quarta-feira, 29 de setembro de 2004

Confome eu prometi ontem, o Notalatina traz hoje informações sobre a Venezuela, com dois artigos: um de um amigo, Patricio Rubio, sobre a falácia do “Fome Zero” (nem todo mundo lá fora é idiota; há pessoas com muitos neurônios ativos e olhos que vêem) e o outro do Gen. Enrique Medina Gómez, por quem nutro grande admiração pela inteireza de caráter e corência de ações.



Mas não é só isso. Há informações sobre os bastidores da canalhice reinante no “reino do Chapolim de Miraflores”, “El Comandante Chávez”, que comenta-se à boca miúda nas ruas venezuelanas mas os jornais pouco ou nada dizem a respeito.



E, finalmente, vem de Cuba um estudo acerca do índice de suicídios na Ilha-Cárcere – assustador -, digno de uma reflexão mais detida se se quiser, de fato, entender o estado da alma de um povo que vive sob a constante opressão de um monstro tirano, há malditos 45 anos, ininterruptos. O estudo é da Organização Mundial de Saúde, órgão da ONU e está um pouco defasado no tempo mas, ainda assim, dá para se fazer uma projeção aos dias de hoje.



Por hoje é só. Fiquem com Deus e até amanhã!



FOME ZERO



Patricio Rubio



O presidente Lula lançou desde sua tomada de posse, um programa social com o demagógico nome de “Fome Zero”. O objetivo anunciado pelo programa é encomiável porém, a maneira de consegui-lo é equivocada e, provavelmente, aumente a fome. Vejamos: dar alimentos como esmola aos que têm fome, não soluciona nada. Nas mesmas fotos do Governo observam-se mulheres famintas e mal alimentadas com 4 ou mais filhos.



A primeira pergunta é: Por que a mulheres que não podem alimentar-se a si mesmas, se lhes permite ter tantos filhos? Outra questão importante é: Por que não pode alimentar-se a si mesma? Claro, não há empregos disponíveis para pessoas com as habilidade que elas têm, ou seja, que a educação que receberam foi péssima. Não lhes ensinaram a ganhar a vida. É óbvio que recebendo alimentos de brinde, não soluciona sua falta de educação, nem o problema da fome, pois quando deixar de receber os alimentos de presente, a fome voltará de novo.



Pede-se para resolver o problema da fome, ajuda dos países chamados “ricos”. Lá há dois problemas graves que não foram considerados. Esses problemas são o roubo de recursos por funcionários dos países “pobres”. No caso do Brasil, quantos funcionários de governos anteriores foram julgados e condenados por apropriar-se de dinheiro do governo? E do Governo de Lula, quantos foram julgados e condenados pelo mesmo? Em lugar de pedir esmola aos países ricos, soa muito mais lógico imitar as leis desses países que lhes têm permitido desenvolver-se.



Claro que para os comunistas isso soa como um anátema; eles, em lugar de aceitar a causa real do fracasso do comunismo, porque a economia marxista não funciona, agora atribuam a culpa do fracasso a quem adoravam antes, o criminoso Stalin.



Em lugar de deixar a educação livre e o Estado dá-la aos que não podem pagá-la, em todos esses países pobres as escolas são reguladas e os controles o faz o Estado. Como o roubo dos recursos públicos é comum em todos os países com fome, os que mandam se ocupam de que, através de a ou b, a Justiça não seja rápida, ativa e cega.



NOTÍCIAS ENCOBERTAS DO GOVERNO VENEZUELANO



Um grupo de 5 soldados venezuelanos e um engenheiro da PDVSA foram assassinados por um destacamento de irregulares colombianos. Segundo o Ministro da Defesa colombiano, foram membros das FARC. Como Chávez é amigo das FARC, o Ministro da Defesa venezuelano disse que “provavelmente” foram Paramilitares colombianos.



Parece que na Venezuela há 16 acampamentos da Guerrilha colombiana, onde se recuperam dos danos causados pelo Exército colombiano, e adestram os Guerrilheiros chavistas da Frente Bolivariana de Libertação (FBL) que, segundo Chávez não existem, porém que extraem comunicados na VEA, o jornal de Chávez.



OPOSIÇÃO... A QUEM?



O sabor amargo que deixou em todos nós o evento de 15-A, não é apenas produto do resultado fraudulento, mas também tem a ver com as dúvidas, acrescentadas ao longo destes últimos dias, que recaem na direção opositora. São muitas as perguntas sem respostas e muitas as ações e comportamentos que parecem não ajustar-se à verdadeira essência do que politicamente queremos fazer, e que é motivo de tanta controvérsia e a razão mesma de luta de tantos venezuelanos: derrotar uma tirania.



Já pouco importam as explicações sobre o porquê se aceitou, tão de boa-fé, acorrer a um processo que nasceu, cresceu e finalizou viciado. Sabemos de sobra o resultado obtido com as cedulações massivas, com a rápida nacionalização de milhares de estrangeiros, da aquisição de determinadas máquinas de votação e “caça digitais” sem processo de licitação e controle de nenhum organismo, da migração intencional de votantes para centros de votação de difícil acesso, e paremos de contar. Isso telegrafava claramente a intenção do regime e os resultados que cabia esperar. Todavia, apesar de todos estes indícios, a atitude do governo e a grosseira interferência do CNE, obstinadamente se insistiu em negociar antes de confrontar de uma vez, o modelo totalitário que pretende impor-se.



Insolitamente, insiste-se em continuar atuando de acordo com os interesses oficialistas, alegando-se que é para manter espaços democráticos? Isto é insólito porque já faz tempo que na Venezuela o conceito de democracia deixou de ter o significado com o qual nos identificamos. Nos assombra observar uma choradeira permanente que em nada contribui para dar saída ao problema. Voltamos a dar espaços e tratar de colocar de novo dentro da situação, da qual saíram rápida e com assombroso alívio para eles, a OEA e o Centro Carter, que demonstraram sobejamente, o que tinham vindo fazer em nosso país.



O importante agora é reconhecer que a revolução Chavista não teve escrúpulos em utilizar qualquer argúcia para manter o poder e continuarão fazendo. Entretanto, reforçam a matriz de opinião internacional do caráter democrático do governo e para isso gastam grandes quantidades de dinheiro fazendo propaganda, pagando anúncios, contratando lobbistas e enviando representantes especiais a quase todos os continentes. Porém, para complementar sua argumentação também necessitam de uma oposição. Isso sim, uma que atue de acordo com os interesses governamentais e não ponha em risco a consolidação revolucionária. Lamentavelmente, esse caminho o tomou a direção opositora, fazendo a cama ao regime para que se legitime internacionalmente e fazer parecer nossos reclamos e luta pela liberdade e democracia, como um tropicalíssimo próprio destes países e de gente que resiste a perder seus privilégios.



Ninguém deve duvidar de que o regime utilizará os mesmos ou outros mecanismos de fraude nas próximas eleições regionais para ganhar, apesar do que dizem agora as pesquisas.



Já se demonstrou a eles mesmo e a nós, o que podem fazer. Impõe-se, então, assumir uma atitude séria, de confrontação e deixar de uma vez por todas de fazer o jogo do Governo



28 de setembro de 2004.

Enrique Medina Gómez

General de Divisão do Exército



Fonte: www.gentiuno.com



OMS: CUBA É O PAÍS DA AMÉRICA LATINA COM MAIOR ÍNDICE DE SUICÍDIOS



Em 1996 tiraram a própria vida, na Ilha, 2.015 pessoas. Delas, 703 tinham entre 25 e 44 anos e 241 eram jovens com idades entre 15 e 24 anos.



Cuba é o país da América Latina com maior índice de suicídios, revelou um informe da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado esta semana.



“Na América Latina Cuba destaca-se em primeiro lugar, com uma alta taxa de suicídio, em segundo lugar o Brasil e a Colômbia em terceiro lugar”, disse Jesús Ramón Gómez, psicólogo e diretor da Fundação Amor à Vida, uma Organização Não Governamental colombiana dedicada à prevenção do suicídio, informou a BBC.



Não obstante, a OMS – uma agência das Nações Unidas – afirma que a América Latina é uma das regiões com taxas mais baixas de suicídio. O mesmo ocorre em países muçulmanos e alguns asiáticos; os índices mais altos registram-se no Leste Europeu.



Quanto à Ilha, os últimos dados que o informe recolhe são do ano de 1996, quando 2.015 pessoas tiraram a própria vida. A maioria delas (1.354) era homens e 241, jovens entre 15 e 24 anos. A cifra mais alta dos suicídios registrados em 1996 (370), correspondeu a pessoas entre 35 e 34 anos. A este grupo seguiu-se o das idades compreendidas entre 35 e 44 anos (333) e a este, o dos maiores de 75 anos (289).



O informe da OMS incluiu tabelas sobre o comportamento da taxa de suicídios em Cuba entre 1963 e 1996. No primeiro ano, a taxa foi de 10.2 po cada 100.000 habitantes. No último, a cifra havia subido para 18.3. O pior ano dos assinalados no documento foi 1992, com uma taxa de 21.3 suicídios por cada 100.000 habitantes; seguiu-se 1995, com 20.3.



Segundo a OMS, a cada 40 segundos alguém tira a própria vida no mundo. Os suicídios são quase a metade de todas as mortes violentas que se produzem e estão acima dos homicídios e as mortes em guerras. “Falar de suicídio acima de três para cada 100.000 habitantes, deveria ser um fator que acendesse todos os alarmes sociais”, disse Jesús Ramón Gómez à BBC.



O experts têm alertado sobre o fato de que para cada suicídio que se concretiza, podem até produzir-se 20 tentativas falidas que provocam lesões, hospitalizações e traumas emocionais. O responsável pela área de transtornos mentais e cerebrais da OMS, José Bertolote, afirmou que, se se considera este dado, alguém tenta suicidar-se a cada segundo.



Em nível mundial, o suicídio representa 1.4% da carga de morbidade e seus efeitos psicológicos e econômicos repercutem fortemente e por longo empo no entorno da vítima. Bertolote explicou que, contrariamente ao que muitos pensam, a pobreza não é um fator de risco em si mesma, senão que são bem mais circunstâncias como a perda do emprego, e a conseqüente deterioração do nível de vida as que levam as pessoas à depressão, a perder sua auto-estima e o desejo de viver. “O suicídio não é inveitável, pois a maioria das pessoas que o tentam, na realidade não desejam morrer, senão, poder viver como querem”, comentou por sua parte o presidente da Associação Internacional para a prevenção do Suicídio, Lars Mehjum, segundo citou EFE.



Mehlum sublinhou a importância da prevenção médica e de tratamento preventivo nos casos de depressão que podem conduzir a tentativas de suicídio.



Fonte: NetforCuba International - www.netforcuba.org



Traduções: G. Salgueiro





Nenhum comentário: