segunda-feira, 23 de agosto de 2004

Amigos, o Notalatina de hoje sai com um atraso considerável mas os assuntos abordados certamente hão de compensar. A primeira notícia vem de Cuba mas, ao contrário de todo esse tempo de existência do blog, só contando desgraças, misérias, torturas e escravidão na ilha do terror, essa é uma informação bastante alvissareira. Os cubanos têm, a partir de agora, o sinal da TV MARTÍ liberado pelo presidente Bush, na ilha. Soube que o abutre ficou possesso, pois antes só ele, ou os kamaradas do Partido que possuem antena parabólica podiam acessar esse canal. Fico feliz por eles que agora vão poder ter um contato com o mundo civilizado e do século XXI, que eles desconhecem, absolutamente.



A outra nota vem do Panamá mas sobre um caso de passaportes falsos, concedidos pela ditadura cubana, onde está detida uma família de três pessoas. Oxalá, são espiões cubanos, fingindo-se de “família”... Há ainda a decepção dos governos comunistas que querem a todo custo incluir Cuba em reuniões de países livres. Vejam a declaração sórdida do embaixador da Venezuela que lembra as palavras do papa João Paulo II quando esteve em visita a Cuba. Esta gente distorce totalmente a realidade para que ela se encaixe nos seus propósitos. Para que os países componentes do Grupo do Rio aceitassem a inclusão de Cuba neste evento, ele lembra que o papa pediu que “o mundo se abrisse para Cuba e Cuba se abrisse para o mundo”. Muito bem, mas ABRA-SE Cuba primeiro, pois todos os outros países vivem em uma democracia e, um pouco mais um pouco menos, todos respeitam as liberdades individuais.



Finalmente, um artigo de Rafael M. Estévez desnuda as vestais Carter e Gaviria, em quem em muito má hora os venezuelanos confiaram como “observadores idôneos” para o Referendum do dia 15 de agosto. Esta gente, com o rabo bastante preso a compromissos com o Comunismo, apenas ratificou a MEGA, DESCARADA E GROSSEIRA FRAUDE, ajudando o bufão assassino a perpetuar-se no poder. Bem, amanhã tem mais. Fiquem com Deus!



TV MARTÍ GANHA SINAL EM CUBA



Com imensa emoção, toda a cidade de Sagua La Grande começou a receber o sinal da TV MARTÍ pelo canal 13 que hoje (22 de agosto) à tarde surpreendeu a toda a ilha com o início dos vôos do avião C-130 prometido pelo Presidente Geirge Bush. De todos os pontos da costa norte de Las Villas, recebe-se reportagens deste nítido sinal que agora dá outra alternativa à informação restrita do país.



Pela primeira vez, a população cubana pode ver e ouvir um canal de televisão alheio às transmissões governamentais. Reportagens de Cuba expressam a emoção com que o povo está recebendo estes sinais em várias cidades, desde Oriente até Pinar del Río



Fonte: lavozdecubalibre.com



GOVERNO CUBANO AUTORIZA SAÍDAS COM DESTINO FINAL AOS ESTADOS UNIDOS



Detida no Panamá uma família cubana que tentou viajar para os Estados Unidos com passaportes falsos. Como sua saída de Cuba havia sido autorizada pelo governo de Castro, lhe darão refúgio temporário.



As autoridade panamenhas admitiram uma solicitação de “refúgio” para uma família de três cubanos que foram retidos no aeroporto, quando tentavam viajar para os Estados Unidos com passaportes fraudulentos, provavelmente confeccionados em Cuba. As autoridades de migração anunciaram que pedirão ao Ministério Público que investigue o caso, por suposta relação com uma rede de tráfico de pessoas.



“Fomos notificados pelo Escritório Nacional para a Atenção a Refugiados (OMPAR) que eles encaminharam” para uma proteção humanitária no Panamá, disse ontem a diretora de Migração, Ilka de Barés, em uma coletiva de imprensa. O diretor do OMPAR, Harmodio Jiménez disse à Associated Press que a solicitação de “refúgio humanitário” foi “admitida”.



Os cubanos foram apreendidos por tentar viajar para os Estados Unidos com passaportes desse país falsos. Haviam chegado ao Panamá ao que parece, com seus documentos e vistos panamenhos legais e autorizada sua saída de Cuba pelo governo de Castro.



A família foi detida no Aeroporto Internacional de Tocumen, quando tentava tomar um vôo da COPA para Nova York, disse a diretora de Migração. Foram identificados como Fidel Rodríguez, Francisca Domingo e a menorSandra Rodríguez.



Barés disse que interporá uma denúncia ante o Ministério Público pelo delito de tráfico de pessoas, ante a “certeza” de que os bilhetes aéreos e tíquetes de viagem foram comprados e confeccionados no Panamá, existindo a possibilidade de que o governo cubano esteja envolvido neste tráfico humano para os Estados Unidos.



Fonte: lavozdecubalibre.com



O GRUPO DO RIO FECHA AS PORTAS A CASTRO, APESAR DOS ESFORÇOS DE LULA E KIRCHNER



Brasília (EFE) - A falta de liberdades políticas voltou a fechar à Cuba as portas do Grupo do Rio que arquivou ontem, ao encerrar sua XXIII Reunião de Chanceleres, a possibilidade de iniciar uma aproximação com o governo de Fidel Castro.



Na reunião, de menos de 24 horas, a Argentina, que assumirá no próximo ano a Secretaria Pro Tempore deste fórum de ajuste político, estabeleceu que era hora de abrir os braços a Cuba, único país latino-americano excluído desta plataforma.



O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, que na inauguração do encontro havia exposto estas intenções, disse hoje que a proposta havia fracassado, menos de 24 horas depois de haver sido formulada. “Há diferenças e as decisões neste fórum tomam-se por consenso. Não há consenso e este assunto foi deixado para outra oportunidade”, declarou o ministro brasileiro, em uma coletiva de imprensa, após o encerramento da reunião.



O sub-secretário de Assuntos latino-americanos da chancelaria argentina, Darío Pedro Alessandro, afirmou que ainiciativa teve “bastante adesão”, porém admitiu que chocou-se com “algumas oposições resistentes”. Segundo Amorim, “trata-se de um assunto ainda sensível”. O chanceler brasileiro pareceu referir-se às mesmas razões que, em 1988, levaram o Grupo do Rio a vetar um pedido de incorporação apresentado pelo governo cubano.



O Grupo do Rio foi conseqüência do Grupo de Contadoria, criado em 1983 pelo México, Colômbia, Panamá e Venezuela, para mediar entre os governos centro-americanos e as guerrilhas de esquerda que então recebiam apoio do regime de Fidel Castro. Fontes diplomáticas disseram hoje que entre os países opostos a entabular algum diálogo com Cuba havia “alguns centro-americanos”, aos quais se haveria somado o Uruguai, que em abril de 2002 rompeu suas relações diplomáticas com essa nação. Entre os que reconheceram que aderiam à proposta, estavam os chanceleres da Venezuela, Jesús Pérez e do Peru, Manuel Rodríguez Cuadros.



Pérez disse hoje que lhe parecia “excelente” a incorporação de Cuba, pela qual podia abordar o Grupo do Rio em função de sua “grande experiência” em planos sociais. O chanceler venezuelano acrescentou que a agora fracassada abertura para Cuba ia “no sentido do que disse o papa João Paulo II, quando falou da necessidade de que Cuba se abra para o mundo e o mundo se abra para Cuba”.



O ministro das Relações Exteriores do Peru também respaldou abertamente a proposta argentina e assinalou que seu país “via com muita simpatia” e até a considerava “imprescindível”



Durante a reunião de dois dias que conclui-se ontem, além de Cuba, que não figurava na agenda oficial, os chanceleres continuaram desenvolvendo a agenda estabelecida em Cuzco (Peru), durante a última Cúpula presidencial do grupo, em maio de 2003. Um dos assuntos fundamentais foi a possibilidade de continuar aplanando o caminho para uma nova arquitetura financeira que libere recursos para o investimento em infra-estrutura na América Latina. Rodríguez Cuadros explicou que as discussões centraram-se na modificação da contabilidade, para não considerar como gasto o investimento em infra-estrutura.



Fonte: lavozdecubalibre.com



CHÁVEZ JOGOU COM CARTAS MARCADAS



Por Rafael M. Estévez



O povo venezuelano não foi derrotado: foi enganado pelo rufião e ex-golpista de Miraflores, que se burlou do mesmo jogando com um baralho de cartas marcadas, com o aval do ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter e do ex-presidente da Colômbia e ex-Secretário da OEA, César Gaviria que, sem nenhum dos dois estar presentes na sala de contagem e verificar as máquinas de votação antes e/ou depois, deram o NÃO que Chávez necessitava para consolidar-se no poder.



Ao ver esta fraude, não em vão Simón Bolívar teve a visão futurística de como Chávez ia pisotear “La Gran Colombia”, quando disse em seu leito de morte disse: “Arei no mar”. A postura destes observadores é ianudita, porém, não nos surpreendeu a nós que recordamos de Jimmy Carter, não por seu Prêmio Nobel da Paz (dos Sepulcros), senão por forçar a saída do Xá do Irã, que exilou-se na ilha Contadora no Panamá. Atualmente o Irã é um país que protege os terroristas e está desenvolvendo um perigoso programa de armamento atômico.



Também quando disse ao sádico ditador romeno Nicolau Ceausescu: “Nossas metas são as mesmas: ter um justo sistema econômico e político... onde possamos melhorar os direitos humanos e a liberdade de nossa gente”. Em nosso Hemisfério, pediu por escrito a renúncia de Anastasio Somoza, em 1979, para que a matilha sandinistausurpasse o poder e destruísse o país, e ainda tem controle no Congresso da Nicarágua e nomearam inúmeros juízes que compartem uma justiça parcializada.



Não satisfeito em criar um caos político na Nicarágua, entregou o Canal do Panamá ao defunto Omar Torrijos, antes que o Congresso dos Estados Unidos o aprovasse. Embora atualmente o governo panamenho o administre, a maioria dos negócios estão sob a tutela de um governo forâneo. Não há que esquecer que, em 1980, permitiu ao tirano cubano o êxodo massivo Mariel-Key West, pelo qual vieram centenas de ladrões, assassinos e espiões. Não contente com isto, há apenas dez anos bastou a Carter peguntar a um empregado de um edifício se havia armas biológicas e químicas na ilha, e sem a ajuda de experts ou buscar nada, convocou a imprensa e disse que não as havia na ilha escrava. Incrível, não é verdade?



César Gaviria tem um eterno compromisso com o tirano cubano, por haver salvado a vida de seu irmão que estava seqüestrado pela narco-guerrilha colombiana anos atrás, e como bom irmão voou à Havana, para que o libertassem e o sátrapa o agradou. Além disso, o que fez seria com alguma condição? Isso o decidem os amáveis leitores!



Ambos são um um perigo ao tratar de arrumar os problemas que conduzem às democracias, porém sempre de uma maneira genuflexa e em favor dos inimigos da liberdade. Embora presidentes e digantários de muitos países tenham felicitado o eminente aluno do tirano cubano, aceitando os resultados manipulados do Referendum Revocatório, pouco a pouco, como a ponta de um iceberg, se vão conhecendo as fraudes eletrônicas que foram usadas para roubar do povo o direito de eleger seus governantes.



A indignação de milhões de venezuelanos reflete-se nas reuniões, programas de rádio e demonstrações que fazem, pacificamente, porém os chavistas, não satisfeitos com os assassinatos que cometeram com impunidade desde ponte Llaguno, novamente tingiram de sangue as ruas da Venezuela assassinando impunemente e à vista de todos sem esconder seus rostos, porque se presume que são agentes do tirano cubano importados para criar o caos, os que foram reconhecidos e que possivelmente já escaparam ou foram postos em liberdade por não se lhes ter confiscado as armas homicidas.



É conhecido de todos que os assassinos de ponte Llaguno foram presos e deixados em liberdade quando as autoridades judiciais chavistas alegaram que os vídeos em que se viam disparando nos manifestantes, não eram provas suficientes. Ao que parece, não se lhes via disparando em ninguém em particular, não se fez um exame de balística e comparação das balas nos adáveres com as armas dos assassinos, ou as balas eram de festim.



O ex-presidente do Equador, Abdalá Bucaram, que reside no Panamá, anunciou sua volta ao Equador e poderia alinhar-se com Chávez para estender a grande “Revolução Bolivariana”, porque Bucaram deseja continuar suas metas e o melhor, solicita a Chávez as máquinas tabuladoras, o programa e o perito que as programou, para ganhar a eleição no Equador.



Outro que congratulou-se ao ex-golpista por telefone foi Daniel Ortega e há rumoresde que também solicitou as máquinas e o sistema para ganhar as próximas eleições na Nicarágua, porém não pensa em devolver a casa confiscada desde 1979, embora perca as eleições. A tragédia que vive o povo venezuelano com esta mega fraude cibernética, deve-se a que a oposição confiou na boa-fé durante as extensas conversações e a mediação destes personagens que estão bem escorados pela esquerda, enquanto que o ex-golpista se preparou com tempo suficiente e jogou ao estilo dos rufiões fraudadores com um baralho de cartas marcadas, assestando um moderno golpe de estado sem balas.



Oxalá a Venezuela possa superar esta situação volátil sem mais prisões, perdas de vida e que recobre a liberdade roubada por um caipira que desconhece o que é a verdadeira democracia, e o demonstrou ao liderar em 4 de fevereiro de 1992 um arteiro golpe militar no qual se derramou muito sangue de inocentes.



Fonte: lavozdecubalibre.com



Traduções: G. Salgueiro





Nenhum comentário: