quinta-feira, 24 de junho de 2004

Hoje trazemos quatro notícias, uma das quais copiada do Portal Terra, que não é do nosso costume mas que tem tudo a ver com a onda de ilusão em relação ao “capitalismo empreendedor” chinês. Uma das notas vem da Argentina, outra em relação a Cuba e a última da Colômbia.



O presidente da Argentina, o “ex” montonero Kirchner, vai visitar a China no próximo dia 28 e declarou com muita animação que deseja fazer da China o “seu terceiro sócio comercial”. Vai, como o Sr. da Silva, com um enorme séquito de babacas empresários, todos ávidos em fazer um “negócio da China”; se for como o caso da soja brasileira, logo esta animação dos países neo-comunistas vai se desmanchar, como sal na água. Posso estar enganada mas penso que há uma “orquestração” ou “ordem de Comando” para estas visitas à China; já notaram que todos os países neo-comunistas estão cruzando os mares em busca de “acordos comerciais”?



A nota sobre China mostra a perversidade do regime totalitário comunista, denunciado pelo grupo Repórteres Sem Fronteira que deixou o Ministro das Relações Exteriores da China, Zhang Qiyue muito irritadinho. Esta gente se acha no direito de praticar todo tipo de crimes e delitos mas, quando alguém denuncia, só falta aparecer uma auréola de santo em suas cabeças.



E um “socialista chileno” foi visitar Cuba e voltou em êxtase, mesmo admitindo que lá há ”terrorismo todo dia”. Essa gente é cínica ou intrinsecamente má, mesmo, pois o sujeito testemunha a miséria vivida pelo cubano comum e, obnubilado pelos efeitos da doutrinação e lavagem cerebral, ou porque aprova tais métodos “para os outros”, não consegue discernir que aquilo não pode ser a vida ideal para nenhum ser humano.



E, finalmente, um prefeito na Colômbia é capturado e preso em sua residência, sob a denúncia de ter ligações com os grupos terroristas para-militares de extrema-direita.



Bem, amigos, amanhã tem mais. Fiquem com Deus!



Kirchner quer que a China seja o “terceiro sócio comercial da Argentina”



Buenos Aires – O presidente Néstor Lirchner antecipou ontem que o objetivo de sua visita à China é converter esse país no “terceiro sócio comercial da Argentina”, depois do Mercosul e da União Européia. O chefe de Estado disse que tratará de “aprender” o processo de transformação aplicado pelo país oriental, para pôr em marcha uma economia de 1.400 bilhões de habitantes.



Kirchner se expressou nestes termos, em declarações formuladas à agência de notícias chinesa Xinhua, difundidas na Casa do Governo: “A Argentina vai tratar de aprender o processo transformador chinês, que tem tido muito êxito, porque pôr em marcha uma economia de 1.400 bilhões de habitantes não é uma tarefa fácil”, afirmou. Entretanto, a chancelaria informou através de um comunicado oficial que a visita de Estado que Kirchner realizará entre 28 de junho e 2 de julho, “constitui o reconhecimento do excelente estado das relações bilaterais, tanto na área política, como econômica e comercial”



Do mesmo modo, lembrou que a China é “um dos principais atores na cena internacional, já que conta com 20 por cento da população mundial, registra taxas de crescimento contínuas e transformou-se em uma poderosa entidade produtiva e principal destino de investimento interno direto”. Daí que o governo atribui “importância” à viagem que o presidente empreenderá com um bem nutrido grupo de empresários, representantes de câmaras de exportadores e da indústria ezeiteira, centro de exportações de cereais, Confederação Geral Econômica, Sociedade Rural e Associação Empresarial Argentina.



Fonte: www.seprin.com



China critica RSF por denunciar censura na Web



O Ministério chinês das Relações Exteriores classificou de "irresponsável" a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), por considerar a China a maior prisão do mundo para dissidentes de Internet, com 62 presos. "Não sabemos de onde vêm estas acusações, mas o grupo que as fez é um irresponsável", declarou hoje a porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, Zhang Qiyue, em entrevista coletiva.



O relatório anual do RSF, publicado na terça-feira, coloca a China no primeiro lugar do ranking de regimes ditatoriais por sua censura na Internet, seguida de longe por Vietnã (sete "ciberdissidentes" presos), Maldivas (três) e Síria (dois). Além disso, o RSF concedeu o prêmio "Ciberliberdade" em sua segunda edição ao chinês Huang Qi, preso no ano 2000 por publicar na rede artigos considerados subversivos por Pequim, e por isso condenado a cinco anos de prisão em 2003.



"Na China existem 80 milhões de usuários de Internet (segundo depois dos EUA, com 150 milhões), o que é uma boa amostra da liberdade em nosso país e demonstra o rápido desenvolvimento do setor da informação", acrescentou Zhang.



A China conta com um sofisticado sistema de controle por meio de um "arsenal tecnológico destinado a vigiar seus internautas, censurar os sites que incomodam e perseguir a "ciberdissidência", disse a RSF, cuja página eletrônica não pode ser acessada na China.



Segundo a própria agência oficial Xinhua, as autoridades chinesas fecharam mais de 16 mil cibercafés nos últimos três meses dentro de uma campanha destinada a "proteger a saúde mental dos 367 milhões de menores de idade".



Recebido por um socialista chileno, em visita a Cuba



Eu estive neste 1º de Maio de 2004 em Cuba e escutei Fidel, quando disse que estava pronto a defender com sua vida a Revolução Cubana! (Mas JAMAIS se expôs, ao contrário, tem 100 guarda-costas e mil olhos atentos à sua volta constantemente!).



O terrorismo é diário. Quando eu estava lá, envenenaram a farinha para fazer pão em Cienfuegos e morreu a família inteira de um restaurante caseiro, conhecidos como “paladares”. Um turista italiano morreu em Havana, vítima de um atentado terrorista. (E ainda assim, continua defendendo este regime genocida, infame e tirano, do qual ele foi testemunha ocular!).



Como socialista que sou, não me deixou de estremecer-me a declaração de Fidel, de defender com sua vida a Revolução. É algo emocionante ver os policiais abraçados com os civis, os negros tratando os brancos por “tu” e os doentes do mesmo modo tratando os médicos no hospital. (Para este idiota útil, tais cenas demonstram o pleno sentido de “igualdade” tão propalado pelo socialismo, entretanto, ele não percebeu que essa “fraternidade” se dava apenas entre os “kamaradas”. O cubano comum, que não se sujeita a este regime criminoso, o tratamento é bem outro!). Se vêem pobres, porém ninguém me pediu um centavo em Santa Clara. (Óbvio! Se a polícia, ou mesmo algum CDR flagra algum pobre pedindo esmola, seu destino já está traçado: cadeia!). Porém Cuba, assim mesmo, tem 12.000 médicos trabalhando no Terceiro Mundo. (Outra obviedade que o débil mental ou não sabe, ou faz questão de mentir: os tais médicos são Agentes a serviço da doutrinação comunista!).



Resumo: (feito por La Voz de Cuba Libre com um certo toque de ironia) Segundo este “chileno socialista” é perigoso para os turistas visitar Cuba porque “O terrorismo é diário”. A discriminação no Chile deve ser terrível, pois estava emocionado de “ver os policiais abraçados com os civis, os negros tratando os brancos por tu e os doentes tratando os médicos do mesmo modo no hospital”.



E enquanto médicos voluntários têm que ir a Cuba para fazer operações de olhos e ossos, os cubanos estão sem assistência médica nas províncias, devido a que as policlínicas estão fechadas por falta de médicos. “Cuba tem 12.000 médicos trabalhando em países do Terceiro Mundo”. Não somos nós que dizemos estas coisas; quem o diz, é um socialista chileno.



Obs. As notas entre parênteses, em itálico, são de minha autoria.



Fonte; lavozdecubalibre.com



Capturam um prefeito colombiano, por prováveis nexos com os “paras”



A Procuradoria Geral da Colômbia capturou hoje o prefeito da cidade de Cúcuta, Ramiro Suárez, acusado de ligações com os esquadrões para-militares de ultra-direita. A Procuradoria informou que o prefeito – o funcionário de mais alto grau preso por supostos vínculos com esses grupos armados ilegais – foi capturado em sua residência em Cúcuta, a capital do departamento do Norte de Santander, na fronteira com a Venezuela, 400 km. ao norte de Bogotá. Outras duas pessoas foram capturadas como parte da mesma operação e da mesma investigação que se relaciona com o assassinato de um advogado que trabalhou como assessor jurídico da prefeitura dessa cidade.



“Com surpresa recebo esta detenção para escutar-me na indagatória; eles terão suas razões, eu tenho minhas razões. Eu tenho a fronte erguida; o prefeito de Cúcuta não é nem um para-militar nem um guerrilheiro”, declarou Suárez, de 44 anos, a jornalistas depois de sua captura.



A prisão do funcionário produziu-se semanas depois de que meios da imprensa revelaram partes de uma investigação e gravações que sugerem nexos de Suárez com os esquadrões para-militares, grupos armados ilegais que combatem a guerrilha esquerdista em meio do conflito interno.



Esses esquadrões são acusados por organizações como a Anistia Internacional de cometer as piores violações aos direitos humanos, em meio à confrontação de quatro décadas, que deixa milhares de mortos ao ano e de contar com o apoio de alguns oficiais das Forças Armadas. Depois da captura, a casa e o gabinete do prefeito foram interditadas pelos investigadores da Procuradoria e da Polícia Judicial que apoiaram a operação.



Fonte: www.latercera.cl



Traduções: G. Salgueiro



Nenhum comentário: