sábado, 5 de outubro de 2002

NOTALATINA EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA



As FARC voltam a cometer assassinatos, sem dó nem piedade e muito menos motivo que justifique, se é que há argumentos para justificar um crime. É bom lembrar que isso poderá nos acontecer num futuro muito próximo.



Farc assassinam vereador e funcionária pública na Colômbia



Sábado, 5 de outubro de 2002, 18h48



http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,5502,OI57439-EI317,00.html



O vereador do município colombiano de San Luis José Daniel Ceballos e a funcionária da Secretaria municipal de Saúde María Magdalena Cuervo Duque foram assassinados hoje com vários disparos por supostos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), informaram as autoridades.



Uma fonte policial disse que o veículo no qual viajavam as vítimas foi interceptado pelos supostos rebeldes das Farc perto desse município, no departamento de Antioquia, noroeste do país.



A polícia disse que os assassinos são membros da IX, frente das Farc que atua nessa região.





O Notalatina volta a falar de um tema já comentado noutras oportunidades, e voltarei sempre que novas barbaridades me cheguem ao conhecimento. Trata-se da situação dos presos de consciência (como os cubanos opositores ao regime castrista denominam os presos políticos).



Essas notícias são propositalmente colocadas aqui neste espaço, porque não há nenhum interesse da mídia nacional em que elas sejam divulgadas. Peço ao leitor que julgue por si próprio o contrasenso e a hipocrisia reinante entre aqueles defensores dos “direitos humanos” de narco-traficantes, terroristas, marginais da pior espécie, e que, entretanto, fecham os olhos e calam num silêncio cúmplice, endeusando o monstro Fidel Castro e seu criminoso regime, autor de todas essas atrocidades.



Essa semana eu denunciei o caso de um cidadão que foi preso, por portar dentro da bolsa, cópia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Hoje, mostro a situação inumana dos que permanecem presos nos cárceres cubanos.



Isso você não vai ver publicado em jornal nenhum do Brasil.



REPÓRTER INDEPENDENTE PERDE VISÃO POR ENCARCERAMENTO EM CONDIÇÕES INUMANAS



CIEGO DE ÁVILA, 2 de outubro (Mirley Delgado, APLA – www.cubanet.org) O jornalista independente cubano Léxter Téllez Castro está perdendo a visão do olho direito, como resultado das condições inumanas com que a polícia política o mantém fechado no cárcere provincial de Canaleta, situado na província Ciego de Ávila.



Téllez, diretor da Agência de Imprensa Livre Avilenha (APLA), está isolado em um local que contraria as Regras Mínimas para o Tratamento dos Reclusos, do tratado da ONU que regula o tratamento e as condições humanas em que os Estados devem manter encarcerados os prisioneiros.



“As condições de isolamento em que me disseram que se encontra Téllez, podem influir e agravar sua situação. Sobretudo a cela, pintada de branco com pouca claridade solar e pouca ventilação”, manifestou a especialista Alicia García, que recordou que na infância, o jornalista perdeu parcialmente a visão do olho direito em consequência de um descolamento traumático da retina, o qual, em sua opinião, é um antecedente a ser levado em conta.



Ao confinamento em condições inumanas, a perda da visão e a negação ao direito de assistência médica, soma-se que a alimentação que Téllez e o resto dos reclusos de Canaleta recebem, não cobre as necessidades básicas de um ser humano.



Recentemente Téllez expressou à sua mãe, Hildelisa Castro Campos, que a visão fica turva por alguns momentos. Além disso, o repórter informou sobre a perda da visão ao oficial da polícia política que se identifica como José, o qual disse que acompanha o caso de Téllez, porém até o momento nem ele nem os funcionários carcerários procuraram o devido auxílio médico.



Téllez, tanto quanto o repórter do Colegio de Jornalistas Independentes de Camagüey, Carlos Brizuela Yera, foi preso em 4 de março do presente ano, enquanto cobria a notícia de um grupo de ativistas que efetuaram um protesto pacífico em frente ao hospital provincial de Ciego de Ávila, onde atendiam o jornalista Jesús Álvarez Castillo, quando agentes do Ministério do Interior o golpearam.



Léxter Téllez Castro, 27 anos, dentro de dois dias completará sete meses de prisão, sem que o tenham julgado e poderá ser condenado a vários anos de prisão, segundo as acusações de desacato à figura do governante Fidel Castro, desordem pública, resistência e desobediência, apresentados pela promotoria de Ciego de Ávila contra ele, Brizuela e os oito ativistas que desde esse dia estão encarcerados em diferentes penitenciárias do país.



Repórteres Sem Fronteiras e a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) se pronunciaram a favor da liberação de Téllez. Desconhece-se, entretanto, quando e onde ele será julgado.



NEGAM AUXÍLIO MÉDICO PARA CASTIGAR PRESOS POLÍTICOS



HAVANA, 2 de outubro (Ernesto Roque – www.cubanet.org) – A negação de auxílio médico como procedimento para castigar a vários presos políticos encarcerados na penitenciária Combinado del Este, situada na cidade de Havana, é denunciada pelo prisioneiro de consciência Francisco Chaviano González.



Em carta recolhida clandestinamente do Combinado del Este, cópia da qual encontra-se em poder deste repórter, Chaviano expressa: “Venho há dois meses com dor de ouvidos e não me levam a um especialista. Só me forneceram alguns antibióticos, que se acabam rapidamente, pelo qual a infecção volta a atacar-me. A assistência médica foi-se reduzindo progressivamente e há mais de três anos me negam a possibilidade de realizar um eletrocardiograma indicado pelos médicos”.



Em outra parte de seu escrito Chaviano assinala: “Tampouco me operaram de um tumor que pode ser canceroso, o qual é uma prática que as autoridades carcerárias nos acrescentam, para aumentar nosso sofrimento”.



Em Combinado del Este encontra-se o Hospital Nacional de Reclusos, entidade na qual supostamente a Direção Nacional de Cárceres e Prisões do Ministério do Interior de Cuba deveria atender a todos os reclusos do país que necessitem de provas diagnósticas, consultas ou tratamento que se requeira para assegurar-lhes a saúde.



Também se denuncia no informe de Chaviano que os presos políticos Rafael Ibarra Roque, presidente do Partido Democrático 30 de Novembro Frank País e Camilo Pérez Villanueva, tampouco recebem a assistência médica que necessitam.



“Pérez padece de diabetis mellitus 2, e seu estado físico se deteriora dia a dia, pois não lhe fornecem os medicamentos prescritos pelos médicos, pelo que sempre está descompensado. Em mais de uma ocasião (funcionários do penal) lhe prometeram interná-lo, porém sempre o enganam. Até parece que esperam que caia em coma diabético, para pouparem-se do trabalho”, denuncia Chaviano em sua missiva.



Chaviano, professor encarcerado por confeccionar uma listagem de cubanos mortos na tentativa de fugir do comunismo e chegar a território dos Estados Unidos da América em balsa, conclui sua reportagem com o seguinte chamamento:



“Humanidade, não nos percam de vista que nos matam!”



Francisco Chaviano González, de 49 anos, está encarcerado pela polícia política desde 7 de maio de 1994. Foi julgado em 15 de abril de 1995 por um tribunal militar, sendo ele um civil e o condenaram a 15 anos de privação de liberdade por revelar possíveis segredos de Estado.



A esposa de Chaviano, Ana Bélgica Aguililla Saladrigas, realizou inumeráveis gestões para que ele seja libertado de imediato, e sem condições, posto que nunca cometeu delito, porém o governo de Cuba sequer accedeu, sobretudo porque este reclamo foi apoiado pelo Papa João Paulo II em 1998.



A Anistia Internacional proclamou Chaviano prisioneiro de consciência.



Estas informações foram transmitidas por telefone, já que o governo de Cuba não permite ao cidadão cubano acesso privado à Internet.



CubaNet não reclama exclusividade de seus colaboradores, e autoriza a reprodução deste material, sempre que se lhe reconheça como fonte.



O Notalatina de hoje traz duas informações muito pertinentes a esse momento que estamos vivendo: a primeira é sobre a possível vinda do monstro do Caribe à posse de sua cria, e a segunda, um texto da jornalista independente do Grupo Decoro, Claudia Márquez Linares, sobre eleições.



Aparentemente, nossas eleições são pluripartidárias e democráticas, mas, analisando um pouco mais a fundo, podemos ver sem muito esforço que trata-se antes de um jogo, onde todos jogam no mesmo time, não diferindo muito do que nos relata a jornalista cubana.



Qualquer semelhança não é mera coincidência; é caso pensado mesmo.



O Estado de S. Paulo, Quinta-feira, 3 de outubro de 2002, Caderno 2



FIDEL OU NÃO FIDEL?



César Giobbi



Integrantes do PT, envolvidos em questões internacionais, estão

articulando a vinda de Fidel Castro, para uma eventual posse de Lula.

Tudo vai depender, porém, de a Câmara conseguir mudar a data da posse.

Se for mantido o dia 1.º de janeiro, a assessoria de Fidel informou que

ele não poderá comparecer pois, justamente nesta data, comanda o

aniversário da Revolução.



Dá para calcular o empenho do PT para que a

data seja alterada para o dia 6?



O TEATRO DAS ELEIÇÕES



Claudia Márquez Linares, Grupo Decoro



HAVANA, setembro (www.cubanet.org) - Se lhe disserem, amigo leitor, que você pode assistir a umas eleições onde todos os candidatos pertencem a um só partido, seguramente pensará que não vale a pena votar. Em Cuba, o direito de exercer o voto não brinda a oportunidade de escolher de acordo com simpatias políticas, senão que todas as pessoas propostas respondem a uma mesma linha ideológica, traçada pelo Partido Comunista de Cuba.



O medo que as pessoas expressem suas opiniões sobre possíveis mudanças políticas, está latente nas autoridades. A ansiedade por controlar tudo, conduz os funcionários políticos a situações ridículas. Uma fonte anônima de dentro do Poder Popular, afirma que o governo ordenou investigar todos os candidatos que tenham sido propostos nas assembléias: histórico revolucionário, amizades que frequenta, etc. Esta informação se canaliza através dos Comitês de Defesa da Revolução, situados em cada quadra do país.



Atuar como se verdadeiramente votasse, implica uma mobilização de todos os ramos do governo. Só para dizer ao mundo que somos o povo mais democrático, e imediatamente publicar o alto percentual de votantes que acudiu às urnas socialistas, santificando este delírio à la cubana que são as eleições. Porém, ninguém se preocupa em conhecer o histórico de nenhum candidato. Como afirma Carmen, escriturária de 43 anos: "Dá no mesmo, votar num ou noutro. São todos do mesmo bando".



Fontes anônimas do próprio Partido Comunista asseguram que através de um boletim de circulação limitada, alerta-se os militantes da organização a que durante o processo, mantenham-se alertas ante a possibilidade de que algum dissidente possa ser postulado e eleito. O boletim orienta a que saiam no encalço dos opositores, se aparecerem, e não permitam que prevaleçam seus critérios.



Diversos sucessos da política nacional demonstram que o governo se nega a realizar qualquer tipo de mudança. Quando na província de Santa Clara o opositor Guillermo Fariñas decidiu falar sobre o Projeto Varela, nas eleições de sua circunscrição, defendendo o direito do cubano a expressar-se livremente, foi agredido verbalmente por um dirigente do partido que presidia a reunião, que acusou Fariña de mercenário e contra-revolucionário. Nesta ocasião, os que assistiam à reunião saíram em defesa do opositor, alegando que estava exercendo seu direito a expressar-se livremente.



Outro sucesso acontecido que demonstra o temor das autoridades a que a população se reúna e debata sobre democracia, ocorreu no povoado de Alamar. Vários jovens debatiam sobre política nacional e o papel da juventude em Cuba. A dona da casa onde se encontravam, a senhora Yara Dominguez García, foi citada por dois membros do Departamento de Segurança do Estado, os quais a interrogaram sobre o "encontro juvenil", e trataram de pressioná-la para que aquilo não voltasse a se repetir. A senhora Dominguez manteve-se firme em sua convicção de que não estava cometendo nenhum delito, ao permitir que em sua casa se reunissem alguns jovens e se expressassem com toda liberdade.



Aparentar que tudo está tranquilo e que reina a paz e a transparência, é o objetivo do governo cubano, embora a realidade demonstre que a cúpula do poder tem medo de que o povo se una aos que clamam por mudanças na Ilha. O pior para esse poder, é que o desenvolvimento da sociedade civil independente de Cuba não tem volta atrás.



Esta informação foi transmitida por telefone, já que o governo de Cuba não permite ao cidadão cubano o acesso privado à internet. CubaNet não reclama exclusividade de seus colaboradores, e autoriza a reprodução deste material, sempre que se lhe reconheça como fonte.

quinta-feira, 3 de outubro de 2002

Recentemente os jornais locais divulgaram com algum entusiasmo, a Feira Agropecuária Norte-Americana que ocorreu em Havana, publicando uma foto do tirano Fidel Castro tomando um "milkshake com haburguer", e outra em que ele dava mamadeira a um novilho. Essa feira foi muito badalada, porque pretendia dar a impressão de que havia uma predisposição dos americanos para reatar relações comercias com a ilha caribenha, impedida pelo embargo.



De fato, há uma ala que mostra vivo interesse no fim do embargo norte-americano, entretanto, é preciso esclarecer que são empresários que mantêm relações muito próximas com o regime castro-comunista e com o próprio Fidel. Esses são tratados à pão-de-ló, tanto quanto os partidários do regime em Cuba.



Vejam o que aconteceu na Feira Agropecuária e quem dela participou. É por isso e "otras cositas más", que o fim do embargo não vai mudar a vida do comum mortal cubano.



POPULAÇÃO CIVIL IMPEDIDA DE VER A FEIRA AGROPECUÁRIA



Assunto entre eles...



Fara Amenteros, UPECI



HAVANA, setembro (www.cubanet.org) - A feira agropecuária de produtos estadunidenses foi inaugurada no dia 26 de setembro, na instalação conhecida em Cuba como Pabexpo, situada na capital do país, porém não poderá ser visitada pela população, porque a entrada se dá através de convite e só foram convidados estrangeiros, e representantes e partidários do governo cubano.



Na cerimônia de inauguração da feira, as personalidades mais notórias foram o governador de Minesota, Jesse Ventura e o governante Fidel Castro. Um trabalhador da Empresa de Correios de Cuba manifestou: "O assunto está só entre eles..."



As ruas próximas à Pabexpo estão custodiadas por centenas de policiais e demais agentes do Ministério do Interior, os quais controlam a todos os transeuntes que transitam pelas mesmas.



"Se tivesse um HK (refere-se ao tipo de matrícula ao qual se designam em Cuba os carros dos estrangeiros) não me teriam pedido que me identificasse, nem teriam registrado minha maletinha", queixou-se Alberto Ramos, que foi detido pela polícia quando ia pelo caminho visitar sua mãe, que reside perto do Pabexpo. Por sua vez, Georgina, professora jubilada que tentava comprar carne de carneiro e escolhia entre vários esquálidos pedaços expostos em um dos estrados do agromercado de La Víbora, no município de Diez de Octubre, recordou eventos deste tipo acontecidos antes de 1959: "As feiras agropecuárias com participação de estadunidenses eram muito boas, havia muita expectativa entre os jovens porque incluíam atividades de rodeio, e quando estas terminavam, ganhávamos muitas coisas. Na minha vez, ganhei um pintinho pintado de cor-de-rosa".



Porém, referindo-se a esta época, a mulher acrescentou: "Agora, esta feira estadunidense veremos somente pela televisão, se for o caso".



Depois dessa declaração, e dirigindo-se aos que se encontravam ao seu redor, Georgina disse: "Os senhores têm se dado conta de que o povo cubano come até pela telvisão. O novilho estadunidense foi mais afortunado do que as crianças de Cuba, porque até o presidente lhe deu a mamadeira de leite. Vimos pela televisão!"



Um homem, ao que parece um desses humoristas crioulos que soltam o que querem sem pensar nas consequências, concluiu com a seguinte pergunta: "Já se acabou o bloqueio americano; e o comunismo quando acaba?"



Esta informação foi transmitida por telefone, já que o governo de Cuba não permite ao cidadão cubano o acesso privado à internet.



CubaNet não reclama exclusividade de seus colaboradores, e autoriza a reprodução deste material, sempre que se lhe reconheça como fonte.

terça-feira, 1 de outubro de 2002

Conforme anunciamos ontem, aqui está a matéria sobre o "Vírus do Nilo Ocidental", que contou com a colaboração do jornalista Sandro Guidalli, ao qual estendo meus agradecimentos.





O POMBO-CORREIO DE FIDEL PODE MATAR



Notícia recentemente veiculada pelo jornal O Globo, de 28 de setembro, informa que autoridades brasileiras da área da Vigilância Sanitária (Centro de Pesquisa para Conservação de Aves Silvestres - CEMAVE) estão preparando a captura de aves migratórias que chegam ao país em outubro, vindas dos Estados Unidos e que podem portar o perigoso vírus do Nilo Ocidental (ou do Oeste do Nilo) que provoca a encefalite e que já matou mais de cem pessoas na Flórida este ano. As autoridades brasileiras querem estudar o comportamento destas aves a fim de identificar as que podem vir a transmitir o vírus, passado aos seres humanos por mosquitos infectados, depois de terem se alimentado do sangue destas aves.



Informações não veiculadas na imprensa brasileira, entretanto, dão conta de que o mesmo vírus também vem sendo estudado e manipulado por cientistas cubanos. O objetivo deles é o de inoculá-lo em aves que partem de Cuba para os Estados Unidos. Sobre o assunto, vejam o que diz o pesquisador e ornitólogo cubano Carlos Wotzkow em entrevista à revista Insight Magazine, de Washington: “o Front Biológico de Castro, o qual coordena a pesquisa militar e científica, foi estendido ao Instituto de Zoologia em 1991 para desenvolver meios de espalhar doenças infecciosas, incluindo encefalites e leptospirose, através da implantação de vírus em pássaros migratórios”.



Sobre o mesmo tema, Roberto Hernandéz, outro cientista exilado cubano, diz: "nós fomos instruídos para procurar vírus tais como encefalite, os quais são altamente resistentes a inseticidas. Funcionários da inteligência militar que mandam nos laboratórios, nos ordenaram capturar pássaros que têm rotas migratórias para os Estados Unidos, com a idéia de contaminar rebanhos, os quais poderiam ser picados por mosquitos, que por sua vez, infectariam seres humanos. Um corvo morto, infectado com o vírus do Nilo Ocidental, foi descoberto nos jardins da Casa Branca, de acordo com o Washington Post. Sessenta pássaros igualmente infectados caíram perto da base naval de Boca Chica, Flórida, durante o mês de setembro de 2001, causando uma encefalite epidêmica que matou um empregado civil".



Quais as possibilidades de aves infectadas com este vírus chegarem ao Brasil? As ações crimosas do regime comunista cubano poderiam, desta forma, vir a ter efeitos em nosso país? Seja como for, sabemos que o simples enunciado de tal hipótese será considerado absurdo pela mídia brasileira, geralmente simpática à Fidel Castro, definido na maioria das vezes como o “presidente de Cuba” e raramente como o “ditador cubano”.





O pombo-correio de Fidel pode matar



COOPERAÇÃO ACADÊMICA UNE BRASIL AO BIOTERRORISMO DE CUBA



Enquanto o Brasil pode se transformar numa vítima indireta do bioterrorismo cubano, através das aves migratórias infectadas com o vírus do Nilo Ocidental, a UniverCidade, instituição de ensino privado do Rio de Janeiro, anunciou recentemente a elaboração de um projeto de cooperação acadêmica que prevê a vinda ao Brasil de professores cubanos de 76 centros de pesquisa da Ilha, para ministrar cursos em nível de Mestrado.



O projeto também significará, a partir do ano que vem, a ida de estudantes brasileiros para freqüentar cursos de especialização em Cuba nas áreas de Biologia Genética, Preservação Ambiental, Biotecnologia, Bioinformática e Ecoturismo, entre outros.



Os brasileiros assim, correm o risco de aprender com os mesmos pesquisadores do Instituto Pedro Kourí (IPK) ou do Instituto de Zoologia em Havana, órgãos do regime de Fidel destinados, entre outras coisas, ao estudo de micro-organismos causadores das mais danosas enfermidades com fins terroristas.



Esse convênio firmado entre a UniverCidade e o Ministério da Educação de Cuba, tem o aval e a autorização do Ministério da Educação do Brasil, conforme nota divulgada no jornal O Globo, que trazia a chancela dos Ministérios da Educação dos dois países.









domingo, 29 de setembro de 2002

Conforme eu havia falado outro dia, vaca em Cuba é mais sagrada do que na Índia. Entretanto, essa “sacralidade” nada tem a ver com religião, mas com as leis cubanas, onde o Estado e seu ditador são os deuses e a religião obrigatória do povo. Quem comete o “sacrilégio” de não rezar por esse credo, paga caro, muito caro por isso. Vejam o absurdo.



