quinta-feira, 26 de agosto de 2004

Na edição de hoje, não posso deixar de expressar a minha mais absoluta indignação e perplexidade ante certas coisas que estão acontecendo aqui no Brasil. Decididamente, este governicho comunista entendeu de rasgar a Constituição e reduzir as Leis à meras conveniências ideológicas do Partido-Estado.



Isto refere-se à primeira nota publicada hoje, retirada da revista Consultor Jurídico, que dá conta dos “conchavos” alinhavados pelo sr. Lula no Chile onde, em troca do apoio do presidente Ricardo Lagos à formação do Grupo de Amigos de Cuba, dava a extradição do criminoso e terrorista do MIR, Mauricio Norambuena, após sensibilizar-se com os apelos da militância chilena em sua visita àquele país por dois dias. De reles criminoso, terrorista e seqüestrador, este marginal passou a ser “preso político”.



Quero ressaltar duas “curiosidades” a respeito desde “caso”: a primeira delas é que a chancelaria brasileira impõe condições para extraditar o marginal, ferindo flagrantemente a soberania daquele país, quando impõe a comutação da pena de perpétua, para 30 anos. Nesse caso, pode e abole-se a tão propalada “soberania nacional”. E a outra, é que a sensibilidade presidencial e do governo brasileiro como um todo, só consegue se manifestar até às lágrimas, quando se trata de marginais, terroristas, criminosos e comunistas de um modo geral. Em sua visita a Cuba no ano passado, o Sr. Lula sequer quis saber da existência de presos políticos e muito menos interferir em favor dessas prisões arbitrárias, muitas delas por crimes forjados pelo aparato repressor do tirano ditador Castro.



As notícias de hoje interligam-se, pois todas têm relação com este ser abjeto, o assassino-em-chefe do Caribe, uma vez que ele continua, mesmo comido pelo câncer que não o leva deste mundo, dando todas as cartas na América Latina. Menos no Panamá, onde uma mulher guerreira mostra que nem todos são seus lacaios servis.



Não deixem de ler o que o sonho de liberdade é capaz de fazer com uma pessoa. Se a escravidão em Cuba não fosse coisa tão patente e clara, as pessoas não se arriscariam do modo que fazem, jogando com a própria vida, arriscando tudo para fugir daquele inferno. O exemplo que esta moça deu ao mundo, é a prova cabal disso que falo.



Amanhã o Notalatina traz mais notícias inéditas. Fiquem com Deus!



STF CONCEDE PEDIDO DE EXTRADIÇÃO A HERNÁNDEZ NORAMBUENA



O Supremo Tribunal Federal concedeu, nesta quinta-feira (26/8), o pedido de extradição de ,strong>Maurício Hernandez Norambuena. O Plenário do STF, no entanto, condicionou ao Chile o compromisso de comutar em pena de prisão temporária (máximo de 30 anos) a pena de prisão perpétua a que o chileno foi condenado por duas vezes em seu país de origem.



Norambuena teve prisão preventiva decretada pelo STF, em 2003, pelo seqüestro do publicitário Washington Olivetto. Ele também é acusado de participar do assassinato do senador Jaime Guzman, em 1991. O pedido de extradição foi feito pela embaixada do Chile ao Ministério das Relações Exteriores.



O Chile quer que ele responda também por associação criminosa terrorista e seqüestro de Cristián Edwards Del Rio. Segundo a missão diplomática chilena, as acusações estão em um único processo, pois foram acumulados.



Fonte: Revista Consultor Jurídico, 26 de agosto de 2004



PLANEJAM INCLUIR NA CARTA DEMOCRÁTICA, SANÇÕES A GRUPOS DA SOCIEDADE CIVIL



A sessão extraordinária da Organização dos Estados Americanos, na qual se debateu o Referendum Revocatório, serviu de marco para que o embaixador venezuelano ante o organismo, Jorge Valero, pedisse em nome do governo uma modificação na Carta Democrática para “considerar sua aplicação a atores diferentes ao governo que atentem contra as instituições”. Valero disse que “a nefasta experiência venezuelana” demonstra que “a democracia pode estar ameaçada” por organizações da sociedade civil que busquem desestabilizar os governos legitimamente constituídos.



Ele assegurou que a vitória do presidente Hugo Chávez na recente consulta popular, é uma mostra desta asseveração que – segundo lhe parece – cobra força pela resistência da oposições em reconhecer os resultados. Todavia, asseverou que o processo “reforçou a governabilidade democrática” e marca o início de “uma nova etapa do processo revolucionário para consolidar os ganhos sociais”.



Fonte: www.el-nacional.com



OS SOCIALISTAS VOLTAM A DEMONSTRAR QUE NÃO TÊM ESCRÚPULOS



Depois da Venezuela, para a qual convocou o Grupo de Amigos e o Haiti, ao qual enviou tropas a pedido dos Estados Unidos e da ONU, a diplomacia brasileira elegeu uma nova prioridade regional. Agora, o governo Lula quer trazer de volta aos foros políticos regionais o governo de castro, que está quase totalmente excluído dos sistemas de encontro político internacionais. Na semana passada em Brasília, o chanceler brasileiro Celso Amorim propôs – sem êxito – que os representantes dos 19 países do Grupo do Rio aprovassem uma resolução que recomenda a aproximação do governo de Cuba a esse foro regional. “O isolamento não é a melhor maneira de resolver as questões. Claro que não queremos intervir no processo interno de Cuba. Eles examinarão. Porem, se nós estamos interessados em mais democracia, em mais direitos humanos, a melhor maneira é ter diálogo”, disse Amorim.



Porém ontem, no Chile, Lula convenceu o presidente Ricardo Lagos de que subscrevesse esse pedido de diálogo com o governo de mais de quatro décadas de Fidel Castro. Que o Chile apoie a iniciativa brasileira para retomar o diálogo com Cuba, foi considerada pelo Brasil como um êxito diplomático e agora seus diplomatas se dedicarão a convencer o resto dos membros (principalmente países centro-americanos) de que Cuba deve formar parte da agenda do diálogo do Grupo do Rio.



Porém, para alguns resulta incompreensível esta iniciativa da diplomacia brasileira, como descreveu nesta segunda-feira o jornal O Estado de São Paulo em seu Editorial. “No caso do Grupo de Amigos da Venezuela, a ajuda diplomática tinha por finalidade apoiar as ações da OEA, para prevenir o pior em um país dividido ao meio porém, onde (apesar do populismo autoritário de Hugo Chávez) a democracia e a liberdade de expressão não haviam sido abolidas. Entretanto, em Cuba não existe nenhum conflito no qual se tenha que mediar em defesa da estabilidade democrática, a menos que se ratifique o cínico conceito castrista de democracia. E, com raras exceções, os críticos do “Comandante” estão presos o falam baixinho”.



Continua o editorial intitulado “Grupo de Amigos de quem?”: “Ao governo brasileiro lhe falta legitimidade para sugerir o grupo do qual falou (o chanceler) Amorim. Não só pela identificação histórica do PT com a revolução cubana traída por Fidel, nem tampouco pelo deslumbramento com seu regime manifestado por figuras como o ministro José Dirceu (inclusive pelas afinidades pessoais entre Lula e o companheiro a quem abraça com fervor sempre que o encontra). Trata-se bem mais do fato imperdoável de que Lula tenha se negado a receber, quando visitou Cuba, uma delegação do pacífico (e perseguido) Projeto Varela, que reivindica o que o PT sempre jurou defender: a liberdade de expressão, de associação, de trânsito e iniciativa, anistia e fim de prisões por motivos políticos, eleições livres e universais. Essa é a Cuba que necessita desesperadamente de amigos: para inimigos já tem com seus opressores”.



Muitos chilenos ainda não esqueceram que a intervenção massiva de pessoal cubano em postos chave no governo do presidente Salvador Allende, foi uma das causa que promoveram o golpe militar do General Augusto Pinochet.



Fonte: www.lavozdecubalibre.com



UMA CUBANA PEDE ASILO APÓS CHEGAR EM MIAMI EM UM CAIXÃO



Uma jovem cubana pediu asilo hoje às autoridades estadunidenses, após chegar de surpresa em Miami em um caixão, como uma encomenda.

“Nesse momento ela está sendo interrogada pelo serviço de Aduanas e Segurança Interior”, disse um porta-voz desse escritório federal que negou-se a identificar a mulher.



Empregados do serviço de entrega de equipamentos DHL disseram tratar-se de uma jovem de 20 anos. Os empregados se surpreenderam ao desembarcar o caixão que vinha procedente de Cuba, via Nassau, Bahamas. “De repente a caixa abriu-se e a jovem saiu correndo”, disse um empregado da DLH às televisões locais. O caixão, segundo tomadas da televisão local, não era muito grande. Tinha furos para que a mulher respirasse



A caixa foi embarcada na terça-feira em Cuba e chegou hoje em Miami. Esta é a segunda vez que se informa de alguém que utiliza este meio para buscar asilo nos Estados Unidos; há dois ou três anos outro jovem fez o mesmo, porém o avião onde carregaram a caixa não ia para os Estados Unidos. Depois de algumas horas ele entrou em pânico e saiu da embalagem em uma escala que o avião realizou em Honduras.



Advogados experientes em imigração disseram que a jovem receberá asilo pela lei “Pés secos e pés molhados”, acordada entre o presidente Clinton e Fidel Castro, que permite que os cubanos que chegarem ao solo americano recebam permissão para ficar, enquanto são devolvidos a seu país os que são interceptados no mar.



Não deixem de visitar este site: Cuba, la Tragedia interminable



Fonte: http://www.el-universal.com



“GENTE DEL SIGLO XXI” FELICITA A PRESIDENTA DO PANAMÁ



“Gente del Siglo XXI” Magazine Web felicita a Presidenta da República do Panamá, Srª Mireya Moscoso, pela demonstração de independência e soberania que deu, frente à descarada ingerência do tirano Fidel Castro, verdugo de Cuba, ao pretender obrigar a entrega de quatro combatentes cubanos, presos por caluniosas imputações de quem acumulou novelescos atentados contra sua vida, fraudulentos e ridículos, destinados a justificar uma tirania que tem banhado de sangue e lágrimas a nação cubana por quase meio século e lhe tem servido para justificar seus crimes e sua tenebrosa repressão.



Mireya Moscoso vem resultar no exemplo do valor e da dignidade da mulher latino-americana, que não se deixa subjugar por tiranos nem se presta a contentar seus truculentos desígnios. A ela e ao povo panamenho amante da Liberdade e da Democracia, nossa admiração, nosso respeito e solidariedade.



Brava, Mireya Moscoso! Mulheres como você, os exércitos resultam débeis e os tiranos se afogam em suas frustradas intenções repressivas e intervencionistas.



Comitê Editorial de Gente del Siglo XXI



Fonte: www.gentiuno.com



O GOVERNO DE FIDEL CASTRO DEVE 200 MILHÕES DE DÓLARES À ZONA FRANCA PANAMENHA



Usuários da Zona Livre de Cólon (ZLC), uma das principais da América no Atlântico, mostraram hoje preocupação pelos efeitos comerciais que possa ter o esfriamento das relações entre o Panamá e Cuba.



Digna Donado, ex-presidenta da ZLC, disse que Cuba deve à Zona Franca uns 200 milhões de dólares, ao comentar a decisão do governo panamenho de retirar na véspera seu embaixador em Havana, Abraham Bárcenas. Donado acrescentou que não foi possível ajudar a recuperar a dívida que se mantém em Cuba com empresas da ZLC e considerou necessário que não diminuam as transações com a ilha. A ex-presidenta da ZLC disse que os empresários panamenhos desejam que se mantenham as relações comerciais com Cuba, na esperança de que Castro pague a dívida.



A retirada do diplomata panamenho e a solicitação do retorno a seu país do embaixador cubano no Panamá, Carlos Zamora, efetuou-se depois que a presidenta Mireya Moscoso manifestou malestar por duas recentes notas da chancelaria cubana. A presidenta considerou desrespeitosa e uma intromissão que o governo cubano advertisse no final de semana que romperia relações diplomáticas com o Panamá, se Moscoso decidisse indultar o cubano Luis Posada Carriles e outros anti-castristas condenados em abril passado pela justiça panamenha.



Todavia, Moscoso, que deverá entregar o cargo em 1º de setembro próximo a Martín Torrijos, eleito nas eleições de 2 de maio passado, advertiu que a decisão de retirar seu embaixador não significa ainda uma ruptura das relações diplomáticas. O chanceler Harmodio Arias esclareceu que as relações comerciais entre os dois países se mantêm, apesar da dívida de castro. Arias também disse que informou ao embaixador de Cuba que se retirasse de seu país. “Creio que ele deve ir entre hoje ou amanhã”, acrescentou ao sair de uma reunião com Zamora. Os cubanos Posada Carriles e Gaspar Jiménez foram condenados a oito anos de prisão, enquanto que Guillermo Novo, Pedro Remón e César Matamoros a sete anos, em um julgamento iniciado em razão de denúncias do ditador Fidel Castro, sobre um suposto complô para assassiná-lo em novembro de 2000.



A denúncia de Castro foi formulada durante sua assistência à X Cúpula Iberoamericana de Chefes de Estado que realizou-se no Panamá. No mesmo processo, impôs-se uma pena de quatro anos de cárcere ao panamenho José Hurtado. Analistas políticos e econômicos estimam que o governo de Fidel Castro não pagará a dívida com o Panamá, independente do conflito diplomático. A dívida estrangeira do governo de Castro passa dos QUARENTA BILHÕES DE DÓLARES dos quais ele não paga sequer os juros. 200 milhões a mais ou a menos não têm importância para Castro, embora tenham para os comerciantes da Zona Franca. Há vários anos Castro deve 40 milhões a uma cooperativa pesqueira chilena que não pagou, apesar das tentativas pessoais dos pescadores que viajaram pessoalmente à Cuba para tal efeito.



Tomado de um informe de José F. Sanchez para La Nueva Cuba, segundo um cable da Agência de Imprensa Chinesa Xinhuanet, no Panamá.



Fonte: www.lavozdecubalibre.com



Traduções: G. Salgueiro





Nenhum comentário: