domingo, 26 de janeiro de 2003

Nota explicativa: O material editado hoje devia ter sido veiculado ontem, mas, por problemas técnicos enfrentados constantemente, só pode ser divulgado hoje. O grande evento de que fala o segundo bloco de notícias, iniciou-se ontem e encerrou hoje. Agradece a compreensão dos leitores, Notalatina.



Os defensores chavistas, tanto na Venezuela quanto aqui no Brasil, insistem em querer acreditar nas mentiras pregadas pela propaganda oficial, de que suas marchas são mais numerosas do que as da Oposição e que todos os que ali se encontravam o fizeram por apoiar o regime insano e ditatorial do presidente Hugo Chávez.



Na última edição do Notalatina nós mostramos uma entrevista com um “militante”, vindo de uma cidade do interior do país, em que ele declara que a maioria dos que ali estavam, foram “trazidos” por Prefeitos e Governadores de várias cidades para fazer número. A maioria queria mesmo era conhecer a capital do país, de graça...



Hoje nós trazemos mais dados acerca da manipulação feita sistematicamente pela rede CNN Espanhol, com provas dessa mentira grosseira que ela tenta transmitir para o mundo. Quem estava lá viu e comprovou: os números divulgados por essa rede de televisão, são infinitamente menores do que o divulgado.



Mas hoje a oposição faz o seu movimento, como sempre, pacífico, alegre e o que mais nos chama a atenção é a quantidade exuberante das bandeiras venezuelanas que tremulam nas mãos dos defensores da liberdade, nas roupas, nos rostos orgulhosamente pintados, contrastando ferozmente com o movimento oficialista, onde só se viam bandeiras vermelhas com a cara do guerrilheiro “Che”, ou daquelas com a foice e o martelo. Lembrou-me do dia da posse do novo presidente do Brasil...



CNN ESPANHOL MANIPULA DADOS PARA FINGIR UM APOIO QUE CHÁVEZ NÃO TEM



A manifestação do dia 23 teve a intenção de mostrar um apoio a Chávez, que ele não tem. A grande maioria das informações provenientes do exterior, às quais, salvo honrosas exceções, (BBC NEWS é uma justa e balanceada) não dizem a verdade do que se passou em Caracas com esta nova fraude de Chávez. Menção a parte merece novamente a atitude pouco profissional e parcialidade da CNN: http://cnnespanhol.com/2003/americas/01/23/chavez.demonstracion/index.html



Com relação às dimensões da mesma, a qual foi ABSOLUTAMENTE FALSEADA PELA CNN quando disse ”Cerca de 5 milhões de pessoas participaram da demonstração”. Disse um congressista: ”Estimações independentes sobre as dimensões da marcha não estiveram disponíveis”. Esta é a única menção de tamanho; não fizeram nenhuma outra das muitas estimativas que foram dadas publicamente (?). Em uma posição muito mais real, o El Clarín, da Argentina, publica: “Algumas mídias estrangeiras estimaram que mais de trezentas mil pessoas se juntaram à marcha”. http://www.clarin.com/diario/hoy/i-02501.htm. Vejamos outra opinião: “Segundo os cálculos de Alejandro Freites, representante do grupo Cronica, à concentração da Avenida Bolívar acorreram 108 mil pessoas. Destas, mais de 58 mil vieram do interior em 620 ônibus. O resto, 50 mil pessoas, representa só 1,4% da população total de Caracas”. Os cálculos de Freites se baseiam em estimar 1,8 pessoas por cada metro quadrado. Suas estimativas indicam que a concentração se desenvolveu em uma superfície de 60 mil metros quadrados. http://www.eluniversal.com/2003/01/24/24102AA.chtml

Uma diferença de critério contundente, não? Para os caraquenhos a verdade estava em seus cartazes e na rua, pois eles conhecem as dimensões de nossa cidade. Os canais não oficiais às 6:00 PM estavam fazendo tomadas com suas próprias câmeras, do final da concentração, onde se observava claramente que a mesma NUNCA ENCHEU O ESPAÇO INDICADO, pois era possível observar claramente que só chegava até o Museu de Los Niños e foi nesse momento quando o Regime decidiu “encadear” os canais comerciais ao sinal do canal oficial, para que não víssemos o que acabo de lhes explicar. Está mais do que na cara que a convocatória jamais conseguiu convocar as mais de 300.000 pessoas que menciona o Diário Algentino. Quanto ao discurso, a CNN opina que o mesmo não foi violento, entretanto vejamos o que dizem os demais: Lamentou as “vítimas da campanha de guerra psicológica que esta oposição fascista tem lançado sobre eles, através dos quatro cavaleiros do Apocalipse”, referindo-se aos quatro meios de comunicação televisivos, em relação aos fortes rumores que circularam sobre saques. Porém Chávez assegura que se esta professia se houvesse cumprido, “a esta hora não haveria pedra sobre pedra no leste de Caracas”. http://www.unionradio.com.ve/noticias/nacionais/Notanac200312314142.htm



Aqui podemos observar DUAS grandes ameaças carregadas de violência verbal. A primeira contra os canais de televisão, os quais são constantemente postos na mira de ataque e não entendo como a CNN, que é um canal de notícias, se presta a este ataque contínuo de SEUS COLEGAS. Ah, claro! Ia me esquecendo de que a CNN está em the USA, onde existe Liberdade e Justiça e seus repórteres não devem sair para trabalhar com máscaras anti-gases e coletes à prova de bala como aqui!!!. A segunda ameaça é contra a classe média, obviamente, já que se refere a eles quando fala do “leste de Caracas”... É conveiente lembrar à oligarquia fascista e terrorista que o povo bolivariano está disposto a defender de qualquer modo sua revolução. http://www.elespectador.com/internacional/notal.htm. Me pergunto então, como é que a CNN se atreve a dizer que o discurso não foi violento? Ou melhor, que esperavam? Alguma execução pública, para ser considerado como violento, por estes repórteres da CNN??? Informo-lhes que já participei de ao menos 20 marchas e protestos na rua e definitivamente não sou oligarca, nem muito menos fascista nem terrorista, mas uma simples cidadã e mãe, preocupadíssima pela situação caótica deste país, e o engano que pretende fazer à comunidade internacional, muito similar, certamente, ao que no princípio mantinha internamente e que finalmente mais de 80% rechaça.



Por outro lado, os repórteres da CNN na televisão e em sua página web, “esqueceram” de mencionar algo fundamental, porém que foi tão óbvio que foi utilizado por outros profissionais estrangeiros: ”Para recurar a rua, que na capital estava nas mãos dos opositores, teve-se que trazer a Caracas a grande parte dos manifestantes (os organizadores falaram em um milhão de pessoas). Para o transporte de tantas pessoas mobilizou-se um grande aparato de apoio. Ante a escassez de combustível, utilizaram muitos ônibus que funcionam com gás; para os que utilizam gasolina ou óleo, abasteceu-se em dezenas de estações de serviço. http://www.lavanguardia.es/web/20030124/134513634.html. Esta foi a razão pela qual PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, a Oposição pode realizar 23 marchas no resto do país sem um só acidente, nem pedras, nem bombas já que os chavistas estavam todos em Caracas. Certamente, estas marchas NUNCA foram mencionadas pela CNN... Me pergunto por que?



Disso se conclui que o que supostamente se reflete como apoio a Chávez, é só produto de uma imensa operação do aparato do governo, que com o dinheiro dos contribuintes e contando com o respaldo logístico dos governadores, prefeitos e institutos nacionais e regionais, e com um deslocamento de segurança que envolveu a Guarda Nacional, Polícia Política, Polícia de Caracas, bombeiros e até a polícia judicial, conseguiram montar UM GRANDE SET DE TELEVISÃO PARA AS MÍDIAS INTERNACIONAIS, cuja principal protagonista foi a CNN. Lamentável, muito triste atuação desta emissora a qual cada dia mais perde seu nível de credibilidade. O Governo deu uma demonstração de força que não tem no País, ao fazer a primeira e única grande manifestação desde que no dia 2 de dezembro iniciou-se a parada, enquanto que só em Caracas a Oposição demonstrou mais de 20 vezes concentrações maiores, convocadas com apenas 12 horas de antecedência, sem ônibus, sem pagamentos para assistir, espontâneas.



Assim será a de amanhã, 25. Só esperamos que os profissionais da CNN, se existir algum, leiam essa nota e se coloquem com IMPARCIALIDADE JORNALÍSTICA, oferecendo ao mundo uma reportagem Justa e Equilibrada. Ninguém pede que inventem ou que nos apoiem a derrubar um caudilho que se mantém na base de ameaças e manejos judiciais, conseguindo a hegemonia pela via do controle das instituições, sem necessidade de dar um auto-golpe como fez Fujimore em 1992, embora isto implique que a Venezuela afundou num caos econômico, com queda do PIB, aumento explosivo do desemprego e aceleração do fechamento das empresa. Porém, tampouco aceitamos invenção e reportagens em mídias, simplesmente porque é pouco profisional e injusto.



Fonte: La Voz de Cuba Libre – www.lavozdecubalibre.com



OUTRA VEZ, O BRAVO POVO TOMA CARACAS



Sem ônibus, sem aviões, sem narco-guerrilheiros, sem cubanos castristas invasores, sem líbios, argelinos e iraquianos fura-greve, só com as multidões de patriotas que não permitirão que a Venezuela se converta em um satélite do feudo do tiranossauro caribenho.



Ali estão, centenas de milhares, em uma vigília preciosa que manterão desde as 11 da manhã do sábado 25 de janeiro, até as 11 da manhã do domingo 26 de janeiro. A autopista do Leste (Francisco Fajardo), que atravessa de leste a oeste a capital Venezuelana, vibra com fervor pátrio ante um formoso rio de gente decidida a não permitir a uns vândalos adonar-se da terra de Simón Bolívar, terra de homens e mulheres dignos que demonstram ao tropeiro e seus vândalos que aqui os únicos assustados são eles.



A medida que avançam as horas, mais e mais gente se soma aos demais. Já ocupam quase todos os espaços da importante autopista. No distribuidor Altamira um palco apresenta grupos folcóricos e, permanentemente, muitos líderes dirigem-se à multidão. O colorido é total, o riso franco, a esperança e bravura se dão as mãos. Bandeiras da Venezuela voltam a ondear. As palavras de ordem contra Chávez retumbam em Caracas. As pessoas se movem, caminham, dançam, riem... Se encontram, se abraçam, conversam alí onde passarão a noite... O ambiente, por momentos, parece um dia de praia, ou um acapamento coletivo. ESTA É A VENEZUELA, A INDÔMITA, A AGUERRIDA, A QUE NÃO DEIXAREMOS MATAR A LIBERDADE!



As palavras de ordem contra Chávez, retumbam em Caracas



Um dos assistentes nos disse, acompanhado de sua esposa e filhos: “Estamos aqui para tratar de recuperar a fé democrática congelada por este Governo. Aqui há fome, há necessidade e é pela solidariedade humana que queremos lutar”. Uma mulher do bravo povo, advogada de profissão, quer que se saiba que passará a noite a as noites que sejam necessárias “porque quero recuperar todos os poderes, que se respeite nossa Constituição (...) da vergonha do que fez o TSJ”.



Ali estão, cuidando de sua Pátria. Ali estão, sem que ninguém lhes pague para assistir, sem que ninguém lhes degrade embebedando-os para que dêem vivas a um tirano. Ali estão, impedindo que o verdugo de Cuba repita na Venezuela a tragédia do povo de José Martí.

Voluntariamente, 4 kilômetros da autopista Francisco Fajardo, estão cheios de POVO VALENTE. Um líder nos disse ”Hoje, aqui, nada mais que voluntariamente, a pé, com seus prórpios meios, sem empregar um só ônibus, enchemos 4 kilômetros desta autopista, com mais de um milhão de seres humanos, onde estão, desde Chacaito até os Ruíces, e quem não acredita que apareça”.



Sim, que apareçam e vejam este POVO GALHARDO, A ESTE POVO MAGNÍFICO LUTANDO SEM DESCANSO POR SUA DIGNIDADE.



Fonte: Mujeres del Tercer Milenio – Resenhou, Rebeca Levy



Nenhum comentário: