segunda-feira, 2 de agosto de 2004

O Notalatina ficou a semana passada quase toda sem atualização, devido a problemas técnicos com o provedor e com o meu micro. Peço desculpas a todos pela involuntariedade desta lacuna, quando tantas coisas importantes, sérias e graves aconteceram.



Hoje iniciamos com uma gravíssima denúncia vinda da infernal ilha-cárcere, a respeito do desaparecimento de um preso de político - Normando Hernández González -, para o qual eu chamo a atenção e peço a todos que puderem, com veemência, que denunciem mais este crime (este sim, inafiançável!) do abutre do Caribe, o abominável monstro Fidel Castro. Será que os “adoradoras” desta besta sangrenta não se envergonham, nem sentem pesar suas consciências em viver bajulando um assassino contumaz feito este abutre insepulto? Sinto náuseas e vergonha de pertencer à mesma nacionalidade desta gente que nos governa hoje e que “chora de emoção”, quando se refere a este mega criminoso.



O restante das notas referem-se todas à Venezuela, que fervilha entre trapaças, denúncias e a coragem daquele bravo povo que, se Deus quiser, há de enxotar a vassouradas aquele rato de esgoto que vendeu e destruiu a pátria de Bolívar.



Uma das maiores trapaças que se está gestando é em relação às seções de votação e os títulos eleitorais, que já denunciei aqui, mas hoje me chega a informação de que estão, no recadastramento, colocando pessoas para votarem em outra cidade que não a que residem, numa clara demonstração de impedir que elas deponham do governo este outro delinqüente, filhote de Fidel. Além disso, somente 50.000 dos 300.000 venezuelanos residentes no exterior foram habilitados a votar, tudo fruto de armações e trapaças urdidas pelo regime já denunciadas aqui, no Notalatina.



Há informações demais, cada uma mais grave do que a outra, o que dificulta enormemente o trabalho de eleição da pauta, mas creio que as notas de hoje dão o termômetro de como as coisas estão com a proximidade do RR. O Notalatina ficará alerta, durante todos estes dias que antecedem um dos momentos mais tensos e de importância histórica para a Venezuela e, se necessário, trazendo edições especiais, pois os jornais e meios de comunicação nacionais e estrangeiros NÃO ESTÃO INFORMANDO o que de fato está vivendo o povo venezuelano. Fiquem com Deus e até amanhã!



DESAPARECIDO NORMANDO HERNÁNDEZ GONZÁLEZ – PRISIONEIRO POLÍTICO CUBANO!



Miami, Flórida, 2 de agosto de 2004 - O jornalista independente e prisioneiro político cubano – NORMANDO HERNÁNDEZ GONZÁLEZ – cumpre hoje 90 dias desde que foi confinado em uma cela de castigo, por declarar-se um preso “plantado”, após ser golpeado e arrastado brutalmente por agentes da segurança do Estado. Desde o dia 12 do mês de maio, Normando não foi mais visto por nenhum familiar.



Esta situação alarmante foi denunciada no dia de hoje, através de uma conversa telefônica realizada com a esposa de Normando, Yarai Reyes, que acrescentou o seguinte:

1. Que agentes carcerários do regime castrista instaram os presos comuns a dar golpes em Normando e,

2. Que a última informação que tiveram de Normando foi no mês de maio, por meio de esposas de prisioneiros políticos cubanos que haviam visitado seus maridos na prisãi. Elas informaram a Yarai que tinham visto Normando caído em uma cama e com os olhos vidrados.



Junto a Normando se “plantaram” José Daniel Ferrer García, Diosdado González Marrero e Leonel Grave de Peralta, todos presioneiros políticos na prisão de Kilo 5 ½, da província de Pinar del Río. Todos eles – do mesmo modo que Normando - permanecem em celas de castigo, incomunicáveis, sem a devida atenção médica.



Fazemos um chamado urgente à comunidade internacional, aos governos democráticos, às instituições defensoras dos direitos humanos, aos meios de comunicação e às organizações para reclamar a comunicação imediata de Normando Hernández González, José Daniel Ferrer Gracía, Diosdado González Marrero e Leonel Grave de Peralta com seus familiares.



RESPONSABILIZAMOS O REGIME DO DITADOR FIDEL CASTRO POR SUAS VIDAS, E ALÇAMOS NOSSAS VOZES PELA LIBERDADE IMEDIATA E INCONDICIONAL DE TODOS OS PRISIONEIROS POLÍTICOS CUBANOS!



Fonte: www.marporcuba.org



NOTAS DO NELSON BOCARANDA SARDI



PLANO: Se Chávez ganhar em 15 de agosto já tem pronta a reforma da Constituição, para estender o mandato presidencial para 10 anos e eliminar o revocatório presidencial. Manteria os de governadores e prefeitos até colocar seus afetos e em seguida também os anularia. Fidel aconselha full chola!



CONFIDENCIAL: Um jovem esteve trabalhando até poucos dias com o grupo “informático” que é controlado por Diosdado Cabello. Horrorizado ao ver as tramóias que estão montando, decidiu renunciar com desculpa de que deveria voltar a trabalhar no interior do país. Está escondido, pois teme por sua vida. Fugazmente me relata o que viu. Anoto rápido e transcrevo suas angústias, tal qual me as vai disparando: As máquinas não têm memória suficiente; estarão em linha com o servidor. A empresa das máquinas entregou o código-fonte e o regime, através de seus experts em computação, pode programá-las. A informação de todos os centros passará pela rede comandada por ... Diosdado Cabello! A interceptação permitiria que o registro com data, hora exata e o valor do SIM ou NÃO, possa ser modificado de seu registro original, e assim ser “retransmitido” ao CNE.

PLANO V REPÚBLICA? Lhe pergunto: e o papelzinho com o registro do voto que a máquina nos dá, não lhes põe a perder esse plano? Como as impressoras de cada mesa imprimirão os resultados e lá se poderão ver quantos votos teve cada parte, a tramóia que se monta levaria a que as caixas possam ser trocadas em Forte Tiuna, ou nos transportes e trocadas por outras que teriam uma maioria de votos NÃO. O trabalho dos experts contratados tem sido o de formiguinhas, localizando em detalhe as máquinas, em cada uma das mesas. Os registros de votantes, tempo de translado de dados, vias para chegar à entrega e tudo o que faça falta para poder conseguir seu maléfico objetivo. “Você não imagina os detalhes que esta gente tem conseguido. Por isso fio uma ordem dada por Diosdado e respaldada pelo presidente Chávez, que tem visitado de madrugada os centros de onde isto se manipula na Infraestrutura, Palácio Blanco, Universidade Bolivariana e dois edifícios próximos ai CNE que não aceitou a chamada “auditoria quente”, pois assim se poderiam comprovar de imediato as discrepâncias entre a realidade da mesa e “os resultados virtuais que manejaria o comando de Maisanta”. O próprio García Carneiro, junto com uma meia dúzia de oficiais chavistas, participou de reuniões desse comando. Há vários cenários que, certamente, eles os têm cantado em público atribuindo-os a planos de fraude da oposição, que inclui demorar com as “caça digitais”. Introduzindo nas caixas uns papeizinhos impressos com o SIM e distribuídos anteriormente para que a data se enrede e se estabeleça a discrepância imediata, pagando a algumas milhares de pessoas com quatro cédulas para que votem em quatro locais diferentes e aos que se lhes pagarão até acima 100 mil bolívares por voto. Finaliza alertando sobre as linhas mortas que são do Governo, porém que é administrada pela CANTV, pois o Exército as está revisando todas e ele presume que estão montando algo...



Fonte: http://opinion.eluniversal.com



PROPÕEM CRIAR REDE DE TELEVISÃO INDEPENDENTE NA AMÉRICA LATINA



O escritor anglo-paquistanês, Tarik Alí, sugeriu ontem que os jornalistas da América Latina deveriam criar seu próprio canal de televisão, assim como no Oriente Médio os comunicadores dispõem da Al Jazeera, segundo informou a agência oficial Venpres.



“Na América Latina existem jornalistas com mente independente que não querem trabalhar para os meios de comunicação do Estado, porém tampouco querem ser criaturas das corporações privadas, e eles poderiam fazer um esforço para contratar um satélite que funcione para esta região e criar sua própria rede, à qual poderiam chamar Al Bolívar”, porpôs como convidado internacional em uma coletiva de imprensa ontem, do Comando Maisanta, na Sala 4 do Parque Central.



O encontro foi dirigido por Samuel Moncada, diretor de Relações Internacionais do Comando Maisanta, e também participaram como convidados especiais o escritor brasileiro Fernando Moraes, o bispo católico brasileiro, Dom Tomás Balduíno e o Pastor Ramos, da Igreja protestante.



Tarik Alí insistiu em que a região latino-americana necessita de uma rede como a Al Jazeera, que trabalha para todo o Oriente Médio. Relatou que “esta agência foi criada por antigos comunicadores árabes que trabalhavam na BBC de Londres e não quiseram continuar trabalhando lá”.



“A maioria da população árabe vê a Al Jazeera porque, inclusive, na BBC e na CNN as imagens são as mesmas e na referida televisão árabe se encontra outra perspectiva do mesmo evento. Isto é muito importante com a finalidade de que as pessoas possam pensar e os cidadãos devem ter opções para escolher”, destacou.



O restante dos convidados que participaram da coletiva de imprensa do Comando Maisanta concordou com Tarik Alí, a respeito do próximo Referendum Revocatório do mandato presidencial do próximo 15 de agosto, em que os meios de comunicação social que nitidamente têm-se referido ao presidente da República com muita hostilidade durante todo este tempo, agora terão que descrever sua vitória no dia da consulta eleitoral.(Como eles têm certeza disso? Dá o que pensar... G.S.)



Estes representantes internacionais também estiveram no domingo passado no programa Alô, Presidente! e ofereceram manifestações de apoio ao mandatário, que agradeceu o respaldo. “Uma verdaderia consci~encia se levanta por todas as partes do mundo: além de Chávez, há um projeto, um caminho, uma fé e um povo que ajuda a construir um caminho alternativo à globalização selvagem do capitalismo neo-liberal, à qual começou como uma campanha em São Paulo e percorreu o mundo inteiro dizendo, “se eu fosse venzuelano por um dia, votaria em Chávez no dia 15 de agosto”, disse o chefe do Estado.



O documento entregue ao presidente Chávez foi assinado por uma delegação brasileira encabeçada pelo Bispo Dom Tomás Balduíno e personalidades do mundo como o cantor catalão Manu Chao, o lingüista norte-americano Noam Chomsky e o escritor uruguaio Eduardo Galeano, os quais asseguraram que o Brasil e a Venezuela estão de novo unidos pelas bandeiras da verdadeira liberdade. As linhas do escrito reivindicam “o direito do povo venezuelano de decidir seu próprio destino”



Fonte: El Universal



MAIS OUTROS 5.000 CUBANOS CHEGAM À VENEZUELA



Agência France Presse – Caracas – Mais 5.057 preparadores desportivos cubanos reforçarão o programa de assistência sanitária “Bairro Adentro” que impulsiona o governo do presidente venezuelano Hugo Chávez, nas vilas miseráveis e zonas rurais do país.



Os preparadores terão como objetivo adestrar em zonas populares 20.000 venezuelanos, que buscarão “incorporar a três milhões de venezuelanos a práticas desportivas em todos os bairros do país”, declarou Chávez em Caracas.



O programa chamado “Bairro Adentro, Desportivo” prevê unir os preparadores físicos aos mais de 10.000 médicos que desde meados do ano de 2003 participam do plano sanitário em zonas onde não existem centros assistenciais.



Ambos os programas fazem parte das várias “missões” sociais promovidas pelo governo de Chávez, com a assistência de Havana, nos últimos dois anos, em matéria de alfabetização, saúde, agricultura e petróleo. Estes programas surgiram de um convênio de cooperação bilateral que estabelece o fornecimento de mais de 50.000 barris de cru à Cuba, em condições preferenciais, em troca de assistência técnica.



A ativação do programa desportivo se faz a menos de duas semanas de celebrar-se o Referendum Revocatório que decidirá a continuidade do mandatário no poder.



Fonte: www.netforcuba.org



Traduções: G. Salgueiro

Nenhum comentário: