sexta-feira, 18 de junho de 2004

Depois de mais de uma semana ausente, por motivo de viagem, o Notalatina volta à sua atualização diária.



A primeira nota é uma reprimenda bastante contundente do presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, à ONG Anistia Internacional. Se há um homem que merece a minha mais profunda admiração e respeito por sua coragem e determinação, aí está ele. Não teme nada nem niguém, não costuma fazer discursos vazios ou passar a mão pela cabeça de qualquer institução ou ente comunista. As FARC demonstraram, mais uma vez, a brutalidade luciferina de que são capazes, num dos atos mais bárbaros praticados por eles, a troco de nada. Por isso repito sempre e sem medo de errar: o comunismo é um mal em si mesmo e intrinsecamente diabólico. E não adianta usar do eufemismo hipócrita de que são “movimentos sociais”; eles são, segundo palavras de seus líderes, marxistas-leninistas e o que querem é mesmo o PODER, malgrado para isso tenham que destruir vidas de pessoas inocentes como forma de pressão.



A segunda nota vem de um Coronel do Exército da Venezuela, exilado, por causa da perseguição do ditador lambe-botas de Fidel, Chávez. Aliás, este bufão agora tem mais um programa de rádio para destilar seu veneno e que vai ao ar às 4ª feira, chamado “Patrulhando com Chávez”. Se já era um xarope aguentar o ridículo “Alô Presidente”, agora os venezuelanos têm mais um, aliás, com nome bastante sugestivo.



E, finalmente, a última nota vem da Argentina e fala de uma mega ação promovida pelos famosos vândalos conhecidos como “piqueteros”, que fizeram hoje uma invasão em 500 prédios em todo o país. É curioso notar (e não é “coincidência”, em absoluto) como todas as ações de movimentos esquerdistas são iguais no mundo inteiro. Eles costumam dizer-se “movimentos sociais expontâneos” mas nem precisa estudar muito para ter a certeza de que nem são uma coisa e muito menos a outra; é tudo muito bem articulado, através de “redes”. Os desocupados de lá, como os daqui, possuem o mesmo discurso, o mesmo “modus operandi”, as mesmas reivindicações, a mesma violência e a mesma “proteção” pois, tal como o sr. da Silva, o sr. Kirchner, um “ex” montonero, também apóia tais manifestações.



Boa leitura, bom final de semana e até segunda!



O Presidente Alvaro Uribe fustiga a Anistia Internacional pelo silêncio ante o massacre das FARC



O presidente Uribe disse que algumas ONG evitam pronunciar-se frente a fatos de organizações, com as quais pareceriam ter coincidências ideológicas. “Me dói que ontem (16.06) tenham degolado 34 camponeses e a Anistia Internacional guarde silêncio. A Anistia Internacional, a mesma que abusa de seu bom nome para acusar a força pública colombiana, para maltratá-la com a maledicência, a maltratá-la com a calúnia”, declarou Uribe em uma cerimônia policial.



“A Anistia Internacional, a que até a esta hora não se pronunciou, e que recorre aos escritórios oficiais dos governos europeus pedindo que se condene o Estado da Colômbia, alegando que é terrorista”, acrescentou o mandatário. Em sua intervenção, Uribe advertiu qu as Organizações Não Governamentais (ONG) de direitos humanos “não podem ter viés político”, porque esses direitos têm que estar acima de qualquer apreciação política.



“As ONG de direitos humanos não podem assinalar um ato de autoridade como violador de direitos humanos, quando o ato de autoridade é cumprido por um governo ao qual não são afetadas ideologicamente. E tampouco podem guardar silêncio, quando o ato terrorista é cometido por uma organização terrorista, com a qual a respectiva ONG pareceria ter coincidências ideológicas”, denunciou. “Sei que este debate é duro, porém me toca fazê-lo”, disse Uribe, que há um ano recebeu duras críticas de alguns estamentos do país e da comunidade internacional, após ter acusado um setor das ONG de serem cúmplices do terrorismo e “traficantes dos direitos humanos.



“A pátria está chorando hoje por 34 camponeses degolados em La Gabarra (noroeste). Podemos guardar silêncio diante disto? Então o presidente da República tem que ficar comportadinho ante a Anistia Internacional e não dizer nada para salvar as aparências?”, declarou o mandatário.



E continuou: “Aqui, para salvar as aparências, em tantas décadas temos deixado que o terrorismo maltrate os colombianos. Por guardar regras de cortesia hipócrita e não ter o valor de denunciar a Anistia Internacional, temos permitido que legitimem o terrorismo internacionalmente. Que a Anistia escolha com quem fica. Se fica com os que degolaram os 34 camponeses de La Gabarra, se fica com os terroristas que têm assassinado nossos policiais e nossos soldados, e que causam luto às famílias, ou se fica com as instituições colombianas e as respeita”, advertiu.



“Para mim é mais importante a defesa dos camponese para que não continuem os degolando, ou a defesa dos soldados, a simplesmente guardar silêncio para não incomodar a Anistia Internacional”, disse.



Cortesia de Pedro G. de Céspedes



Fonte: NetforCuba International - http://www.netforcuba.org



O cúmulo dos piqueteros: tomarão edifícios de forma massiva em todo o país.



O Movimiento Independiente de Jubilados y Desocupados (MIJD), que é liderado por Raúl Castells, realizará hoje uma jornada de protesto que consistirá em “ocupar 500 edifícios sincronizadamente em todo o país, reclamando alimentos e insumos para restaurantes populares e utensílios escolares”. O protesto é similar ao que os desocupados, liderados por Castells, realizaram na semana passada, quando ocuparam o hall da empresa Repsol-YPF em reclamo de garrafões para os restaurantes do grupo. Até quando a população terá que suportar este tipo de ação?



A agitação se emoldura no que denominam um plano de luta. Primeiro, concretizaram com distintos protestos e mobilizações; em seguida, com cortes de itinerário e piquetes. Mais tarde, com ataques a sedes de empresas como as de Repsol-YPF. Até onde chegará a agitação piquetera? O governo pensa em continuar tomando uma atitude autista?



Em diálogo com a FM CIELO, o líder do MIJD, Raúl Castells, explicou que apresentarão petições para “pedir aumento salarial para os trabalhadores e planos sociais para os desocupados”.



Com efeito, as principais organizações de desocupados opositores ao governo, fecharão hoje a chamada “Semana Federal de Luta” lançada na última segunda-feira, com uma marcha ao Congresso, aos Tribunais e à Praça de Maio, em protesto à extensão das quotas de subsídios de desemprego e o incremento das concessões, entre outros pontos.



Os piqueteros “duros”, centralizados na Assembléia Nacional de Trabalhadores, junto a distintos grêmios e à Corrente Classista e Combativa, levaram a cabo ontem mobilizações em distintos pontos do país, entre eles Córdoba, Rosario e Resistencia, como ante-sala do que se viverá hoje na Capital Federal que, seguramente, ocasionará problemas no trânsito de veículos.



Néstor Pitrola, membro destacado do Polo Obrero no Bloque Piquetero Nacional, consultado sobre as dimensões que terão as concentrações, só atinou em dizer que “o movimento de desocupados conseguiu uma unidade e uma capacidade de mobilização que não tinha desde há praticamente quatro anos, e isso vai ficar demonstrado”. Os militantes do BPN, junto a outros grupos como o MTD Aníbal Verón, a CTD Aníbal Verón, o Movimento Sem Trabalho Teresa Vive e a Federação de Trabalhadores Combativos, se concentrarão a partir das 11 horas no Parque Rivadavia, para marchar desde às 15 horas até o Congresso. E a CCC, por sua parte, se concentrará no próprio Congresso e lá se somará aos grupos anteriores.



O movimento de desocupados reclamará que as concessões por desemprego passem dos 150 pesos atuais para 350, a extensão dos subsídios a “todos os desempregados” e um aumento salarial para trabalhadores empregados. Porém, pedirão ainda uma tarifa de 10 pesos para o “garrafão social” e a intervenção das empresas privatizadas, além de reiterar seu protesto de não pagamento da dívida externa. Do mesmo modo, voltarão a impulsionar uma jornada de trabalho de 6 horas que permita “criar postos genuínos de trabalho”.



Fonte: http://www.urgente24.info



Carta do Coronel do Exército Venezuelano Yucepe Piliery – desde o Exílio



Recebam todos uma grande saudação, desde a clandestinidade. Encontro-me bem, graças à proteção da C.E. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos e cada um de vocês o apoio e repúdio contra uma nova arbitrariedade cometida pelo regime, violando meus direitos humanos e expondo-me uma vez mais ao escárnio público. Esta estratégia maquiavélica que raia a falta de criatividade por repetitiva, é uma mostra a mais da debilidade do regime ante os defensores da verdade, da liberdade e da democracia venezuelana. Seja este agradecimento extensivo aos meios de comunicação social, os quais ressaltaram também seu repúdio total a esta expressão anti-democrática, digna do regime autocrata e comunista de Chávez.



Compatriotas, como muitos de meus companheiros sigo na luta contra esta ditadura e deduzo que esta é a razão de ser do ódio e acosso à minha pessoa por parte do ditador. Todos os planos conspirativos do regime os pus a descoberto pelos diferentes meios e organizações, os tenho infiltrados. Aproveito a presente para denunciar ante vocês: que é evidente que o regime está utilizando as mesmas estratégias que Castro utilizou depois da derrocada de Fulgencio Batista em Cuba, pois já não apenas segue cometendo delitos comuns para endossar-nos a culpabilidade deles, por meio de provas e falsos testemunhos, mas também cometendo atos de auto-terrorismo na busca de uma solidariedade e apoio internacional e assim conseguir um repúdio aos que dissentimos pacificamente do regime, tratando de inculpar-nos de terroristas. A estas ações anteriores, somam-se as novas histórias de ficção científica, como são os casos dos para-militares, de golpes de estado e os de clonagem de cédulas. Porém, o pior, as recompensas que oferecem contra nós com o único fim de nos localizar e nos eliminar fisicamente (NEUTRALIZAR-NOS), já que vivos somos uma dor de cabeça para Chávez, porém presos seríamos “sua” dor de cabeça.



A segunda denúncia é gravíssima: Chávez e alguns de seus talibãs estão clandestinamente planejando e levando a cabo várias ações conjuntamente com o regime de Cuba, para evitar que o Presidente dos Estados Unidos, George Bush, seja reeleito, com o propósito de liderar a luta anti-imperialista e por sua vez, vingar-se. Maiores detalhes já informei aos organismos competentes.



Peço à Coordenadora Democrática que aceite minha humilde sugestão de seguir a rota democrática com a mão direita e com a mão esquerda ter pronta e muito bem preparada a “GUARIMBA” e a ativação geral massiva no que se refere ao artigo 350 da Constituição.



Ao regime Chavista lhes aconselho não continuar sendo ineptos, pois se vão oferecer uma recompensa dêem os dados corretos a meu respeito: tenho 43 anos e não 50, tenho o cabelo castanho escuro e o apelido que inventaram para mim é ridiculíssimo. Além disso, como se atrevem a oferecer 50 milhões de bolívares para receber informações sobre mim, existindo tantos militares em estado de pobreza por seu mal governo?



A todos novamente um grande abraço e que Deus os bendiga e lhes dê força para triunfar no Referendo Revocatório.



NEM UM PASSO ATRÁS!



Fonte: Coordinadora Democratica de Ación Civica – Venezuela