segunda-feira, 9 de agosto de 2004

É com imensa alegria que o Notalatina retoma sua atualização depois de quase um mês de instabilidades de toda ordem, cumprindo com o ofício de informar e denunciar os crimes cometidos silenciosamente em Cuba e em toda a América Latina.



Hoje iniciamos em Cuba, onde os prisioneiros políticos estão morrendo em condições infra-humanas, nas masmorras da ilha-cárcere e que o mundo propositalmente jamais ouve falar. Silenciar diante desses horrores é ser cúmplice com o monstro abjeto Fidel e suas intermináveis torturas físicas e psicológicas infligidas não a criminosos comuns, mas a pessoas boas, honradas e cujo único delito é o sonho de uma vida digna e humana em liberdade.



Há outra nota sobre Cuba, muito interessante para esclarecer a que e a quem servem os famosos “médicos cubanos”. Enquanto os desinformadores profissionais, não só brasileiros mas de todo o mundo comunista, vivem exaltando a excelência da “qualidade de vida e saúde” do povo cubano, os FATOS revelam o contrário: “médicos” só para exportação ou para os turistas que para lá acorrem, pois a população “a pé”, continua padecendo de ausência total desses profissionais, há desgraçados 45 anos. Já passa da hora desta farsa ser desmascarada...



E para finalizar a edição de hoje uma gravíssima denúncia sobre os planos sinistros do delinqüente Hugo Chávez e outros comentários referentes à Venezuela. Esta é uma semana bastante nervosa, pois os acontecimentos que antecedem o Referendum Revocatório a ser realizado no próximo domingo, não são nada alvissareiros, quando se tem na retaguarda governamental todo tipo de trapaças e tramas horrendas, capitaneadas desde Cuba.



Amanhã traremos mais informações sobre este processo histórico que se desenvolve na Venezuela e estaremos em estado de alerta permanente até o dia 15, inclusive. Fiquem com Deus e até amanhã!



ESTÃO MORRENDO HOMENS BONS, POR PENSAR DIFERENTE



Por Idolidia Darias Cárdenas



Um ano de torturas físicas e psíquicas são suficientes para reduzir o organismo do ser humano a nada. Isto o sabem muito bem os nazistas, os tiranos e os indivíduos que têm o poder absoluto nas mãos. Quem sofreu prisão de qualquer tipo em Cuba, ou quem visitou familiares nesses espaços de terror sabe muito bem do que estou falando; por isso, dizer e denunciar todos os dias que os irmãos da causa dos 75 que ainda permanecem em celas lacradas vão morrer rápido, é uma obrigação humana e moral dos que estamos fora das prisões castristas.



Nos obriga o sentido de dignidade dos que amamos a pátria, denunciar publicamente o que está sucedendo na ilha. Estão morrendo homens bons, honestos e valentes porque pensam diferente do tirano que os mandou encarcerar.



GUILLERMO FARIÑAS está inválido para sempre, porque sua luta a favor da democracia e da liberdade de Cuba encheu de ira e ódio a elite que impera na pátria de todos. ROBERTO DE MIRANDA ficou marcado para a eternidade com sofrimentos que declarou e acelerou sua prisão injusta, e sua família não pôde se recompor nem física, nem mentalmente, ao ver o pedagogo à beira do abismo várias vezes em um ano.



LEONARDO MIGUEL BRUZÓN vive com a vontade e a têmpera do guerreiro porém, seu organismo já está mutilado de uma possível velhice longa e saudável. LIBRADO LINARES foi reduzido a nada, expira, languidece porque desde o primeiro dia em que entrou na prisão, recebeu toda a fúria que lhe deu passagem à morte lenta, por desgaste físico e mental. MARGARITO BROCHE se debate agora entre a vida e a morte, pois as atitudes indobráveis dele na prisão, o fizeram ser devorado por todos os malefícios de mãos anônimas que o levaram a sofrer um enfarte.



A lista de nomes e a narração dos eventos do que tem sido para os prisioneiros da causa dos 75 e suas famílias neste último ano, têm que comover a humanidade e por sobre todas as coisas aos que na diáspora podem ajudar e que se saiba todos os dias o que está sucedendo em Cuba, com os melhores filhos de seu povo. Vamos todos agora pensar neles, em como ajudá-los, em como incidir em bloco fechado para que esta longa noite termine na pátria bela que nos sonhou Martí.



Parece um pouco impertinente o termo, porém obriga-me o compromisso com a terra-mãe: se todo aquele que gasta energias em manifestar-se contra as medidas aprovadas por Bush contra o governo de Castro utilizasse uma parte em pronunciar-se a favor de que libertem os presos políticos em Cuba, de que tenham liberdade de expressão e de que o povo conheça o que está se passando na realidade em seu país, as coisas seriam mais úteis e proveitosas.



E a vida de muitos homens e mulheres da oposição e dos “povos a pé”, como nos auto-denominamos mudaria, porque as trincheiras e as exigências mancomunadas pelo bem da humanidade nunca falharam, apesar das câmaras de gás, das torturas, dos fuzilamentos massivos do sangue dos que lutaram para que a nação tivesse liberdade e não um presidente ordenando fuzilar, encarcerar e eliminar homens e mulheres de pensamento democrático e liberal.



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: www.PayoLibre.com



MÉDICOS DA FAMÍLIA, FAMÍLIAS SEM MÉDICOS



Por René Montes de Oca Martija



Havana – Médicos da família para a Venezuela, famílias sem médicos em Cuba. Assim é, lamentavelmente, a realidade dos acontecimentos para os cubanos e especialmente para os residentes nos povoados de Coto, Culebrina, Las Delícias e Manduley, situados em Urbano Noris, na província de Holguín, na região oriental de Cuba.



As mães com crianças de colo têm que caminhar mais de 4 kilômetros para tentar que seus filhos recebam assistência médica, porém, apesar da extensa e esgotadora caminhada, na maioria das ocasiões não conseguem ser consultadas pela médica da saúde nessa zona, pois existe só uma doutora para os quatro povoados em referência, que estão bastante distantes um do outro e a médica tem que percorrê-los em uma bicicleta velha que apenas pode rodar, pelos desgastes mecânicos.



Tudo isso acontece na potência médica mundial de Castro e... dos turistas, certamente.



CAMPANHA CUBANA PELA LIBERDADE DE PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA



Fonte: www.PayoLibre.com



COMUNICADO URGENTE DA VENEZUELA – CONFIRMADO POR VÁRIAS FONTES



À MEDIDA EM QUE O CIRCULEMOS, MINIMIZAMOS A POSSIBILIDADE DE QUE EXECUTEM SEU PLANO, AO SE VEREM DESCOBERTOS!



Recebemos a informação de que o governo está preparando um atentado fictício contra Hugo Chávez, a fim de mandar para o espaço o Referendum Revocatório. Utilizariam gente que aparente ser da oposição, inflitrada e comprada, para azê-los declarar depois de detê-los. Vão fazer as pessoas acreditarem que o Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Ten. Cel. (Ex) Hugo Rafael Chávez Frias está muito mal e ferido no Hospital de Forte Tiuna, e o propósito é induzir seus malandros às ruas como em 13 e 14 de abril, e criar assim uma situação de caos que permita decretar o Estado de Comoção Interior, decreto que já têm redigido Carlos Escarrá e Fabián Chacón



Há pessoas entre eles que duvida da Operação, como o Ministro do Interior e Justiça, Gen. Lucas Rincón Romero, porém é o próprio Vice-presidente da Republica, José Vicente Rangel quem a auspicia pessoalmente, e insiste em que é um recurso infalível e que há que fazê-la a todo custo e nos próximos dias.



O chamam “Fênix”, pois pensam em uma vitimização real, pois está planejado ferí-lo de verdade, (embora que muito levemente) e ele sairia como a “Ave Fênix”, mostrando suas feridas e altamente repotencializado, e a oposição, finalmente, maltratada e desacreditada nacional e internacionalmente.



Têm prevista a cobertura internacional, com intervenção das emissoras de TV e as repetidoras de TV a cabo, de maneira que as imagens que saiam sejam só as suas... Ao atirador pagarão (talvez sejam dois, autor e cúmplice) uma quantia milionária bem grande, e além disso lhe darão toda classe de proteções, tipo/estilo João Goveia!



Depois disto virão as prisões dos autores intelectuais que implicarão, encabeçados por Enrique Mendoza, Leopoldo López, Henrique Capriles Radonsky, Pablo Medina e Andrés Velásquez, aos quais deterá pessoalmente o Ministro da Defesa, Gen. (Ex) Jorge García Carneiro e os mostrará ao povo como os responsáveis.



Fonte: www.VenezuelaNet.org



PLANOS “B” E “C” DO REGIME



Entendendo que o descalabro no Revocatório será ainda maior se o presidente se postula depois da eleição presidencial, o regime desfolha a margarida da violência. Porém, agora de um mundo que começa a dar voltas cada vez mais rápidas ao redor da atormentada cabeça de Hugo, e onde este estira os braços tentando tocar em algo sólido, não encontrando senão sombras e sorrisos amarelos e promessas de amor que lhe deixam as costas frias, e os cabelos em pé.



Enfrentando a crua realidade de que nem o querem nem o vão querer, e de que uma crescente maioria o odeia, Hugo se defronta agora com que ninguém vai acreditar se o CNE diz que ele ganhou, e que as bases construídas para suportar sua denúncia de fraude da oposição não suportam o peso da magnitude da diferença entre o SIM e o NÃO. A infiltração de 2.000 técnicos dentro da CANTV, o desdobramento de 5.000 antenas para captar e retransmitir cifras envenenadas, e as tentativas de torcer a realidade da vontade soberana não chegam a tanto.



O inflexível trabalho da Coordenadora Democrática desmontando um a um os obstáculos e trapaças de “Jorgito” e a realidade de que os observadores internacionais terminarão observando e informando, entorpecem seus planos, por dupla via, porque para sobreviver necessitará de mais recursos e gente, porém a realidade é que agora ele tem menos de ambas as coisas.



VIOLÊNCIA



Desesperado, gritando aos quatro ventos que vem uma trapaça opositora, um desconsolado Hugo – cujos quadros maníacos cada vez mais freqüentes e fortes são controláveis pela metade e só com o anti-psicótico Xyprexa – lança outra olhada cuidadosa ao cenário cru da violência.



Já têm distribuídas armas longas e curtas, explosivos plásticos, mísseis, bazucas e munições; têm as pessoas que se descrevem como “pátria ou morte” em todas as guarnições e, ao comando de todas as tropas, armas, tanques, aviões, helicópteros, navios e munições; levam tempo treinando civis e militares em como usá-los e como deslocar-se e operar; têm os amigos colombianos que estão se deslocando desde a fronteira até a capital em sua informal missão fronteira adentro; e têm bilhões investidos em equipamentos ultra-modernos de espionagem eletrônica, de maneira a controlar os movimentos inimigos.



Porém, o frio na espinha e a sensação na nuca lhe sussurram que algo não está bem: projetado originalmente como recurso principalmente psicológico para terminar de amedrontar a Cidadania, uma análise fria encontra agora insuficiente o disposto para a violência, com planos imaturos executados pela metade e com multiplicidade de falhas, erros e infidelidades. Fidel já está cansado de dizer-lhe que sua gente não serve, que seu povo não serve, que seus militares não servem, que assim não se pode fazer uma revolução. Tratou de escorá-lo, começando com pessoal de segurança, depois vieram os médicos, os educadores, os trabalhadores sociais, o pessoal de inteligência, os militares, todos necessários porque o diagnóstico era de que nem os venezuelanos servem para ser cubanos, nem Hugo serve para amoldá-los.



Suando frio, recorre à inconfrontável análise, gritando e rompendo tudo uma vez mas, outra manifestação do que intimamente sabe ser a frustração causada por sua própria incapacidade para converter em realidade as idéias de sua florida língua. Os ajudantes recolhem os pedaços rasgados, sua gente de confiança balbucia palavras para acalmá-lo e devolver-lhe a confiança, o psiquiatra lhe dá outra injeção milagrosa... “Acalma-te, Hugo; tudo estará bem. Te és um sobrevivente”.



Fonte: www.VenezuelaNet.org



Traduções: G. Salgueiro



Nenhum comentário: