sexta-feira, 4 de junho de 2004

Ontem à noite, em cadeia nacional, o presidente Chávez anunciou que haveria o Referendum Revocatório. Segundo me conta um amigo venezuelano que assistiu o anúncio, Chávez falava desvairadamente, dizendo que a vitória do Reparo era “a Batalha de Santa Inês, uma batalha da desastrosa Guerra Federal que arruinou o país, e que a culpada era a ignorância generalizada que há na Venezuela e que uma das consignas era: - ‘matar a todo o que saiba ler e escrever”. Ele usava dois símbolos enquanto falava: um crucifixo e a espada de Bolívar.



Tanto quanto eu falei antes de sair o resultado do Reparo, de que alguma coisa não me cheirava bem na quietude e “aceitação pacífica” de Chávez, hoje pude ler no artigo escrito por Robert Alonso (veja nos próximos dias no Mídia Sem Máscara - que, aliás, pode ser acessado por aqui mesmo, através do banner) as mesmas suspeitas de que há algo estranho acontecendo e que só mais adiante vamos saber do que se trata realmente. Talvez, essa pseudo-aceitação de Chávez se deva ao fato de que havia dois observadores de peso (perante o mundo) – o ex-presidente Carter e o representante da OEA, Cesar Gaviria – e não compensava, naquele momento, pôr tudo a perder em um ato impensado de violência ou tentativa de fraude; deve haver algum trunfo guardado para o Referendum Revocatório em agosto...



Desde ontem que a agitação tomou conta das ruas de Caracas, tendo já havido duas mortes, sete carros queimados e a Prefeitura baleada, sem que as autoridades, que viram, fizessem nada para impedir ou prender os responsáveis. Chávez tem ainda um outro problema a enfrentar: o Art. 230 da Constituição Bolivariana só permite ao Presidente uma reeleição imediata, ou seja, se ele perder o Revocatório, estará fora do jogo em 2006.



Mas hoje há notícia também de Cuba, onde a ignomínia de um regime espúrio e criminoso mostra toda a sua fealdade, através da carta da esposa do preso de consciência Héctor Maseda Gutiérrez. Faço uma chamada ainda para este site http://www.lanuevacuba.com/archivo/hermanos.html, cujo título é ASESINOS PARA LA HISTORIA – HERMANOS AL RESCATE, uma homenagem aos 4 tripulantes do avião de serviço humanitário “Hermanos al Rescate” que foram covarde e barbaramente assassinados em 24 de fevereiro de 1996 pela tirania castrista.



Bem, como o Notalatina só tem edição até a sexta-feira, desejo a todos um feliz e benfazejo final-de-semana, com a certeza de nos encontrarmos de novo na semana que vem. Boa leitura e que Deus nos proteja e guarde a todos!



Continuam distúrbios no centro de Caracas



Caracas - Os distúrbios iniciados esta manhã (03.06) por simpatizantes do governo, em distintos pontos do centro de Caracas, continua.



Grande quantidade de pessoas estão aglomeradas na ponte Llaguno, a poucas quadras do Palácio Miraflores e dois ônibus teriam sido atravessados na avenida Baralt para obstaculizar o trânsito.



Em meio ao ambiente tenso que há na zona, os negócios da avenida Universidade e o centro comercial Metrocenter foram fechados. Nos arredores da sede da Radio Caracas Televisión, em Quinta Crespo, também estariam ocorrendo distúrbios.



Em sua página web, o canal confirmou que um grupo de adeptos ao oficialismo se postou nas portas de sua sede, cerca de 1 da tarde, para manifestar seu apoio ao presidente Chávez, “com suas típicas consignas revolucionárias e certamente, as agressões comuns às instalações da RCTV”.



Também se ficou sabendo que as instalações do diário “Así Es la Noticia” também estariam sendo assediadas por oficialistas, pelo que teriam sido evacuadas.



Por sua parte, o gerente geral de relações públicas do Metrô de Caracas, Ramón Rodríguez, explicou que o serviço de transporte funciona normalmente, embora dois acessos das estações Capitolio e El Silencio tenham sido fechados.



Fonte: NetforCuba International - http://www.netforcuba.org



TRIUNFOU A VONTADE DO POVO VENEZUELANO!



Fort Lauderdale, 03 de junho de 2004.



Na tarde de hoje, depois da revisão das assinaturas recebidas durante o processo de reparos, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) admitiu que o povo venezuelano havia completado o número de assinaturas necessárias, para convocar um Referendum Revocatório, contra o mandato do Presidente Hugo Chávez Frías.



A forte pressão internacional e a valentia do povo venezuelano, junto com a posição determinante do Bloco Democrático e o pronunciamento de suas Forças Armadas institucionalistas e constitucionalistas, foram os elementos que contribuíram para que este organismo eleitoral (CNE) se pronunciasse com os verdadeiros resultados, os quais conduzem irreversivelmente ao Referendum Revocatório.



Triunfou depois de uma feroz perseguição contra os líderes da oposição, de uma repressão sem limites contra o povo democrático, e da morte de muitos venezuelanos entre eles homens, mulheres e crianças, “o espírito democrático do povo do Libertador Simón Bolívar”.



A Fundação Americana Libertad y Democracia e o Bloco Democrático venezuelano, aplaudem a Fidalguia do bravo venezuelano e, em que pese a adversidade e a bestialidade como foram tratados por Chávez e seus milicianos castro-comunistas, souberam defender seus direitos, pondo o peito às balas dos traidores da democracia, porém sem inclinar a cabeça nem um segundo.



A FALD e o BD pedem à população venezuelana para manterem-se atentos e vigilantes às manobras do inimigo da democracia na América, para concluir o dia do Revocatório com uma vitória definitiva, contra o totalitarismo e contra a escravidão das liberdades civis.



Que viva a Venezuela em Liberdade e Democracia!



E que Deus bendiga a América!



Fundação Americana Liberdade e Democracia



Fonte: lavozdecubalibre.com



Testemunho de humilhações sofridas por esposa de prisioneiro político



William Navarrete – Associación por la Tercera Republica Cubana



Paris – Em comunicação telefônica do dia 2 de junho de 2004 com Laura Pollán Toledo, esposa do prisioneiro político cubano Héctor Maseda Gutiérrez, esta comunicou à ATREC que as esposas e familiares dos condenados durante a Primavera de 2003, desejam expressar sua gratidão a todos os que, de uma ou outra forma, as tem apoiado durante o tempo que seus esposos permanecem na prisão.



Pollán forma parte do grupo das Damas de Branco e se reúne junto a outras esposas e mães de prisioneiros políticos todos os domingos na igreja de Santa Rita, do bairro havanero de Miramar. Apesar do caráter pacífico e religioso desta reunião, informou que as autoridades cubanas não têm cessado em seu empenho de acossá-las e intimidá-las para que desistam de assistir a esta missa, depois da qual marcham vestidas de branco ao longo da Quinta Avenida.



Em seu caso, esclarece que desde que seu esposo (atual presidente do Partido Liberal Cubano) foi encarcerado, sob uma condenação de 20 anos que cumpre na prisão vilaclarenha de La Pendiente, só lhe foram autorizadas 5 visitas. Destas, duas corresponderam ao chamado “pavilhão conjugal”, termo utilizado pelo jargão carcerário cubano para denomiar o encontro íntimo entre um prisioneiro e sua esposa. “Durante os últimos pavilhões – afirma – muitas esposas, eu entre elas, fomos vítimas de humilhações físicas e psicológicas, pois tivemos que nos desnudar completamente diante das autoridades penitenciárias, antes de ingressar na cela de nossos esposos”.



“Além disso - acrescenta –, os alimentos que levamos aos nossos familiares presos são pesados rigorosamente, de modo que não nos permitem passar um grama a mais, com pleno conhecimento da péssima alimentação à qual eles são submetidos no cárcere”.



Todos os meses, na casa de Laura, em Neptuno nº 63, acontece um chá literário, em volta do qual se reúnem muitas esposas de condenados para ler seus poemas, cartas e outros escritos. O próximo chá terá lugar em 18 de junho, o mesmo dia em que, a milhares de kilômetros de Havana, na cidade francesa de Strassbourg, o Club de la Prensa apresentará o documentário “Primavera Cubana” e o último poemário de Raúl Rivero publicado na França pela Editora Gallimard, “Recuerdos olvidados”.



Informação cedida por: CAMPAÑA CUBANA POR LA LIBERTAD DE PRISIONEROS DE CONCIENCIA



Fonte:http://www.payolibre.com/presos.htm



Traduções: G. Salgueiro





Nenhum comentário: