sábado, 26 de outubro de 2002

O Notalatina volta hoje com um artigo do Carlos Reis, inspirado e reflexivo. O tema que ia abordar era outro, mas preferi dar passagem a esse, pois, depois de amanhã, o Brasil nunca mais será o mesmo.



A partir de amanhã, não estaremos vivendo a “vitória da democracia” como vem apregoando toda a mídia e a massa ignara fazendo coro, mas estaremos entrando, com poucas chances de retorno, na “kali yuga”, no tempo das trevas. O povo assim quis, pois assim será...



TERROR



A mais importante transformação que um controle governamental amplo produz é de ordem psicológica, é uma alteração no caráter do povo. Isso constitui um processo necessariamente lento, que se estende não apenas por alguns anos, mas talvez por uma ou duas gerações.



Friederich Hayek, O Caminho da Servidão.



Chico Buarque de Holanda hoje é uma pálida sombra do grande artista criativo que foi. Sua poesia, sua melodia, sua até, para nós, inconveniente genialidade, hoje decaíram. Mudou o Chico? Ou mudou o Brasil? Ambos mudaram. Chico perdeu a inspiração, e pronto. Foi isso o que aconteceu. Vive até hoje do Ibope que deu há décadas. Era viciado em gases tóxicos, o que lhe dava extraordinária energia criativa. Mal comparando, era parecido com Gramsci, que encontrou no cárcere mal-cheiroso de Mussolini suficiente inspiração para orientar intelectualmente uma revolução e pô-la por escrito.



Hoje respiramos uma mistura atmosférica que alguns chamam liberdade ou democracia. Alguns não, a maioria. Esse ar que parece puro (já o foi muito mais) parece intoxicar negativamente criadores do tipo Chico Buarque. Mal comparando de novo, ele parece-se com aquelas bactérias anaeróbicas que morrem asfixiadas pelo oxigênio puro. O ar da liberdade é fatal para seres anaeróbicos antes tão fecundos e criativos.



Mas não é de Chico Buarque que quero falar, e sim de nós mesmos. Esse “nós mesmos” é exatamente isso: nós mesmos, aqueles que hoje, já respirando um ar crescentemente viciado, em plena democracia publicitária (Platão se espantaria com esta teatrocracia moderna!), estão a construir textos cada vez mais acurados e plenos de emocionada exatidão sobre o terror petista, pois que emoções se têm como sempre exatas, previsíveis, definidas, e limitadas pelo sentir humano, diferentemente do intelecto e da razão sempre dialeticamente infinitas. Isso é uma autocrítica. Eu mesmo me sinto, sem modéstias falsas, por favor, um desses autores dotados de absoluta acuidade sensorial e emocional, legitimamente compungido a detectar a ameaça terrorista totalitária.



Já temos até a primeira Tchecá petista real, um departamento chamado, talvez provisoriamente, “Grupo de Repressão a Atos de Intolerância”, GRAI, um assustador nome de uma nascente instituição criminosa partidária, embrião maligno já em atividade de algum departamento estatal. Ela já está se tornando para nós, pelo menos por enquanto, o paradigma do totalitarismo petista que ainda nem ascendeu ao poder.



Estou com aquele pressentimento que vêm aí textos e mais textos, artigos e mais artigos, de extraordinária criatividade culinária e literária, explorando as diversas dimensões humanas, mas especialmente a dimensão psicológica, todos revelando ao deserto brasileiro povoado de almas esvaziadas que marcham uniformemente, majoritariamente, as várias formas do horror, da censura, e da prepotência totalitária. Falaremos e escreveremos sobre psicologia, psiquiatria, biologia; falaremos e escreveremos sobre a alma humana inúmeras vezes, do indivíduo e seus mistérios, e de aberrações e bestialidades várias. Nossos assuntos se cingirão a revelar, ainda que de forma poética, as mais variadas formas do terror político, a mentira institucionalizada, a organização para o crime, e a violência estatal, a justiça postiça e seus tribunais “kangaroos”.



Depois de Cidade de Deus - obra-prima fascista eleita já no primeiro turno, o nosso Encouraçado Potenkim, e que por isso merece ser premiada com o Oscar do nosso tempo -, e que, mais do que a eleição de Lula, considero um marco importante e diagnóstico da psicopatologia brasileira, estaremos finalmente no ambiente intelectual alemão dos anos 20 e 30, de Fritz Lang e seus monstros, a Carl Schmitt e sua esfera única Sociedade-Estado. Daqui a dois meses estaremos vivendo a atmosfera orwelliana do Ministério da Verdade, a continuação do Ministério da Paz e do Amor da campanha eleitoral. Depois será a abundância e as estatísticas grandiosas do pai-Estado, gritantemente contrárias às imagens esquálidas de brasileiros famintos de pão e liberdade.



Estamos, “nós mesmos”, a ponto de realizar e inaugurar outro período histórico de resistência ao pensamento totalitário no campo da cultura e do pensamento, com a diferença que dessa vez faremos isso em plena guerra. E eu que sempre me lamentei de não ter vivido a época da Segunda Guerra Mundial, ou da ascensão do nacional-socialismo (!), de não ter podido viver aquele momento incrível de contradição intelectual e cegueira filosófica que concorreu para arrastar o mundo à violência coletivista. Terei agora a minha chance! Ah, meu Deus, quanto me falta Poesia, Filosofia e História, e as demais geometrias da natureza humana para lutar essa guerra



Carlos Reis





sexta-feira, 25 de outubro de 2002

O Notalatina de hoje traz uma denúncia e um documento, intrinsecamente ligados, mesmo correndo o risco de, após essa edição, ser “convidado” a encerrar suas atividades. Estou me referindo à CENSURA, já não velada, mas impressionantemente afoita e declarada, daqueles que bradam aos quatro ventos serem contra qualquer tipo de coisa que impeça a liberdade de expressão, que primam pela ética e pela moralidade e, no entanto, têm sido os verdadeiros cães-de-guarda da palavra alheia.



Como os leitores mais lúcidos já devem ter percebido, me refiro ao partido que hoje já se acha o dono do país e, com isso, num patrulhamento sem vergonha, ditar (ou decidir) o que as pessoas podem ou não podem falar.



O filósofo e jornalista Olavo de Carvalho foi ameçado de processo por ter denunciado as relações simbióticas do PT com as FARC e, para apagar as provas do que ele afirmava, foi retirado do site do Foro de São Paulo o link que dava acesso às “Resoluções”; esse “sumiço” foi denunciado ontem pelo clonunista Cláudio Humberto e comprovado por todos que se deram ao trabalho de verificar. Ao mesmo tempo, o autor do blog intitulado “Anti-Lula” (http://antilula.blogspot.com) foi intimado “para o seu bem”, a retirar seu site do ar. Isso sem contar a perseguição que sofreu a atriz Regina Duarte, o “cala-boca” que o sr. da Silva deu ao jornalista Boris Casoy e as perseguições e processos que sofrem os jornalistas gaúchos que não rezam pela cartilha vermelha.



Ontem eu me dei ao trabalho de pesquisar na grande rede e encontrei um “Pronunciamento do Foro de São Paulo”, do qual o candidato petista é sócio honorário e fundador, cujo teor demonstra claramente serem os membros de tal organização (Foro de São Paulo), solidários com a luta das FARC que transcrevo abaixo. O mais curioso entretanto, foi quando hoje, voltando a visitar a página das FARC (www.farc-ep.org) encontrei outra coisa no lugar dela, mesmo utilizando esse endereço que lhe pertencia até ontem. Igualmente foram retirados do ar, os links que levam a uma revista de propriedade dessa gang terrorista, intitulada “Resistência Nacional”.



Pronunciamento do Foro de São Paulo



PELA CONTINUIDADE DO DIÁLOGO NA COLÔMBIA



Em vista da interpretação das conversações e ante a iminência da retirada das FARC-EP da zona desmilitarizada, o Foro de São Paulo denuncia a ingerência da embaixada dos Estados Unidos, pressionando para que o Presidente Andrés Pastrana rompa definitivamente o processo de diálogo e inicie uma ofensiva militar na região.



Diante de tais evidências, fazemos um chamado a todos os que estão comprometidos com o processo de paz, e reiteramos a declaração do Foro de São Paulo, aprovada durante o X Encontro:



X Encontro do Foro de São Paulo



Resolução de condenação ao Plano Colômbia e de solidariedade com a luta do povo colombiano.



O X Encontro do Foro de São Paulo reunido de 4 à 7 de dezembro de 2001, em Havana, Cuba.



Considerando



A grave crise econômica, política e social que sofre o povo colombiano, produto das políticas desenvolvidas pelo Estado e seus diferentes governos, aplicando as imposições do Império e as receitas do Fundo Monetário Internacional FMI.



A justa e necessária luta de colombianas e colombianos por construir a sociedade que merecem em paz, com justiça social, dignidade e soberania.



O desenvolvimento de medidas imperiais como o Plano Colômbia e seu complemento, a Iniciativa Regional Andina, verdadeiros planos de guerra contra o povo colombiano, latino-americano e caribenho.



O terrorismo de Estado que segue assassinando a população civil inerme através de seus grupos paramilitares.



Resolve:



Apoiar e alentar os processos de diálogos desenvolvidos pelas FARC-EP e o ELN, em busca de soluções diferentes à guerra para a grave crise colombiana e o conflito social, político e armado, ficando à disposição na medida de nossas possibilidades e das necessidades dos processos.



Manifestar sua solidariedade e reconhecimento com a Frente Social e Política como expressão importante da organização de colombianos e colombianas, no desenvolvimento das lutas por seus direitos. (Grifo meu)



Repudiar e condenar novamente o Plano Colômbia e seu complemento a Iniciativa Regional Andina e organizar a resistência popular como parte da torrente de lutas contra a dominação neocolonial da qual fazem parte mega-projetos como a ALCA.



Manifestar publicamente como forças e movimentos políticos anti-imperialistas nossa defesa aos direitos de rebelião e auto-determinação dos povos do mundo, e rechaçar o qualificativo de terroristas para toda forma de resistência.



Ratificar a legitimidade, justeza e necessidade da luta das organizações colombianas e solidarizar-nos com elas.



Condenar energicamente o terrorismo de Estado e demandar castigo ao paramilitarismo e seus responsáveis materiais e intelectuais, nacionais e estrangeiros.(Grifos meus)



Reclamar o reconhecimento dos presos políticos e sindicais na Colômbia e exigir sua liberdade imediata. Pede o pleno exercício do direito à defesa e a aplicação urgente das recomendações da ONU para modificar as condições carcerárias de amontoamento, em contradição com as normas elementares da dignidade humana. (Grifo meu)



Nota: Não posso deixar de comentar esse último parágrafo, pelo cinismo expresso descaradamente. Não consigo sequer imaginar que o ditador Fidel Castro teve a cara de pau de assinar um documento desse, quando ele é o campeão em violação dos direitos mais elementares do ser humano, denunciado reiteradas vezes na Conferência de Genebra, da ONU; é o campeão em prisões arbitrárias e de torturas as mais hediondas inflingidas aos presos políticos cubanos; e campeão, também, na História da Humanidade, em quantidade de pessoas detidas sem julgamento, apodrecendo nos cárceres fétidos da ilha caribenha. Será que terroristas e assassinos cruéis, que explodem igrejas cheias de civis inocentes, inclusive mais de 50 crianças são mais humanos do que os que verdadeiramente querem a paz, o desenvolvimento e o respeito à liberdade e à vida humana?



quinta-feira, 24 de outubro de 2002

Notalatina - Edição Extraordinária



Fontes de inteira credibilidade acabam de nos informar que em uma clínica particular, em La Asuncion, Estado de Nueva Esparta (Ilha Margarita, Venezuela) tem um hóspede unusual, que chegou acompanhado de seu séquito de centenas de guarda-costas, assistentes e pessoal de serviço. Está sendo operado de urgência neste momento, por seu médico particular, o que significa que a citada instalação está sendo utilizada somente para dissimular a presença da pessoa em questão.



Trata-se do Primeiro Secretário do Partido Comunista de Cuba e Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros da República de Cuba, Comandante em Chefe das Forças Armadas Revolucionárias e Líder Máximo da Revolução Cubana, que, diga-se de passagem, destruiu o futuro, a vida e a nação toda dessa ilha caribenha...



De Miami e em exclusividade para La Voz de Cuba Libre, reportou Rafael Coutin

Fonte: lavozdecubalibre.com



Aviso: Por problemas técnicos, o Notalatina de ontem só pode ser editado agora. Pedimos desculpas, contando com a sua compreensão.



O Notalatina de hoje ia comentar a situação da Venezuela, onde as pessoas continuam na Praça Altamira pedindo a renúncia do presidente Hugo Chávez. Entretanto, uma carta do líder desse movimento, Alejandro Peña Esclusa, presidente da Fuerza Solidaria, escrita em 6 de outubro para o ditador Fidel Castro, abrirá essa edição, pela sua importância e seriedade. Há cinco anos esse homem adverte o perigo que seria o governo da Venezuela nas mãos de Chávez e niguém lhe deu a mais mínima importância; hoje, arrependidas da bobagem que fizeram, as pessoas vão às ruas tentar remediar essa situação caótica e desesperadora em que se encontra o país.



Outra coisa que também me chama a atenção é a cegueira, ou conivência, de certos setores da vida nacional brasileira. O mundo inteiro está cansado de saber que fazer negócio com Cuba é uma tremenda roubada (nos dois sentidos), pois o ditador não costuma honrar o compromisso de pagar a quem deve. Ontem me chegou uma notícia dando conta de que nos dias 21 e 22 de novembro acontecerá o 1º Salão de Tecnologias Cubanas, paralelo ao 7º Venture Forum, em São Paulo, claro. Os laços entre Brasil e Cuba cada dia se estreitam mais e as vocações para kamikazi vão se revelando... Mas isso você vai ficar sabendo depois da carta de Alejandro Peña Esclusa.



CARTA ABERTA A FIDEL CASTRO



Ordene a Chávez que renuncie!



Senhor



Fidel Castro



Sua intenção de apoderar-se da Venezuela por meio de Hugo Chávez, fracassou. O povo venezuelano, pelos princípios que o caracteriza e por sua identidade histórica, rechaça profundamente o modelo comunista que o senhor impôs a Cuba, e não permitirá que Chávez o ponha em prática em nosso país.



O povo venezuelano está decidido a levar a cabo uma façanha heróica que será lembrada pelas futuras gerações: uma ação multitudinária de desobediência civil, com respaldo militar, que deitará por terra o regime de Chávez.



Se o senhor resiste ao peso inelutável da realidade e ordena a Chávez lançar uma ofensiva armada com seus círculos paramilitares para tentar manter seu pupilo no poder, isso não mudará o resultado final; todavia, será pior para ele e para o senhor, posto que o povo venezuelano lhes cobrará o derramamento desnecessário de sangue inocente. Porém, se o senhor lhe ordena renunciar, ele sem dúvida o fará, e ambos se poupariam retaliações futuras.



Não creia o senhor que um possível triunfo eleitoral no Brasil, do seu sócio Lula da Silva, mude o acima exposto; primeiro, porque o curso dos acontecimentos na Venezuela já não se pode deter; e segundo, porque seu modelo comunista é inaplicável em qualquer das democracias latino-americanas.



Os venezuelanos responsabilizam o senhor por muitas intervenções inaceitáveis, desde as tenativas de apoderar-se de nosso país durante os anos 60, mediante a guerrilha marxista, até a violência política atual, que inclui o massacre do passado 11 de abril. Também o responsabilizam de haver-se apropriado de vultosos recursos financeiros do Estado venezuelano – facilitados por Chávez –, para financiar a expansão internacional de seu projeto político, em detrimento das urgentes necessidades nacionais.



Em que pese tudo isto, o povo venezuelano, de coração grande e generoso, não atuou até agora contra o senhor; entretanto, não lhe perdoará uma nova e injustificada tentativa de promover o enfrentamento entre irmãos, e reagirá com firmeza e determinação para acabar com a ameaça que o senhor e seu regime significam para todo o continente americano.



Fidel Castro: Ordene a Chávez que renuncie!



Alejandro Peña Esclusa



Carta publicada em 6 de outubro, na página D-3 do El Nacional



Postado em 23 de outubro de 2002.



BRASIL E CUBA JUNTOS NO FÓRUM INOVAR



Paralelamente ao 7º Venture Forum, que ocorre nos dias 21 e 22 de novembro em São Paulo, realizado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), acontecerá o 1º Salão de Tecnologias Cubanas. Seu objetivo é apresentar empresas e produtos desenvolvidos em Cuba a potenciais parceiros industriais e financeiros brasileiros. Estarão representadas empresas cubanas* ligadas às áreas de biotecnologia, telecomunicações e informática. A presença de Cuba é um dos resultados da visita do ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, àquele país.



Durante a viagem à Cuba, com representantes da FINEP, foi acertado o intercâmbio de pesquisadores e a organização de eventos para fortalecer os vínculos entre os centros de excelência dos dois países. O memorando de entendimento assinado com o governo cubano prevê o desenvolvimento conjunto de projetos de biotecnologia, de informática, de energia fóssil e renovável. Entre eles, a produção de energia elétrica a partir da gaseificação de resíduos da cana-de-açúcar.



Fonte: FINEP



* Por “empresas cubanas”, entenda-se os vários institutos de tecnologia pertencentes TODOS ao Estado, posto que na ilha do Dr. Castro a iniciativa privada inexiste, absolutamente.



Cabem ainda aqui alguns esclarecimentos acerca desses projetos, sobretudo no que diz respeito à Biotecnologia: estão fazendo nesses laboratórios cubanos experiências com armas biológicas, já divulgados aqui no Notalatina, na entrevista concedida pelo ornitólogo cubano Carlos Wotzkow. Com relação à produção de energia elétrica à partir da gaseificação de resíduos da cana-de-açúcar, por que essa tecnologia não é empregada na ilha, que sofre diariamente com os cortes de fornecimento e os apagões prolongados que tanto afligem seus cidadãos?

terça-feira, 22 de outubro de 2002

O Notalatina hoje dá uma recuada no tempo e vai até Cuba. O ano é 1998, quando pela terceira vez o Sr. da Silva foi beijar as mãos do seu guru, o monstro do Caribe, Fidel Castro. Em sua despedida, ele concedeu uma entrevista à imprensa e fez algumas declarações que espelham os ideais do seu partido e os seus próprios, que vale a pena conhecê-los.



Contrapondo-se à visão petista, sobre o modus vivendi dos cubanos sob o regime castro-comunista, o Notalatina dá a visão da cruel realidade, sob a ótica de um cubano residente na ilha, a realidade que ao mundo é negado saber e que o Sr. da Silva quer implantar no Brasil. Leia as duas “confissões”, vasculhe a sua consciência e veja se é esse regime que você quer ver implantado no seu país.



COBERTURA ESPECIAL DO NOTINET DE CUBA



Diante na imprensa nacional e internacional, o Sr. Luis Inácio Lula da Silva afirmou que os cubanos têm todo o direito de julgar os que tentaram eliminar fisicamente o presidente cubano Fidel Castro, expressando seu apoio à extradição do Panamá, do terrorista Luis Posada Carriles e seu grupo, por suas ações criminosas.



Nessa entrevista, Lula manifestou aos jornalistas sua admiração por Fidel, com quem teve conversas por várias horas, acrescentando que gostaria de ver na América Latina a mesma preocupação que o governo cubano tem por seu povo.



”Saio de Cuba com a alma limpa, convencido, uma vez mais, de que os cubanos estão certos. É importante saber que há países que resistem, e por isto levo a convicção de que temos que ser solidários com a Revolução Cubana”. Lula informou ainda, que ele e Fidel têm a mesma visão sobre o neoliberalismo, a globalização econômica e a necessidade de organizar a participação popular nos processos políticos latino-americanos.



Expressou, finalmente que ”gostaria que todos os povos da América Latina, tal como em Cuba, pusessem em prática medidas de atenção à infância, à saúde e a cooperação do governo com o povo”.



A VIDA EM CUBA



Você sabia que em Cuba a libreta de racionamento é calculada para 1.800 calorias, e que muitos produtos da libreta são puras fantasias e outros dependem da safra?



Você sabia que há 4 anos a libreta de racionamento era de 1.600 calorias, e houve uma epidemia de doenças mentais e crianças nascidas defeituosas, e que Fidel culpou a CIA de uma possível guerra biológica, e que a OMS (Organização Mundial de Saúde) detectou que era um problema de avitaminoses, por falta de vitaminas e proteínas no racionamento, e a OMS enviou cápsulas multivitamínicas à Cuba e o racionamento teve que aumentar para 1.800 calorias a libreta?



Você sabia que o camponês que sacrifique uma de suas vacas, bezerro ou boi para alimentar sua família, ou vender a carne vai preso por 5 anos?



Você sabia que em Cuba não se consegue, nem está incluído na libreta de racionamento o PAPEL HIGIÊNICO, SABONETE, ABSORVENTES HIGIÊNCIOS E LEITE PARA ADULTOS, entre outras coisas?



Você sabia que em Cuba está proibido ao cubano o acesso à Internet, que é delito que se castiga com prisão ler algo que o regime não permita, escutar rádio e ver televisão estrangeira, e que é delito opinar livremente, que os funcionários do Comitê de Defesa da Revolução, que funciona em cada quarteirão, levam um registro das atividades de todos os vizinhos e que você e sua família ver-se-iam muito mal se considerarem que vocês são suspeitos de não apoiar o sistema?



Você sabia que em Cuba as tubulações de água estão vencidas e decompostas e mais de 50% das residências não recebem água encanada, que a água, quando chega, é só por horas, e que os caminhões pipa só aparecem uma vez por semana para que as famílias encham seus tonéis?



Você sabia que a eletricidade só chega por horas, aonde chega, e que os apagões são constantes todos os dias, danificando os poucos aparelhos eletrodomésticos que ainda existem?



Você sabia que Fidel justifica sua revolução com seus supostos êxitos em saúde e educação, porém, você sabia que na saúde só ocupam, segundo as estatísticas mais recentes da OMS, o posto de 5º lugar na América Latina, atrás do Chile, Argentina, Uruguai entre outros, e apenas 2 postos antes da Venezuela, e que estamo no 7º lugar?



Você sabia que a educação em Cuba está atrás do Chile, Argentina, Uruguai e Costa Rica, segundo a UNESCO? Você pode verificar essas estatísticas da UNESCO e OMS pela Internet.



Você sabia que no convênio Cuba-USA assinado em razão da multiplicação de balseros, os Estados Unidos recebem anualmente de forma legal 22 mil cubanos, e que as listas da Seção de Interesses dos Estados Unidos em Havana têm registradas mais de 700 mil aspirantes a irem-se da ilha, apesar de que os que assinam pedindo para entrar na lista sofrem as piores represálias, são demitidos dos seus trabalhos, mandam os filhos às escolas especiais de reeducação revolucionária, etc.?



Você sabia, que apesar de tudo, quem tenha acesso a uma embarcação e consiga uma bússola, se lança ao “mar da felicidade”, fugindo daquele inferno?



Você sabia que Fidel usa como desculpa de seu tremendo fracasso o suposto bloqueio do imperialismo, quando seu Chanceler Pérez Roque se jacta de que Cuba tem relações comerciais com 115 países, e que recebe créditos preferenciais do Banco da União Européia, e que realmente o que se passa é que Cuba não tem nada que vender, nem com que pagar, que suas indústrias são muito atrasadas em tecnologia, com excessiva burocracia pelo enorme desemprego, dirigidas por líderes políticos e personagens fiéis à revolução em vez de uma Gerência Profissional, que são improdutivas e não podem competir internacionalmente?



Você sabia que Cuba não tem com que pagar à Venezuela o Crédito-Brinde petroleiro de Chávez, e o suposto pagamento é outro Empréstimo-Brinde de Chávez, enviando pacientes aos desmantelados hospitais havaneros, onde o equipamento é muito pobre porque Cuba não tem como pagar os avançados e modernos equipamentos dos “imperialistas”?



Sabia você que as Jineteras, prostitutas cubanas, são o mais moderno exemplo da nova moral revolucionária?



Por último, você sabia que Cuba é o último reduto de um sistema que foi derrubado a patadas pelo povo nos países da Europa Oriental, e que os habitantes desses países consideram que aquilo foi um pesadelo que não querem recordar jamais, e que os Partidos Comunistas envergonhados e desprezados mudaram de nome para enganar com outra máscara?



Convido aos Fidelo-Chavistas-Lulistas a que desmintam uma só coisa dita aqui.



É ISTO QUE VOCÊ QUER PARA O SEU PAÍS?



Fonte: www.lavozdecubalibre.com



segunda-feira, 21 de outubro de 2002

O dia hoje está cheio de notícias que nos deixam a todos apreensivos: a greve geral conclamada pelos opositores do presidente Hugo Chávez, a situação em Medellín, na Colômbia, ainda tensa com os ataques sistemáticos das FARC e aqui no Brasil, a expectativa com relação ao próximo domingo, do qual já começamos a contagem regressiva. Isso, sem falar em Cuba, que todo dia me chegam notícias escabrosas das violações aos mais elementares direitos humanos.



Com tantas notícias assim, resolvi divulgar uma matéria do jornal El Nuevo Herald, que dá conta do perigo que vem dos céus da Colômbia. A meu ver, é uma questão grave e que não deve ser desprezada, sobretudo quando sabemos das alianças fraternas que o PT mantém com esses criminosos, apesar do esforço que fazem não só em negar, como proibir que alguém mencione o que todo mundo já sabe. O que eu acho curioso é esssa contradição: se eles apoiam (e consta lá, no site do Foro de São Paulo para quem quiser ver) as FARC, acreditando que são pessoas decentes e honestas apenas com sede (e direitos!) de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, por que repreendem os que ousam perguntar sobre essa ligação tão íntima e solidária? Ou eles mentem para o eleitorado, ou traem seus parceiros negando seus laços. Eu só queria entender...



PERIGO DE TERROR AÉREO NA COLÔMBIA



Gonzalo Guillen



Enquanto os colombianos começam a perceber pela primeira vez a realidade da guerra urbana aberta, outra fase nova do conflito armado abre passagem com sinais de perigo iminente: o terrorismo por via aérea mediante o emprego de esquadras de helicópteros e aviões que têm constituídas as FARC e seus inimigos, os paramilitares de extrema direita, revelaram a El Nuevo Herald fontes da Força Aérea Colombiana (FAC) e analistas de inteligência militar europeus.



”Pelas informações recopiladas, há indícios que assinalam que as FARC da Colômbia estão com capacidade de utilizar as aeronaves que têm em seu poder, para futuros ataques contra instalações militares ou governamentais que representem um objetivo tático ou estratégico de importância”, advertiu Antonio Ferrara, diretor da companhia espanhola Análisis e Inteligência, que assessora em temas de alta segurança 40 companhias privadas ao redor do mundo e forças militares de várias nações.



O inspetor da FAC e ex-comandante de operações dessa arma, general Gonzalo Morales, explicou a El Nuevo Herald que as FARC têm em seu poder ao menos quatro helicópteros de capacidade média, que furtaram na Colômbia e países limítrofes, assim como um número indeterminado de aviões bimotores e monomotores, alguns dos quais funcionam amparados por empresas de fachada, dedicadas ao transporte aéreo privado. Um esquema que foi idealizado pelos cartéis do narcotráfico.



De acordo com Morales, mais de 80 por cento da geografia nacional é controlada por radares aeronáuticos e estratégicos terrestres, que permitem vigiar o espaço aéreo em forma horizontal. Entretanto, a Colômbia carece de naves-radar para fazer inspeções verticais, e essa circunstância é aproveitada pelos irregulares para fazer voar suas naves a alturas baixas, fora do alcance dos sistemas de observação existentes.



A firma Análisis e Inteligência concorda com o general Morales: “As FARC podem ter uns quatro helicópteros, a maioria da classe Bell 212. Não temos a menor dúvida de que pelo menos dois Bell encontram-se artilhados”.



”Também conseguimos confirmar que este grupo tem em seu poder uma série de aviõezinhos bimotor e monomotor que são utilizados em tarefas de logística, abastecimento de diversas frentes (de guerra) e deslocamento de comandantes desta organização. Além disso, estas aeronaves poderiam ser convertidas em bombardeiros em curto tempo ou poderiam utilizar como bombas (ar-terra) os botijões de gás doméstico recheados com explosivos que os rebeldes empregam em suas ações terrestres, com efeitos notavelmente destrutivos”, acrescentou Morales.



Os ataques de 11 de setembro de 2001 em Nova York e Washington, mostraram que o terrorismo por via aérea podia superar qualquer cálculo de segurança e, entretanto, as forças militares colombianas tiveram mais sorte que as norte-americanas ao ter conseguido recolher abundante informação prévia do que poderia ser um atentado em grande escala.



Por exemplo, em abril deste ano, bombardeiros das FAC destruíram em terra um aviãozinho Cessna 206 de bandeira venezuelana, carregada com explosivos enriquecidos que as FARC iam empregar para devastar as instalações da Brigada 18 do Exército, na cidade de Arauca, limítrofe com a Venezuela.



Foi a primeira vez na Colômbia que se soube de projetos criminosos aéreos iminentes e evitou-se o que podia ser “uma grande trajédia”, de acordo com o comandante da Segunda Divisão, general Martín Orlando Carreño.



No final de agosto passado, na mesma região de Arauca, o Exército reteve de uma bateria de cinco aeromodelos de um metro e meio de envergadura cada um, que estavam sendo carregados com explosivos para dirigí-los por controle remoto contra a Brigada 18.



Uma alta fonte de inteligência da FAC explicou a El Nuevo Herald que, entretanto, o emprego de aeromodelos explosivos está em etapa de experimentação e sabe-se que as FARC estão buscando sistemas de controle remoto com alcance de até três km. A Colômbia não conta com equipamentos “perturbadores de frequência” que poderiam neutralizá-los.



A mesma fonte revelou que em Bogotá a Polícia também encontrou um avião de aeromodelismo que ia ser dirigido do terraço de um edifício, para efetuar um ataque experimental com explosivos capazes de penetrar metais.



Durante este ano, os radares de controle de Bogotá detectaram três vôos clandestinos. Em um caso, caça-bombardeiros da FAC avistaram um bimotor que perdeu-se, voando para o sul da cidade, e nos outros dois acreditou-se que podia ter-se tratado somente de um vírus nos programas dos equipamentos de controle. Estas hipóteses, de acordo com a fonte de inteligência, não foram confirmadas.



Em dezembro de 2001, a Polícia confiscou em Bogotá um lança-foguete ar terra do tipo M-3, igual aos que utilizam os helicópteros estadunidenses de combate UH-1 Huey.



”Este lança-foguetes, com os conhecimentos adequados, pode ser instalado em qualquer das aeronaves que as FARC possuem, em especial no Bell 212 e junto com uma metralhadora Browing.50 converter um aparelho aéreo de uso civil no equivalente a uma nave artilhada, com capacidade para atacar qualquer alvo fixo ou móvel que se encontre em terra”, explicou Análisis e Inteligência.



A versão mais próxima a um equipamento deste tipo parece estar em poder dos paramilitares. Trata-se de um helicóptero, possivelmente um Bell 212. Está pintado com as cores e as insígnias da Polícia Nacional e é utilizado para apoiar tropas terrestres durante seus frequentes combates com as guerrilhas. Dele deram conta, entre outros, camponeses da região do vale do rio Cimitarra, no centro do país.



Carlos Castaño, chefe dos para-militares, sustenta que sua organização criminosa possui sete helicópteros, porém as autoridades consideram que não são mais do que quatro.



Em maio passado, a FAC destruiu perto da fronteira com o Panamá um Bell 212 artilhado dos paramilitares, e acredita-se que nessa facção ficou somente um com capacidade de fogo.



Os aviões médios das FARC e dos paramilitares voam constantemente transportando cocaína, principalmente para a América Central, e regressam carregados com armamentos e apetrechos que repartem em suas frentes de combate.



Um exemplo, entre muitos, pode ser um avião que em 13 de abril passado levou até Honduras 630 kg de cocaína e decolou de volta à Colômbia com uma provisão de 247 fuzis AK-47. Entretanto, despedaçou-se na zona de La Mosquitia e o arsenal ficou espalhado ao redor dos restos calcinados da aeronave.



Fonte: El Nuevo Herald



domingo, 20 de outubro de 2002

MEMÓRIAS, SONHOS, REFLEXÕES



Hoje eu resolvi escrever alguma coisa de minha, tomando emprestado do Mestre Jung esse título, que está muito longe de se assemelhar a uma de suas mais belas e brilhantes obras. Entretanto, presta-se muito bem ao que quero comentar.



Há dois dias venho recebendo de minhas fontes no exterior (latino-americano) uma carga de informações, todas muito graves, dando conta da preocupação desses correspondentes com a situação pela qual o Brasil passa, na iminência de eleger um governante que, malgrado toda a maquiagem, mudança repentina e oportunística de discurso e aparência indumentária, não nega porque não pode, por mais que tente, suas raízes comunistas, seu discurso autoritário, sua prática nefasta.



Quem me fala dos seus medos, mesmo não vivendo aqui, fala por ter sentido na carne o que é estar sob o jugo de um tirano, sob um regime que não deu certo em lugar nenhum do mundo onde foi implantado e onde a vida humana é tratada como reles objeto sem valor, propriedade do Estado, como tudo o mais que nele exista.



Então, me veio à memória a era do Plano Cruzado. Qualquer pessoa com mais de 30 anos poderá lembrar-se do que passamos, todos nós, no racionamento e nas imensas filas para comprar uma simples lata de leite. Lembro-me bem que naqueles tempos meu filho era pequeno e tomava muito leite, como é normal à alimentação de qualquer criança, e do sacrifício que eu tinha que fazer para adquirir apenas uma lata, tendo que chegar na fila às 5 horas da manhã para não perder o horário do trabalho. Nessa época tudo sumiu misteriosamente das prateleiras dos supermercados e quando encontrávamos o que comprar, eram filas enormes de produtos de uma só marca, geralmente ordinária ou de qualidade inferior ao que costumávamos comprar ou de fabricante desconhecido.



Quem não lembra dos “fiscais do Sarney”? Eram verdadeiros batalhões de donas-de-casa com tabelas e calculadoras nas mãos, a anotar e comparar preços, estampados em seus rostos um prazer quase sádico na delação, quando flagravam e apresentavam diante das câmeras de tv, humilhados gerentes de lojas e estabelecimentos comerciais “infringidores da lei”. Os preços eram tabelados pelo governo e quem descumprisse essa regra era exemplarmente punido, alguns até com prisão.



Tenho lido nos jornais que grande parte do empresariado depositou seu apoio ao candidato do PT, o partido que nega hoje, mas já afirmou em muitas ocasiões querer implantar no Brasil, o regime adotado em Cuba, ou seja, o castro-comunismo, inimigo da iniciativa privada e das liberdades individuais. Outras notícias me dão conta de que uma delegação de 23 empresários brasileiros estarão indo à Cuba, em princípios de novembro, firmar acordos comerciais com o ditador assassino da ilha-cácere. Essas pessoas parecem não ter memória, ou não têm noção precisa do que representam esses dois atos: o apoio à candidatura e o acordo comercial. O que vivemos na era do Plano Cruzado foi um modelo simplificado do socialismo, onde esses próprios empresários foram impedidos de praticar seus preços, estimulando a livre concorrência, onde o Estado regulava tudo, onde se criou a cultura da delação como virtude, onde o racionamento beirava o caos e onde a moeda nacional quase nada valia, tamanha era sua disparidade em relação ao dólar.



Em Cuba tudo é assim... Um dólar vale 28 pesos cubanos e só uma minoria privilegiada tem acesso a ele; a libreta de racionamento determina e quê e o quanto você pode comprar; há um fiscal em cada quarteirão (os CDR - Comitês de Defesa da Revolução, verdadeiros cães de caça) esquadrinhando toda a sua vida para, com o mesmo gozo daquelas donas-de-casa delatar o infrator. Será que alguém guarda boa lembrança daqueles tempos? Será que esses mesmos empresários que hoje escancaram os dentes para um ventríloco farsante, não lembram dos tempos dificeis que atravessaram com essa amostra grátis do modelo socialista? Será que é isso mesmo que pretendem ver implantado numa terra onde temos liberdade de expressar o pensamento, de ir e vir, de comprar o que queremos, de falar com quem quisermos? Eu nem chamo a atenção para exemplos da História Universal com seus monstros psicopatas como Lênin, Trotski, Mao, Pol Pot, Fidel ou mesmo Hitler, porque nem todas as pessoas a conhecem ou por elas serem apenas uma “idéia” não vivenciada do que são realmente, mas trago à lembrança uma vivência nossa, uma experiência ínfima mas que retrata uma realidade desagradável e que ninguém, em sã consciência, pode dizer que foi boa ou desejar tê-la de volta.



Continuando por esse exercício de giro mental, chego mais perto no tempo e leio as últimas notícias dos acontecimentos dramáticos que estão ocorrendo na vizinha Colômbia. Os narco-guerrilheiros das FARC, maior e mais antigo movimento guerrilheiro daquele país, vêm há três dias provocando o mais violento massacre na cidade de Medellín, desafiando a Polícia e as Forças Armadas, acuando pessoas mantendo-as prisioneiras em suas próprias casas, fazendo dezenas de vítimas. Volto ao candidato do PT e suas alianças com esse tipo de organização criminosa. O horizonte é sombrio e como tantas outras pessoas que não se deixaram contaminar pela falsa propaganda de “Lulinha paz e amor”, sinto medo, não por mim individualmente, mas por todos nós, pelo qua vai acontecer ao meu país. O que esse partido fez, nas cidades e estados onde teve oportunidade de dirigir, foi uma destruição sem termos de comparação. O melhor exemplo é o Rio Grande do Sul, hoje devastado, anárquico, doente e mendicante. A Venezuela está aí mostrando seu exemplo claro da insatisfação popular, com um governo que agiu do mesmo modo que vem agindo o candidato petista em sua campanha.



Na década de 80 a esquerda marxista venezuelana encabeçada por Douglas Bravo e alguns militares, tenta derrubar o governo através de um golpe, que no entanto fracassou. Nessa ocasião, Hugo Chávez Frias, então perencente à juventude comunista, ingressa nas Forças Armadas e prepara-se para dar continuidade a este plano. Em 92, já na patente de Ten. Cel. e com muitos homens sob o seu comando, Hugo Chávez tenta dar o golpe e, fracassando mais uma vez, é preso. Quando é libertado, começa a particpar do Foro de São Paulo, aquele mesmo criado por Fidel Castro e o Sr. Lula da Silva e desde então, começa a ser delineado o projeto de reconstrução na América Latina o que se perdeu na Europa Oriental, conforme palavras do próprio Fidel.



Em 98, diante do descontentamento geral da população com o governo vigente, Hugo Chávez, tal e qual o candidato petista brasileiro, num discurso populista e messiânico alcança a vitória nas urnas, de forma legítima e democrática. Hoje a população percebe o erro cometido e pede a renúncia do seu mandatário que, debochadamente e com o apoio do seu “padrinho” Fidel Castro, zomba do sofrimento do seu povo e nega-se a dar-lhes ouvidos. Sua resposta é a truculência nas atitudes e declarações, mas mais do que isso, ele não cede porque tem um compromisso firmado desde o Foro de São Paulo.



Prepara-se para amanhã uma greve geral nacional, cuja expectativa é de terror, não essa palavra tão desgastada e mal empregada pelas esquerdas nossas de cada dia, mas pressupõe-se que vá haver muita violência porque as Milícias Bolivarianas estão preparadas e já vêm ameaçando comerciantes com depredação de seus estabelecimentos, caso esses adiram à greve.



Diante disso tudo fica a minha reflexão: é isso que queremos para o nosso país? É isso que desejamos para o futuro dos nossos filhos, amigos e compatriotas? Até quando a população vai permanecer nesse sono letárgico, entregando-se docilmente às mãos dos seus próprios carrascos? Só o tempo dirá, mas haverá muito choro e ranger de dentes...



O Notalatina abre um parênteses sobre o tema que vinha abordando – guerrilhas e tensões na Venezuela e Colômbia -, por considerar essa carta do nosso parceiro Carlos Reis bastante pertinente e, de certo modo, relacionada com o tema ora abordado, mesmo tendo sido escrita em junho deste ano. Como diz meu amigo Martim, “tudo se conecta”.



Texto originalmente dirigido ao Jornalista Cláudio Brito da RBS Porto Alegre

“OCUPAÇÃO SOCIAL”



Temos que denunciar esse passo à sociedade!



27/06/2002



Venho acompanhando o pensamento do prezado Jornalista no episódio do Estado de Defesa. Concordo também com sua aplicação e o vejo como imperioso diante do que passarei a expor e para a qual eu pediria a sua atenção.



Temos que denunciar à opinião pública brasileira que as esquerdas revolucionárias, ajudadas pela incompetência e omissão cúmplice dos governos, estão a desenvolver no país um processo de consolidação do crime organizado ligando-o a facções criminosas alimentadas pelo narcotráfico. Tal consolidação, entretanto, que necessitou preliminarmente que o povo se familiarizasse com o crime e por ele manifestasse já indiferença, para não dizer desesperança e temor, vista a banalização da violência produzida pela repetição impune de crimes e mais crimes, e pela campanha de desmoralização das forças públicas, está em vias de completar-se.



O processo agora se ultima através da estratégia da “ocupação social” dos morros cariocas e outros redutos do crime, expressão usada pela Gov. do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, do PT, e repetida por grupos de “defesa” de direitos humanos. Isso, entretanto, não passa de solerte e astucioso subterfúgio, em utilização na Colômbia, México, Peru, Palestina, para se dar tempo à instalação de organizações revolucionárias no poder enquanto se entabulam “conversações”, “diálogos” e “entendimentos” com o crime. Esta estratégia visa a dar status de estado a grupos criminosos pretensamente a-ideológicos e a-políticos preservando-os da erradicação in limine pelas forças da lei, o que seria o desejo da esmagadora maioria do povo brasileiro!



Uma notícia de O Globo de 16/6/2002 dá conta que somente agora, nesses dias, a ONU resolveu reconsiderar a sua posição de não reconhecer como terroristas as Farcs colombianas e grupos notórios como o Hesbolah e o Hamas! Tardiamente, como se vê! Alegava essa instituição internacional que tal reconhecimento não se aplicava a grupos em “discussão” e “entendimentos”com os respectivos governos. Nutridos por esse extraordinário habeas corpus tais entidades vinham se comportando aberta e protegidamente a salvo da repressão governamental contra a qual não faltaram os ingentes esforços dos pacifistas ongueiros de plantão. Não seria demasia acrescentar que muitos desses grupos terroristas recebem subvenções internacionais dessas mesmas entidades a títulos diversos.



Resta lembrar que essa estratégia é tanto mais vitoriosa quanto mais perdurar a situação caótica, que urdida pacientemente nos últimos anos, agora no Brasil alcança o seu limiar se valendo da inépcia e da hipocrisia governante. Urge, portanto, compreendê-la, para depois denunciá-la à opinião pública.



As razões para assim se pensar advém de sobejas provas da escalada do socialismo internacionalista de múltipos matizes, mas que no Brasil, entretanto, não abdicou da revolução como se atesta das inúmeras incursões contra o Estado de direito e o desrespeito às liberdades individuais e aos direitos consignados na Constituição Federal, e ainda mais, se consubstancia por uma estranha simpatia e condescendência ao crime por parte de quem justamente deveria ser o seu principal óbice, o estado repressor. Tal regime, em vias de instalação em todo o país, não se cansa de mostrar-se simpático e aliado a grupos guerrilheiros colombianos e venezuelanos, contando para isso com a inércia e a inépcia de nossas autoridades, atraindo para as nossas fronteiras desguarnecidas o calor das revoluções sangrentas de inspiração leninista, fazendo o tão equilibrado e ponderado ex-ministro Brossard temer por aquilo que chamou de colombianização do Brasil.



Carlos Reis