez. Há 9 anos vivendo na Venezuela e mais de 10 anos fazendo tudo para naturalizar-me e não havia conseguido até agora, quando o presidente me deu a oportunidade... agora não posso defraudá-lo”, confessa César Zepeda, a quem o presidente tomou o juramento como novo cidadão em 6 de julho.



Zepeda, um homem já com dois casamentos, uma filha de 12 anos e que mostra seus ares de vaidade na hora de falar da idade, é garçon no restaurante Papagayo, na Praça Chacaíto do centro de Caracas. Do bolso direito de trás da calça tira uma carteirinha de couro preto e exibe sua cédula venezuelana que o credita “100 por cento venezuelano”. Enquanto atende a um grupo de comensais se dá tempo de contar sua história: em 1985 alguns criadores de aves da Colômbia o ajudaram a cruzar pelo noroeste da fronteira da Venezuela com a Colômbia, onde nove camponesas foram executados ontem, ao que parece pela guerrilha.



Zepeda é dessa camada de colombianos que, cativados pela bonança econômica no país, na década de 80 devido ao auge petroleiro, a abundância de oportunidades e o progresso social, apostaram em imigrar ao país e acabaram por fincar raízes. Como ele, Beatriz Torres, de 42 anos, sua compatriota de nascimento, vive no pico de um morro de Petare, um bairro ao oeste de Caracas, onde os únicos veículos que se atrevem a subir são os jeeps ou caminhonetes com tração dual, ou quatro por quatro, que às vezes a fazem de “caminhõezinhos”. Todavia, o terreno não impede que as missões assistenciais de Hugo Chávez cobrem sua maior influência na zona.



“Recebi minha naturalização depois de estar vivendo 30 anos na Venezuela. Meu compromisso agora é votar em Chávez e na Revolução Bolivariana”, diz a mulher, cujo marido também foi beneficiado com o programa de naturalização. De modo que, com este setor da população, Hugo Chávez criou para seu benefício uma espécie de fundo eleitoral de 224 mil colombianos e sete mil estrangeiros de países como o Peru, Equador, Brasil ou Nicarágua. Além disso, a maioria são operários, camponeses ou trabalhadores informais, que depois de 19 ou 30 anos estrearão como votantes em quatro dias.



Para eles e sua naturalização, o governo implantou desde fevereiro operações como parte da Missão Identidade, em populações e cidades de todo o país. Fizeram filas de sete mil pessoas que dormiram nas ruas para realizar seus trâmites e que, de acordo com Beatriz Torres, ,strong>“recebemos uma atenção especial como nunca antes”.



Cuba olha o referendum com olhos no petróleo. A imprensa oficial cubana destina diariamente, artigos de jornal e várias horas de televisão ao referendum que definirá o futuro político do presidente venezuelano Hugo Chávez, porém que de forma colateral delineará o destino da ilha. Os laços de esquerda entre ambos cruzam diretamente o lado econômico, já que a ilha depende do subsidiado petróleo venezuelano em meio de uma crise crônica de liquidez de divisas. “Que se perca o petróleo venezuelano, que perca Hugo Chávez em Caracas, não significa que o governo cubano se vá derrubar. Castro já deu mostras de que pode sobreviver, porém, certamente as condições de Cuba serão muito precárias”, referiu Hans Salas, investigador do Instituto de Estudos Cubano-Americanos, da Universidade de Miami



“A permanência e estabilidade do sistema político cubano não depende do que suceda na Venezuela, porém o governo chavista em Caracas beneficia Cuba”, coincidiu o analista Nelson Valdés, da Universidade de Novo México. A Venezuela, o quinto produtor mundial de petróleo, fornece 53 mil barrís diários de cru a derivados a Cuba, segundo um acordo feito em 2000. Ante a carência de divisas, os pagamentos do petróleo se completam com os serviços de milhares de médicos, professores, desportistas e profissionais cubanos.



Fonte: de http://www.cronica.com.mx, para www.lavozdecubalibre.com



DECRETADO AQUARTELAMENTO DE FUNCIONÁRIOS POLICIAIS EM TODO O PAÍS



Os ministérios do Interior e Justiça e da Defesa, ordenaram o aquartelamento geral em seus respectivos comandos policiais, aos órgãos de segurança cidadã desde às 12:00 AM do domingo 15 de agosto do presente ano, até enquanto oConselho de Segurança Cidadã entenda que deve revogar a medida.



Assim o estabelece a resolução nº 363 do MIJ e 27.970 do despacho da Defesa, publicado no Diário Oficial nº 38.000, a qua descreve os respectivos órgãos de segurança cidadã que devem acatar a medida, entre os quais encontram-se a Polícia Metropolitana do Distrito Metropolitano de Caracas, os corpos de Polícias Estaduais e corpos de Polícias Municipais.



Do mesmo modo expressa que “entende-se por aquartelamento geral a permanência ininterrupta dos funcionários policiais no comando policial correspondente, sem que possam ausentar-se do mesmo, salvo para o exercício do direito ao sufrágio ou outras atividades estritamente necessárias”.



Fonte: www.el-nacional.com



MENDOZA: SE O CNE NÃO CUMPRIR A NORMATIVA, OFERECEMOS NOSSAS CIFRAS



A Coordenadora Democrática voltou a desafiar o Conselho Nacional Eleitoral, ao assegurar nesta sexta-feira que divulgará o resultado do referendum sobre o mandato de Hugo Chávez do domingo, antes que saiam os boletins oficiais.



“Se o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), de acordo com a normativa, não der os resultados, os daremos, apesar dos riscos que sejam”, assegurou em uma coletiva de imprensa, Enrique Mendoza, líder da aliança opositora.



Ele assegurou estar “convencido” do triunfo opositor, apesar do “seqüestro” e das “artimanhas” que diz impor o organismo eleitoral a 48 horas de celebrar-se a consulta. “Estamos convencidos de que este processo o vamos ganhar, apesar do seqüestro da autoridade eleitoral que, além do mais, não é confiável”, apontou.



Mendoza reiterou que a CD reconhecerá um eventual triunfo de Chávez no referendum, se for garantida a transparência do processo. “Se nós formos derrotados com eleições transparentes, o reconheceremos; o que não estamos dispostos a aceitar é que com artimanhas e atitudes que ainda não se terminaram de esclarecer, nós tenhamos que aceitá-las”, advertiu o dirigente.



Fonte: www.el-nacional.com



Traduções: G. Salgueiro



quinta-feira, 12 de agosto de 2004

Correção: onde se lê "afixionados", leia-se "afixados".



Perdoem-me a falha grosseira! G. Salgueiro

O Notalatina hoje foge um pouco aos seus propósitos e traz uma edição totalmente dedicada à análise da situação venezuelana, num dossier preparado por analistas da La Nueva Sociedad Civil Latinoamericana, da qual tenho a honra de fazer parte.



A situação, conforme previ e tantas vezes anunciei aqui, é mais do que tensa: é angustiante, sobretudo porque há muita fraude sendo praticada há tempo, sobretudo no que diz respeito às máquinas de votação que são bem diferentes das nossas. Há cheiro de muita violência e sangue no ar...



Vários países de regime comunista (declarado ou disfarçado) têm prestado seu apoio ao delinqüente mandatário venezuelano, como a Argentina, através dos líderes piqueteros e da criminosa Hebe de Bonafini, além de ex-presidentes e o Brasil, com representantes do PSTU, MST, PC do B e, como não podia deixar de ser, do PT. Hoje recebi de um amigo a foto de gigantescos cartazes afixionados em prédios públicos que trazem Lula, Chávez e Kirchner juntos sob um fundo vermelho (óbvio!), mostrando que a tal aliança tão sonhada por esta escória não é mais segredo, aliás, em declarações feitas hoje, o sr. da Silva afirmou, com todas as letras que pretende criar uma “nação latino-americana para opor-se aos países ricos “ (leia-se Estados Unidos).



Hoje assistindo o noticiário da CNN espanhol, vi parte de uma entrevista com Chávez, em que ele, tal como seu mentor Fidel, acusava os membros da oposição de serem “lacaios de Bush” e afirmar com segurança que a vitória será dele porque “esta oposição não representa os venezuelanos, mas sim, o ‘império”. Esse não é o canal mais apropriado para fazer uma análise precisa e isenta mas foi o única que encontrei. Mostrou ainda a concentração da oposição no último dia de “campanha” e havia um mar de bandeiras com as cores amarelo, azul e vermelho, num contraste gritante com a promovida pelo oficialismo onde tudo era vermelho, a cor do sangue dos mártires do comunismo que essa gente tanto gosta.



Por tudo que tenho visto e analisado, sobretudo os resultados das pesquisas isentas, a vitória será da brava oposição e com folga, principalmente porque os números obtidos nas manifestações promovidas por este infeliz tirano, são de grupos terroristas ou comunistas que o apoiam mas não podem dar seu voto. Espero, muito sinceramente que Deus proteja os venezuelanos neste próximo domingo!



Já estava fechando a edição quando vi o final das declarações de um encapuzado, provavelmente de algum grupo terrorista para-militar, em que ele declarava que “Chávez NÃO VAI SAIR DO PODER, que eles NÃO VÃO PERMITIR”. Não posso afirmar de quem se tratava porque vi apenas o final, mas bem pode ser dos terroristas Carapaica ou Tupamaros aliados do delinqüente mandatário Chávez. Se eu conseguir ainda hoje esta informação, transmito em edição extraordinária. Fiquem com Deus e até amanhã, ou em alguma edição extraordinária.



ANÁLISE DA SITUAÇÃO VENEZUELANA



As assinaturas pelo SIM existem; o imprtante é a diferença de pontos entre as tendências porém, prognosticar a mobilização total de votantes que sairão pela oposição, é um exercício de projeção mágica, comparável apenas às apostas dos mundiais. O que certamente podemos projetar, são os cenários prováveis que se apresentarão se o oficialismo for derrotado.



Para este exercício, não tomaremos como base a diferença de votos, senão o global de uma decisão política, neste caso, a vitória do SIM. Do mesmo modo, para este exercício partimos da base de duas grandes premissas:

a) o Presidente Chávez quer conservar seu capital político e,

b) o Presidente Chávez quer conservar o poder a todo custo.



Uma vez definidas as premissas, exploraremos os sub-cenários que, segundo o caso, deles se depreendam.

a) O Presidente Chávez quer conservar seu capital político: A primeira pergunta que devemos formular ao analisar este premissa é a de: por que não poderia estar certa? Haja o que houver, o Presidente tem a opção de medir-se novamente em trinta dias [1], a partir da confirmação dos resultados que sejam emitidos pelo CNE; por favor, mantenham isso em mente enquanto analisam os sub-cenários.



SUB-CENÁRIOS



Politicamente não seria uma opção descabida. Cabe recordar que para essa eleição (transição) a oposição terá que escolher um candidato unitário e aí, Hugo Chávez teria esse concorrente que tanto deseja. Esse candidato unitário será exposto e vilipendiado – sem compaixão – pelo chavismo, e se o futuro ex-presidente consegue descobrir seus pontos fracos, poderia conseguir que a oposição entrasse em parafuso, diminuir-lhe a credibilidade e finalmente dividí-la.



Porém, suponhamos por um momento que a derrota do oficialismo no vindouro 15 de agosto seja esmagadora. O Presidente Chávez declina de participar nas eleições para a transição, postula a Diosdado Cabello [2] e espera as eleições gerais para 2006, para seu retorno ao poder. O anterior lhe permitiria capitalizar (por um ano a meio) um discurso político baseado nas dificuldades que enfrentará o governo de transição e, creiam-me, a menos que a gestão do novo governo seja pouco menos que heróica, o ex-presidente teria em 2006 uma boa opção de retornar.



Adicionalmente, neste cenário Hugo Chávez teria o tempo suficiente para reorganizar seu aparato político, estabelecer novas alianças (que as haverá!) e limar as asperezas com setores do centro-esquerda que aspirariam a ter um rol mais protagônico, porém que carecem de líderes “aceitáveis”. Em qualquer caso, ante esses sub-cenários, o ex-presidente conserva sua postura de democrata ante a comunidade internacional [3], o que seria aproveitado pelos movimentos continentais de esquerda “emergente”, para apontá-lo como referência democrática, anti-imperialista e “progressista”. Seria demais dizer que esse status aumentaria seu capital político externo e interno com vistas a 2006.



Porém, e se o fantasma da renúncia o absorve entre 9 e 13 de agosto? Que nada; já estaria negociada uma convocatória a eleições gerais adiantadas. A oposição deve correr! Ainda quando este sub-cenário delineia variáveis colaterais do tipo social [4], não pode ser descartado para o momento em que se escreve o presente Dossier.



Uma renúncia – intempestiva – do primeiro mandatário, estaria matizada por considerações tais, como a invariabilidade da tendência do voto opositor, versus uma probabilidade de diluí-la em eleições gerais adiantadas [5]. Este cenário gera um lucro de tempo para o reenfoque de estratégias, porém a leitura intra-chavismo que teria uma renúncia a poucos dias do RR seria, inevitavelmente, de debilidade



Nesse caso, poderia gerar-se uma migração de votos (anteriormente captados pelo oficialismo) para a abstenção [6], prejudicando majoritariamente os candidatos oficialistas regionais e em conseqüência, ao candidato do ex-presidente.



b) O Presidente deseja conservar o poder a todo custo: É muito importante tomar em consideração que para os dias 15 e 16 de agosto os olhos do mundo estarão postos sobre o país, tanto pelo excêntrico que resulta o personagem no exterior, como pelo inédito e explosivo mecanismo em questão (RR). Como nota de rodapé, há que lembrar que o ex-presidente Jimmy Carter e o Secretário Geral da OEA também estarão no local, afirmando o processo revocatório. O anterior é uma referência que há de levar-se em conta na hora de analisar cenários onde o Presidente, de maneira direta ou indireta, desconheça os resultados, fomente a violência e/ou manobre flagrantemente fora dos parâmetros constitucionais.



SUB-CENÁRIOS:



O Presidente, por volta de uma hora da tarde, observa que a tendência do SIM é irreversível e majoritária. Produto de pressões de seu círculo íntimo, cai em uma situação de “defraudação” [7] e ergue – publicamente – a bandeira da fraude como catalizador para o iminente desconhecimento dos resultados. Este sub-cenário tem uma variação que implica que o vozerio da fraude recaia sobre o vice-presidente, José Vicente Rangel, o Ministro Diosdado Cabello, Aristóbulo Istúriz ou outro alto personagem. Esta variação teria como fim, medir a temperatura das ruas em previsão para uma mobilização, sem queimar a liderança da convocatória final que ficaria nas mãos do Presidente.



A justificativa para o chamado à fraude deverá ser sustentada aos olhos dos observadores, do contrário não há “lobby internacional” que salve o país da aplicação de severas medidas político-econômicas que recairão sobre o Estado e em tempo real. Colateralmente, as FAN terão que tomar uma decisão histórica: se acompanham o chamado à fraude ou restabelecem a vontade popular [8], não dos aliciantes que terão as FAN para a tomada dessa decisão ser – inequivocamente – o comportamento das massas como resposta ao sub-cenário delineado. Como se verá, aqui na “Revolução Bolivariana” joga-se a vida porém de forma reativa, quer dizer, a tática sujeita qualquer estratégia prévia pelo dinamismo da situação, tanto nos quartéis como nas ruas.



Pelo contrário, o Estado, através de um conluio com alguns reitores e diretores do CNE monta uma grande fraude que entorpece a instalção, votação, altere resultados preliminares, impossibilite a totalização... todas essas possibilidades. Este sub-cenário para ser viável teria que contar com uma imperícia de proporções bíblicas, tanto por parte dos observadores internacionais, como dos representantes da CD ante o CNE.



Agora bem, neste caso quem içaria as bandeiras da fraude seria a oposição, possivelmente com a anuência dos observadores internacionais. Só Deus saberia a reação da sociedade civil no fim da tarde/noite, ao inteirar-se do cruzamento de tendências entre o Comando Maisanta e o Súmate. Por sua parte, o alto governo seguramente aproveitaria as horas do meio-dia/tarde para mobilizar a maior quantidade de seguidores possível à Miraflores, CNE e arredores da UCV, assim como tratar de criar focos em Petare, El Valle, La Pastora, Sarria, etc.



A intenção por trás desta mobilização é projetar uma vitória por aclamação popular nas ruas, de maneira que permita abortar a reação da oposição e além disso, possibilite criar um clima de tensão, suficientemente grave, como para coagir a atuação dos observadores internacionais nos centros de votação, especialmente, no oeste da Grande Caracas.



Em relação às FAN, há duas correntes de análise: 1. aquela que defende a teoria de que através de uma mega-fraude (qualquer que seja sua modalidade) se criaria uma provocação tal, que faria com que os setores radicais-contra se pronunciassem, tornando realidade um Golpe de Estado cujo desenlace, embora desconhecido, promete ser contundente; e 2. a segunda teoria promove a idéia de que, ante uma mobilização generalizada de parte a parte, as FAN paralizariam e qualquer reação posterior, dependeria da escala dos distúrbios que se suscitem. Ainda quando não diferimos substantivamente das duas teorias delineadas, cremos que existe suficiente informação crível para assegurar que a pressão existente desde os quadros médios até o generalato, é improvável que as FAN revalidem qualquer tipo de fraude.



CONCLUSÕES:



Nos próximos dias, e especialmente os da semana de 9 a 14, serão criciais para determinar o comportamento da tendência do SIM. Esse comportamento será o catalizador pelo qual se avaliarão os cenários a desenvolver, tanto por parte do governo, quanto por parte das FAN. A presença internacional tem sido e será chave para a manutenção da ordem constitucional nas horas da tarde do dia 15 de agosto. Aposta-se [9] seriamente em que o Presidente Chávez tome suas decisões baseadas em poupar capital político que tem e que poderia incrementar no futuro.



Isto posto, também devemos entender que existem situações que podem precipitar decisões emocionais, não estratégicas e altamente voláteis. Prevemos focos de violência seorizados, porém com potencial de expansão, sobretudo no princípio da madrugada do dia 16 de agorto. Só uma avalanche – não antecipada – de votantes garantirá a pressão necessária para que as instituições desativem um passo em falso do oficialismo e sua conseqüente reação: um iminente chamamento ao artigo 350 da Constituição. Além disso, resta analisar as eventualidades que isso acarretará para o futuro desta nação.



Finalmente, no momento de redigir este Dossier, a tendência em favor do SIM se mantém com uma ligeira variação de alta; o que foi dito anteriormente não constitui um parâmetro de projeção, porém, é permitido sonhar...



[1] Referência baseada em suas declarações oferecidas no “Alô, Presidente!” dos dias 25 de julho e 1º de agosto dos meses correntes.

[2] Isto ofereceria uma tábua de salvação para o chavismo, ao mesmo tempo em que protege a imagem e liderança do caudilho.

[3] Ao haver aveitado os resultados do RR de forma constitucional, pacífica e eleitoral.

[4] Poderia gerar-se uma reação em cadeia, por uma implosão governamental, seguido de ações de rua.

[5] Além das considerações legais que teriam que ser negociadas com o TSJ, a favor de que esse cenário seja factível constitucionalmente.

[6] As razões para isso são: insegurança de liderança, sobre-dimensão eleitoral e desgaste comunicacional.

[7] Incremental entrapment: expressão utilizada em psicologia política que explica a tomada de decisões irracionais em um ambiente de opções racionais.

[8] É fartamente conhecido que a tendência do voto será amplamente difundida pela Internet, telefone e quanto aparelho de comunicação bi-direcional exista, pelo qual as FAN estarão mais que informadas.

[9] Visão (ou desejo) que é compartilhada pelos observadores internacionais contactados.



Fonte: La Nueva Sociedad Civil Latinoamericana



Tradução: G. Salgueiro



quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Hoje o Notalatina traz apenas três notas, porém todas gravíssimas, duas delas sobre os escândalos diários que acometem a ilha caribenha. A primeira mostra a ardilosidade do velho abutre que, como de vezes anteriores, cinco semanas após as novas medidas restritivas impostas pelo presidente Bush serem lançadas, ele mais que rapidamente encontrou aliados na Itália e Espanha, para que os dólares (que ele sempre chamou de “dinheiro sujo dos capitalistas”, desde que não estejam no seu bolso) que jorravam das torneiras miamenses não fossem fechadas. Um nojo! Eu visitei o site, cujo link segue abaixo e fico com a certeza de que é por gente dessa espécie que este mega assassino ainda se perpetua impávido no comando da nação cubana. E é por gente assim, também, que o povo cubano, aquele chamado de “a pé”, vive na mais abjeta escravidão e miséria. Aliás, isto é muito bem posto na segunda nota. Vergonhoso, revoltante, indigno de um ser humano.



O presidente Bush mandou um “recadinho” contumaz ao montonero presidente Kirchner: “Ou você deixa de abrigar o Terrorismo Internacional, o marxismo, o comunismo cubano e apoiar Chávez, ou a Argentina termina com um bloqueio pior do que o de Cuba”. Bingo! Mas acredito mais que ele vai pôr em risco o país inteiro, pois os acordos firmados com os dois canalhas comunistas e os terroristas da ETA basca falam mais alto...



E, finalmente, a última nota é uma entrevista dada pelo Gen. Ovidio Pogiolli, da Venezuela, em que ele reafirma o que eu venho denunciando aqui e faz mais revelações acerca das fraudes preparadas para o dia 15 de agosto, alertando que uma guerra civil está a caminho. Trata-se de um homem sério, corajoso como aquele povo sabe tão bem ser, e que merece ser lida com atenção e levada a sério. O caldeirão lá já começou e entrar em ebulição e está prestes a explodir. Que Deus se apiade daquela brava gente...



Peço desculpas pelo atraso na edição de hoje, mas ocorre que é meu aniversário e tive que me dividir entre os telefonemas e mensagens dos tantos queridos amigos que conquistei pela estrada da vida e meus afazeres normais. Amanhã traremos mais notícias da situação venezuelana e, como nunca faltam, denúncias de Cuba. Fiquem com Deus!



ITÁLIA E ESPANHA COOPERAM COM O GOVERNO DE CASTRO PARA QUE CUBANOS VIOLEM LEIS



Havana abre um serviço de envio de remessas para que os castristas nos Estados Unidos possam violar as medidas de Washington



O governo de Fidel Castro acaba de inaugurar um novo serviço de envio de remessas monetárias à Ilha desde a Itália e Espanha, informou a AFP. A iniciativa começou a funcionar cinco semanas depois de Washington pôr em vigor restrições ao envio de dinheiro de residentes nos Estados Unidos a seus familiares em Cuba.



SERCUBA é o nome do serviço criado pelas autoridades cubanas e será prestado pela Empresa de Telecomunicações de Cuba S.A (ETECSA), da capital cubano-italiana. Os pimeiros escritórios já estão funcionando na Itália e na Espanha.



No passado dia 30 de junho, o governo dos Estados Unidos começou a aplicar um amplo pacote de medidas destinado a endurecer o embargo ao governo do Partido Comunista de Cuba. Entre as novas disposições está a limitação do envio de remessas monetárias à familiares imediatos: pais, filhos, irmãos, cônjuges e netos, descartando-se primos, sobrinhos, tios, cunhados, entre outros.



Diversas fontes internacionais calculam que o montante anual das remessas à Ilha supera 1 bilhão de dólares, cifra muito significativa para a minguada economia cubana e graças à qual o governo de Castro pôde se manter, depois de haverem caído todos os governos comunistas da Europa.



Como parte do novo serviço criado por Havana para continuar captando dinheiro dos residentes nos Estados Unidos, os receptores de remessas em Cuba receberão dinheiro em espécie ou um cartão de débito para comprar nos estabelecimentos em dólar. Segundo diz em sua página na Internet (http://www.sercuba.com), SERCUBA está “trabalhando aceleradamente” para expandir-se a outros países que como a Espanha e a Itália tenham governos de tendência anti-americana.



Fonte: www.lavozdecubalibre.com



SOCIEDADE CIVIL CUBANA ÀS ESCURAS, COM FOME E COM MENOS ESPERANÇA DE VIDA



Por Idolidia Darias



A sociedade civil cubana está sendo vítima mais uma vez de todos os execessos estatais e políticos e nesta ocasião exemplos palpáveis sobram. Os nomeados “apagões” ultrapassam as 12 horas e já não são apenas à noite como era antes, mas em pleno dia e com conseqüências não só para os habitantes dos bairros pobres e dos povoados do interior, como também para a economia que se paraliza quando há falta de eletricidade nas fábricas, lojas e processadoras de alimentos, ou outros objetos de primeira necessidade deixam de ser produzidos.



Também a falta de fluido elétrico que se armazena em frigoríficos, armazéns refrigerados e em geladeiras de lojas arrecadadoras de divisas deixa-se perder, pelas altas temperaturas próprias do mês de agosto no Caribe. Os hospitais, policlínicas e áreas de saúde só podem efetuar nas salas de emergência, as intervenções cirúrgicas e assistência médica de imperiosa necessidade.



Não há alimentos para vender ao povo e o pouco que se oferece alcança preços escandalosos. Enfim, todos passam fome porque o pouco que se pode aprovisionar para o alimento das crianças, acaba-se em uma semana. O leite, sumamente necessário para os recém-nascidos não chega às bodegas com a regularidade e a qualidade requerida pela mesma razão.



Como é de se esperar, os rostos de todos os habitantes da Ilha alcançam o rictus da amargura ante o futuro incerto, porque não há uma centelha de esperança e porque, embora não o digam, já uma boa parte deles deu-se conta de que os espreita o desgaste físico e mental e a quase iminente velhice prematura que se precipita no organismo humano, quando as carências alimentares e espirituais são repetidas ano após ano.



Essa é a sociedade civil que hoje se desloca pelas ruas da ilha sem convencer-se totalmente de que a fome e a estabilidade familiar pela qual há que lutar, não é aquela que viverão as famílias amanhã ou depois, senão a que terão que viver em apagões, da fome e da desesperança que o totalitarismo lhes decretou.



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DOS PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte:www.payolibre.com



“ENTREVISTA QUASE CLANDESTINA REALIZADA COM O GENERAL OVIDIO POGIOLLI”, GRAVADA PELA EQUIPE DE VENEVISIÓN



O General Ovidio Pogiolli denunciou publicamente que este regime tem preparado uma fraude para o Referendum Revocatório do dia 15 de agosto. O procedimento será levado a cabo da seguinte maneira:



O código fonte do programa que controlará as máquinas de votação (SIM/NÃO) está em poder do regime, uma vez que eles são os proprietários da empresa à qual eles mesmos controlam. Isto significa que ao longo das votações, TODOS os votos marcados com o SIM, poderiam ser trocados automaticamente pelo NÃO. Essa é a razão pela qual estão inundando o país com grandes cartazes vermelhos: para dar a sensação de que eles são maioria.



Para reforçar tudo isto, o Plano República tem prontas e preparadas as caixas com os papeizinhos que tais máquinas emitem (confirmação de votação) e estarão cheias com outros papeizinhos com o NÃO impresso, ou seja: no momento que para você sai um papelzinho que diz SIM, por outro lado sai outro com os mesmos dados, porém que diz NÃO. E esses são os que o Plano República apresentará ao CNE. Assim se completa a fraude. Se todos vamos reclamar, qual crêem vocês que será a decisão do Tribunal Supremo de Justiça, ou do Procurador Geral?



À queles que crêem que isto termina no dia 15, lhes digo: pensem outra vez. Àquele que crêem que se salvaram de uma guerra civil, continuem crendo. Ao resto, lhes digo: preparem-se para a guerra! Porque, ou nós mesmos tiramos estes cretinos na ponta da bala, ou simplesmente nos fodemos!



Isto não significa que não vamos votar no dia 15, ao contrário. Temos que ir para que fique constante publicamente a nossa vontade. Temos que ir para sermos testemunhas vivas da fraude. E temos que ir porque assim poderemos ver a cara de nossos inimigos e dizer-lhes com o olhar que não lhes temos medo.



Soa muito fácil dizer: prepara-te para a guerra e, queiras ou não, melhor é acostumar-te com a idéia, porque isso é o que vai acontecer se cometerem a fraude. E não vai restar outra. Assim como se passou em fevereiro deste ano, quando a Guarda Nazional chegou a Altamira e a outras partes disparando impunemente contra a população civil e de quebra, torturando aos que se encontravam em seu caminho, desta vez não lhes permitiremos isso: desta vez temos que responder, assim não nos agrade a idéia. Agora trata-se de salvar nossas vidas e a de nossas famílias porque, com este ato, este regime pretende ficar no poder para sempre, e isso simplesmente NÃO PODEMOS PERMITIR E PONTO.



Agora te restam duas alternativas: ou apagas esta mensagem, igonorando-a e etiquetando-a como exagerada, ou te pões a pensar no futuro e perguntando-te como vais sobreviver em um regime que sabes que te odeia de morte. Um bom conselho: pensa bem e com calma. Vai preparando um plano de defesa de tua casa com tudo o que tenhas à mão. Se podes organizar-te com teus vizinhos, melhor. Não te preocupes se consegues com gente que te chame de louco; esses são os come-flores que ajudam o regime em silêncio.



Por último: está chegando a hora final de tomar uma decisão. Este maldito NÃO VAI ABANDONAR O PODER POR BEM. Ele está convencido de que nós somos pentelhos e vamos nos deixar roubar a bala da boca sem reclamar. Sim, estamos todos preparados e o regime perdeu sua primeira batalha. Quando conseguirmos estabelecer uma aliança de resistência nacional, este regime cai.



Devemos estar preparados para tudo: inclusive para a falta de alimentos, luz, gás, água e telefones de todo o tipo, assim como de rádios, mesmo que sejam de pilhas porque este regime poderia suspender todos estes serviços para criar o caos e assim dominar a situação, especialmente à noite. Oxalá nada disto aconteça, porém há que ler nas entrelinhas: todos estes terroristas que traíram o país têm seu objetivo. E suponho que esse objetivo é ajudar a estes malditos a ficarem com o poder do modo como puderem. Nunca esqueças de que, para eles, os fins justificam os meios.



Fonte: www.lavozdecubalibre.com



Traduções: G. Salgueiro



terça-feira, 10 de agosto de 2004

Conforme anunciamos ontem, trazemos notícias sobre a situação da Venezuela nessa semana dramática que antecede o tão esperado Referendum Revocatório. A imprensa esquerdista realiza com afinco seu sórdido papel de militante devotado da desinformatzyia, mascarando e omitindo dados importantíssimos e, dentre esta farsa patética que só convence aos tolos ou aos coniventes com tais crimes, dá como “certa” a vitória do criminoso bufão Chávez.



O Notalatina revela hoje algumas destas fraudes que estão sendo descobertas e denunciadas pela brava oposição, sobretudo no que diz respeito às cédulas eleitorais. Muita coisa ainda vai ser descoberta até o dia 15...



E como não podia deixar de ser, é de Cuba que vêm as piores e mais cruéis denúncias, sobre os presos de consciência que apodrecem nas celas de isolamento das masmorras estatais, além da perseguição sofrida pelos dissidentes que ainda permancem “livres”, apenas pelo crime de realizarem “orações” pelos irmãos encarcerados.



E para finalizar a edição de hoje, uma carta de apoio aos venezuelanos enviada pelo Partido pró-Direitos Humanos de Cuba que conhecem muito bem o que significa viver sob as botas da tirania comunista. Amanhã traremos novas informações, com certeza, notícias que vocês jamais verão estampadas em qualquer jornal em circulação nacional ou internacional. Fiquem com Deus e até amanhã!



NOTAS AVULSAS SOBRE A VENEZUELA, CONFIRMADAS



Depois que Carrasquero anunciou oficialmente que havia sido limpado o registro eleitoral (REP) onde eles haviam, para reduzir os votantes, “migrado” a uma quantidade de eleitores em locais distantes, se crê que em mais de 5.000, uma senhora que apareceu na TV que nunca saiu da Venezuela e em todas as eleições anteriores havia votado em um colégio de Caracas, a haviam mandado votar em Haifa, Israel. Descobriu-se também que o defunto Marcos Pérez Jiménez foi autorizado a votar em Caracas, o mesmo que sua viúva que vive na Espanha.



Acredita-se que vão fraudar as máquinas caçadoras de digitais. A idéia dos três árbitros incondicionais de Chávez no CSE, é de que quando alguém votar, seja lida suas impressões digitais e as comparem com as de todos os que tenham votado em qualquer dos 7.000 locais de votação e, se resulta igual, o detenham por votar duas vezes! Diz-se que quando tiverem votado 4 milhões de pessoas, essas máquinas demorarão umas 10 horas para verificar suas digitais com as dos que já votaram no país. Hoje deve ser aprovado o assunto “impressões digitais”; vejamos em que vai dar...



Há rumores de que Chávez pensa ir ao Brasil se perder as eleições, e que Fidel quer um acordo com a Coordenadora Democrática para que não dêem asilo político aos cubanos que Chávez trouxe, e que passam dos 30.000. Creio que em 15 de agosto se decide o destino de Chávez: se sai por bem ou por mal.



BOICOTE DE GASOLINA



Amigos, em 28 de maio lhes alertei que estavam boicotando o fornecimento de gasolina; acertei. Porém, não houve maiores problemas pois o fizeram tarde. Desta vez me alerta a mesma fonte, só que o estão organizando melhor. Enchamos tanques e vasilhas!



Foi confirmado o boicote de distribuição de gasolina, para impedir que as pessoas se desloquem aos centros de votação. É uma manobra similar à dos reparos, que resultou em fracasso e converteu-se em um problema de segurança no dia 31 de maio. Para o RR planejam interromper o fornecimento desde os postos a partir de 9 de agosto, para que as bombas das zonas fracas das principais cidades tenham os inventários de combustível em zero, desde a sexta-feira 13 de agosto. Isto está confirmado pela mesma pessoa que alertou para os reparos.



Fonte: www.VenezuelaNet.org



FAMILIARES TEMEM PELA VIDA DE DISSIDENTE EM GREVE DE FOME



O preso político Juan Carlos Herrera Acosta, que cumpre uma condenação de 20 anos de cárcere, encontra-se em greve de fome desde o passado 16 de julho, em protesto pelas condições infra-humanas às quais está submetido, informou em um comunicado o Diretório Democrático Cubano.



“Ele me disse que se mantinha na greve, tomando somente líquidos em dias alternados. Disse que as autoridades condicionavam seu banho de sol uma vez por semana, à sua participação em atividades políticas pró-governamentais, e ele negou-se”, denunciou de Guantânamo a esposa de Herrera Acosta, Ileana Dnger Hardy, segundo declarações citadas pelo Diretório. “Seu padecimento de vitiligo piorou, e tem problemas sérios de saúde”, acrescentou.



Herrera Acosta, jornalista independente, é um dos 75 opositores que os tribunais do governo cubano condenaram em abril de 2003 a penas de até 28 anos de cárcere. Cumpre sua sentença na Prisão Kilo 7, de Camagüey. Chegou a auto-agredir-se em três ocasiões, para chamar a atenção sobre sua situação.



Danger Hardy afirmou temer pela vida do esposo e pediu a solidariedade internacional. Em várias ocasiões a mulher de Acosta denunciou os maltratos, as condições de isalibridade, má alimentação e incomunicação a que está submetido o preso.



O Diretório, com sede em Miami, assegurou em seu comunicado que “nos últimos meses a repressão contra os prisioneiros cubanos recrudesceu”. Os dissidentes encarcerados recebem “golpes, agressões físicas e psicológicas, assim como castigos prolongados de confinamento em ‘solitárias’ e em condições infra-humanas”, disse a organização.



Informou: CanariCubanoticias



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: www.payolibre.com



NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DA 1580, MORRE UM HOMEM



Por Fidel Lorenzo García



Havana – Desde a prisão da 1580, onde está enclausurado o preso político José Enrique Santana Carreira (Pepito), coordenador nacional do Partido Democrático 30 de Novembro “Frank País”, envia uma carta-denúncia pela qual podemos conhecer a situação infra-humana em que vivem os reclusos.



Nas celas lacradas e de castigo encontra-se confinado há 40 dias o preso Bienvenido Díaz Rodríguez, que tem padecimentos renais e diabetes. Em todo este tempo que leva confinado, só lhe puseram 4 soros, ninguém foi vê-lo nem trataram de resolver seu problema.



Díaz Rodriguez tem 38 anos e foi sancionado pelos tribunais cubanos por um suposto delito de roubo com força, delito que, segundo o réu, não cometeu. Bienvenido declarou que sua atitude responde a duas coisas: ou lhe dão sua liberdade ou morre na tentativa. O mesmo reside em Calzada de 10 de Outubro # 1063 apto. 29, e/n Milagros e San Francisco, cidade de Havana.



Fonte: www.payolibre.com



DECLARAÇÃO ANTE A OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL E INTERNACIONAL



Por René Montes de Oca Martija



HAVANA – Os integrantes do Partido pró-Direitos Humanos de Cuba, filiados à Fundação Andrei Sakarov (PPDHCFAS) efetuarão um jejum em cadeia de oração através de todo o longo da ilha para apoiar o Referendum Revocatório contra Hugo Chávez no proximo dia 15 de agosto.



Todos os cubanos sabemos por experiência própria, que todas as medidas e reformas adotadas pelos genocidas que ostentam o poder nessa nação, pretendem impor um sistema de terror e com isso demagogicamente professam amor e a solidariedade com os pobres.



Ao estilo Castro, Chávez chama à unidade nacional, porém existe um só propósito: escravizar os filhos da pátria de Bolívar.



Com a mentira, a manipulação e o ódio encoberto, pretendem estabelecer um regime totalitário. Recordem que Hugo Chávez é presidente dessa nação porque chegou ao poder por meio de eleições democráticas, porém existe um antecedente vergonhoso que foi a tentativa de golpe de estado em 1992.



Invocaremos o nome de Deus para que nossos irmãos não se deixem confundir pela filosofia diabólica que professam os lobos vestidos de ovelhas. Elevaremos nossas preces ao Senhor para que proteja os venezuelanos do veneno carbonizante que brota dos lábios dos injustos que tentam estrangular a fé que faz a liberdade.



Irmãos venezuelanos, exerçam seu direito ao voto; nós estaremos a seu lado espiritualmente. Não lhes abandonaremos nesta hora decisiva de sua pátria. Dizer NÃO a Chávez é dizer não ao genocídio, não à mentira e não ao terrorismo de Estado.



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: www.payolibre.com



ATACAM COM PEDRAS CASA DE OPOSITOR



San José de las Lajas – (www.adcuba.org) – Enquanto se desenvolvia a atividade conhecida como “Vigília da Vela”, no passado 4 de agosto, como se efetua a cada quarta-feira na residência do vice-delegado Luis González Medina do Partido pró-Direitos Humanos de Cuba filiado à Fundação Andrei Sakarov, na cidade de Havana, uma turba conhecida como Brigada de Resposta Rápida, começou a lançar pedras contra a residência deste.



O ataque durou vários minutos, obrigando os assistentes a refugiar-se no interior da casa, mas apesar da agressão, a atividade se realizou em sua totalidade. O endereço de González Medina é rua 40 # 2906 entre 29 e 33, San José de las Lajas. A família do opositor tem sido ameaçada por agentes da segurança do Estado e cabe destacar que não é a primeira vez que ocorre um ataque como este.



À atividade assistiram, além do opositor antes mencionado, Delfin Rosríguez Hernández, María Barceló, Roberto Abre, Xiomara Ruiz, Jesús Valle Cuello, Alfredo Valle Cuello, Mario Servando Pérez, María Elena Delgado.



A informação foi dada por Luis González Medina a Carlos Oyarce da Ação Democrática Cubana.



Fonte: www.payolibre.com



Traduções: G. Salgueiro



segunda-feira, 9 de agosto de 2004

É com imensa alegria que o Notalatina retoma sua atualização depois de quase um mês de instabilidades de toda ordem, cumprindo com o ofício de informar e denunciar os crimes cometidos silenciosamente em Cuba e em toda a América Latina.



Hoje iniciamos em Cuba, onde os prisioneiros políticos estão morrendo em condições infra-humanas, nas masmorras da ilha-cárcere e que o mundo propositalmente jamais ouve falar. Silenciar diante desses horrores é ser cúmplice com o monstro abjeto Fidel e suas intermináveis torturas físicas e psicológicas infligidas não a criminosos comuns, mas a pessoas boas, honradas e cujo único delito é o sonho de uma vida digna e humana em liberdade.



Há outra nota sobre Cuba, muito interessante para esclarecer a que e a quem servem os famosos “médicos cubanos”. Enquanto os desinformadores profissionais, não só brasileiros mas de todo o mundo comunista, vivem exaltando a excelência da “qualidade de vida e saúde” do povo cubano, os FATOS revelam o contrário: “médicos” só para exportação ou para os turistas que para lá acorrem, pois a população “a pé”, continua padecendo de ausência total desses profissionais, há desgraçados 45 anos. Já passa da hora desta farsa ser desmascarada...



E para finalizar a edição de hoje uma gravíssima denúncia sobre os planos sinistros do delinqüente Hugo Chávez e outros comentários referentes à Venezuela. Esta é uma semana bastante nervosa, pois os acontecimentos que antecedem o Referendum Revocatório a ser realizado no próximo domingo, não são nada alvissareiros, quando se tem na retaguarda governamental todo tipo de trapaças e tramas horrendas, capitaneadas desde Cuba.



Amanhã traremos mais informações sobre este processo histórico que se desenvolve na Venezuela e estaremos em estado de alerta permanente até o dia 15, inclusive. Fiquem com Deus e até amanhã!



ESTÃO MORRENDO HOMENS BONS, POR PENSAR DIFERENTE



Por Idolidia Darias Cárdenas



Um ano de torturas físicas e psíquicas são suficientes para reduzir o organismo do ser humano a nada. Isto o sabem muito bem os nazistas, os tiranos e os indivíduos que têm o poder absoluto nas mãos. Quem sofreu prisão de qualquer tipo em Cuba, ou quem visitou familiares nesses espaços de terror sabe muito bem do que estou falando; por isso, dizer e denunciar todos os dias que os irmãos da causa dos 75 que ainda permanecem em celas lacradas vão morrer rápido, é uma obrigação humana e moral dos que estamos fora das prisões castristas.



Nos obriga o sentido de dignidade dos que amamos a pátria, denunciar publicamente o que está sucedendo na ilha. Estão morrendo homens bons, honestos e valentes porque pensam diferente do tirano que os mandou encarcerar.



GUILLERMO FARIÑAS está inválido para sempre, porque sua luta a favor da democracia e da liberdade de Cuba encheu de ira e ódio a elite que impera na pátria de todos. ROBERTO DE MIRANDA ficou marcado para a eternidade com sofrimentos que declarou e acelerou sua prisão injusta, e sua família não pôde se recompor nem física, nem mentalmente, ao ver o pedagogo à beira do abismo várias vezes em um ano.



LEONARDO MIGUEL BRUZÓN vive com a vontade e a têmpera do guerreiro porém, seu organismo já está mutilado de uma possível velhice longa e saudável. LIBRADO LINARES foi reduzido a nada, expira, languidece porque desde o primeiro dia em que entrou na prisão, recebeu toda a fúria que lhe deu passagem à morte lenta, por desgaste físico e mental. MARGARITO BROCHE se debate agora entre a vida e a morte, pois as atitudes indobráveis dele na prisão, o fizeram ser devorado por todos os malefícios de mãos anônimas que o levaram a sofrer um enfarte.



A lista de nomes e a narração dos eventos do que tem sido para os prisioneiros da causa dos 75 e suas famílias neste último ano, têm que comover a humanidade e por sobre todas as coisas aos que na diáspora podem ajudar e que se saiba todos os dias o que está sucedendo em Cuba, com os melhores filhos de seu povo. Vamos todos agora pensar neles, em como ajudá-los, em como incidir em bloco fechado para que esta longa noite termine na pátria bela que nos sonhou Martí.



Parece um pouco impertinente o termo, porém obriga-me o compromisso com a terra-mãe: se todo aquele que gasta energias em manifestar-se contra as medidas aprovadas por Bush contra o governo de Castro utilizasse uma parte em pronunciar-se a favor de que libertem os presos políticos em Cuba, de que tenham liberdade de expressão e de que o povo conheça o que está se passando na realidade em seu país, as coisas seriam mais úteis e proveitosas.



E a vida de muitos homens e mulheres da oposição e dos “povos a pé”, como nos auto-denominamos mudaria, porque as trincheiras e as exigências mancomunadas pelo bem da humanidade nunca falharam, apesar das câmaras de gás, das torturas, dos fuzilamentos massivos do sangue dos que lutaram para que a nação tivesse liberdade e não um presidente ordenando fuzilar, encarcerar e eliminar homens e mulheres de pensamento democrático e liberal.



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: www.PayoLibre.com



MÉDICOS DA FAMÍLIA, FAMÍLIAS SEM MÉDICOS



Por René Montes de Oca Martija



Havana – Médicos da família para a Venezuela, famílias sem médicos em Cuba. Assim é, lamentavelmente, a realidade dos acontecimentos para os cubanos e especialmente para os residentes nos povoados de Coto, Culebrina, Las Delícias e Manduley, situados em Urbano Noris, na província de Holguín, na região oriental de Cuba.



As mães com crianças de colo têm que caminhar mais de 4 kilômetros para tentar que seus filhos recebam assistência médica, porém, apesar da extensa e esgotadora caminhada, na maioria das ocasiões não conseguem ser consultadas pela médica da saúde nessa zona, pois existe só uma doutora para os quatro povoados em referência, que estão bastante distantes um do outro e a médica tem que percorrê-los em uma bicicleta velha que apenas pode rodar, pelos desgastes mecânicos.



Tudo isso acontece na potência médica mundial de Castro e... dos turistas, certamente.



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: www.PayoLibre.com



COMUNICADO URGENTE DA VENEZUELA – CONFIRMADO POR VÁRIAS FONTES



À MEDIDA EM QUE O CIRCULEMOS, MINIMIZAMOS A POSSIBILIDADE DE QUE EXECUTEM SEU PLANO, AO SE VEREM DESCOBERTOS!



Recebemos a informação de que o governo está preparando um atentado fictício contra Hugo Chávez, a fim de mandar para o espaço o Referendum Revocatório. Utilizariam gente que aparente ser da oposição, inflitrada e comprada, para azê-los declarar depois de detê-los. Vão fazer as pessoas acreditarem que o Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Ten. Cel. (Ex) Hugo Rafael Chávez Frias está muito mal e ferido no Hospital de Forte Tiuna, e o propósito é induzir seus malandros às ruas como em 13 e 14 de abril, e criar assim uma situação de caos que permita decretar o Estado de Comoção Interior, decreto que já têm redigido Carlos Escarrá e Fabián Chacón



Há pessoas entre eles que duvida da Operação, como o Ministro do Interior e Justiça, Gen. Lucas Rincón Romero, porém é o próprio Vice-presidente da Republica, José Vicente Rangel quem a auspicia pessoalmente, e insiste em que é um recurso infalível e que há que fazê-la a todo custo e nos próximos dias.



O chamam “Fênix”, pois pensam em uma vitimização real, pois está planejado ferí-lo de verdade, (embora que muito levemente) e ele sairia como a “Ave Fênix”, mostrando suas feridas e altamente repotencializado, e a oposição, finalmente, maltratada e desacreditada nacional e internacionalmente.



Têm prevista a cobertura internacional, com intervenção das emissoras de TV e as repetidoras de TV a cabo, de maneira que as imagens que saiam sejam só as suas... Ao atirador pagarão (talvez sejam dois, autor e cúmplice) uma quantia milionária bem grande, e além disso lhe darão toda classe de proteções, tipo/estilo João Goveia!



Depois disto virão as prisões dos autores intelectuais que implicarão, encabeçados por Enrique Mendoza, Leopoldo López, Henrique Capriles Radonsky, Pablo Medina e Andrés Velásquez, aos quais deterá pessoalmente o Ministro da Defesa, Gen. (Ex) Jorge García Carneiro e os mostrará ao povo como os responsáveis.



Fonte: www.VenezuelaNet.org



PLANOS “B” E “C” DO REGIME



Entendendo que o descalabro no Revocatório será ainda maior se o presidente se postula depois da eleição presidencial, o regime desfolha a margarida da violência. Porém, agora de um mundo que começa a dar voltas cada vez mais rápidas ao redor da atormentada cabeça de Hugo, e onde este estira os braços tentando tocar em algo sólido, não encontrando senão sombras e sorrisos amarelos e promessas de amor que lhe deixam as costas frias, e os cabelos em pé.



Enfrentando a crua realidade de que nem o querem nem o vão querer, e de que uma crescente maioria o odeia, Hugo se defronta agora com que ninguém vai acreditar se o CNE diz que ele ganhou, e que as bases construídas para suportar sua denúncia de fraude da oposição não suportam o peso da magnitude da diferença entre o SIM e o NÃO. A infiltração de 2.000 técnicos dentro da CANTV, o desdobramento de 5.000 antenas para captar e retransmitir cifras envenenadas, e as tentativas de torcer a realidade da vontade soberana não chegam a tanto.



O inflexível trabalho da Coordenadora Democrática desmontando um a um os obstáculos e trapaças de “Jorgito” e a realidade de que os observadores internacionais terminarão observando e informando, entorpecem seus planos, por dupla via, porque para sobreviver necessitará de mais recursos e gente, porém a realidade é que agora ele tem menos de ambas as coisas.



VIOLÊNCIA



Desesperado, gritando aos quatro ventos que vem uma trapaça opositora, um desconsolado Hugo – cujos quadros maníacos cada vez mais freqüentes e fortes são controláveis pela metade e só com o anti-psicótico Xyprexa – lança outra olhada cuidadosa ao cenário cru da violência.



Já têm distribuídas armas longas e curtas, explosivos plásticos, mísseis, bazucas e munições; têm as pessoas que se descrevem como “pátria ou morte” em todas as guarnições e, ao comando de todas as tropas, armas, tanques, aviões, helicópteros, navios e munições; levam tempo treinando civis e militares em como usá-los e como deslocar-se e operar; têm os amigos colombianos que estão se deslocando desde a fronteira até a capital em sua informal missão fronteira adentro; e têm bilhões investidos em equipamentos ultra-modernos de espionagem eletrônica, de maneira a controlar os movimentos inimigos.



Porém, o frio na espinha e a sensação na nuca lhe sussurram que algo não está bem: projetado originalmente como recurso principalmente psicológico para terminar de amedrontar a Cidadania, uma análise fria encontra agora insuficiente o disposto para a violência, com planos imaturos executados pela metade e com multiplicidade de falhas, erros e infidelidades. Fidel já está cansado de dizer-lhe que sua gente não serve, que seu povo não serve, que seus militares não servem, que assim não se pode fazer uma revolução. Tratou de escorá-lo, começando com pessoal de segurança, depois vieram os médicos, os educadores, os trabalhadores sociais, o pessoal de inteligência, os militares, todos necessários porque o diagnóstico era de que nem os venezuelanos servem para ser cubanos, nem Hugo serve para amoldá-los.



Suando frio, recorre à inconfrontável análise, gritando e rompendo tudo uma vez mas, outra manifestação do que intimamente sabe ser a frustração causada por sua própria incapacidade para converter em realidade as idéias de sua florida língua. Os ajudantes recolhem os pedaços rasgados, sua gente de confiança balbucia palavras para acalmá-lo e devolver-lhe a confiança, o psiquiatra lhe dá outra injeção milagrosa... “Acalma-te, Hugo; tudo estará bem. Te és um sobrevivente”.



Fonte: www.VenezuelaNet.org



Traduções: G. Salgueiro