Mas, conviver com o absurdo é a rotina dos habitantes da ilha-cárcere que não comungam das idéias do ditador. Dois médicos afoitos foram punidos por denunciar que um paciente padecia, não de uma enfermidade qualquer, mas de fome. E ainda há quem acredite que a “libreta de racionamento” é uma bênção... Essas são as notícias de hoje do Notalatina. Amanhã você vai ficar sabendo novidades sobre o “Vírus do Nilo Ocidental” e algumas ligações perigosas em torno dele.



UM ATIVISTA ESTÁ PRESO INCOMUNICÁVEL HÁ OITO DIAS, POR PRESUMÍVEL SACRIFÍCIO DE GADO



HAVANA, 26 de setembro (Víctor M. Domínguez, Lux Info Press / www.cubanet.org)



O ativista Waldemar Céspedes Vela, de 38 anos, foi preso há oito dias por oficiais do Departamento Técnico de Investigações (DTI), os quais o mantêm preso incomunicável pelo presumível delito de sacrifício ilegal de gado.



Céspedes foi detido em 18 de setembro em seu local de trabalho e desde esse dia o encarceraram em um dos calabouços do DTI, no povoado de Pedernales, situado na província de Holguín.



A instrutora policial que conduziu o caso de Céspedes, Maria López Consuegra, não tem permitido que a esposa do ativista o visite, nem que lhe entregue artigos de asseio pessoal, roupa e alguns livros religiosos para que leia durante o confinamento.



Tampouco a oficial López informa aos familiares de Céspedes sobre o estado do detido, e se nega e conversar com eles.



A família do ativista tem se inteirado do caso através de terceiros, sobre a existência de possíveis indivíduos que acusaram Céspedes de haver cometido o delito de sacrifício ilegal de gado, pelo qual poderiam encarcerá-lo entre quatro a dez anos de reclusão, segundo dispõe o artigo 240.1 do Código Penal vigente, ou Lei 62*.



A polícia política tem encarcerado sistematicamente opositores do governo de Cuba, acusando-os de cometer delitos comuns, procedimento que se baseia na existência de um sistema judicial parcializado em favor do governo e dependente deste.



Céspedes é ativista da Comisión Cuba há um ano, e até o momento se desconhece se será apresentado ante um tribunal para ser julgado.



* Essa Lei estabelece que qualquer cidadão cubano pode criar em sua propriedade qualquer tipo de animal. Entretanto, os chamados “ganados mayores”, que são os animais de grande porte, como gado e cavalo, eles apenas cuidam, não tendo o direito de abatê-lo por nenhuma hipótese. Se por acaso o animal sofrer algum dano, como fraturar um perna, tornando necessário o seu abate, o “dono” tem que entregá-lo ao governo, para que este faça o serviço. Abatido o gado, será revendido e o dinheiro reverterá para o governo. (N.T)



Fonte: LUX INFO-PRESS

Agencia Cubana Independiente de Información y Prensa

2174 N.W. 24 th Court Miami Florida 33142



CubaNet não reclama exclusividade de seus colaboradores e autoriza a reprodução deste material informativo, sempre que se lhe reconheça como fonte.



CASTIGARAM DOIS MÉDICOS CUBANOS POR DIAGNOSTICAR FOME EM UM PACIENTE



SANTA CLARA, 25 de setembro (Omar Ruiz, Grupo Decoro / www.cubanet.org)



Dois médicos que trabalham no hospital de Caibarién, localidade situada na província Villa Clara, serão reavaliados como profissionais e suas saídas do país retidas indefinidamente, por dizer a um paciente que não estava enfermo, mas que padecia de fome.



Os doutores Arcides Veja Chaviano e Alexis Arencibia de la Rosa diagnosticaram fome em uma pessoa que na realidade não tinha nenhuma enfermidade, senão que os sintomas que apresentava eram consequência da má alimentação, pelo qual o secretário do Partido Comunista em Caibarién, Víctor Ramos, ameaçou castigar ambos os médicos.



Na reunião efetuada em 17 de setembro no hospital de Caibarién, o funcionário Ramos disse: “Digam a eles (os doutores Veja e Arencibia) que não vão”, numa clara referência a que não se lhes outorgará a permissão de saída do país, que necessitam os cubanos que querem emigrar legalmente.



Tanto Veja como Arencibia solicitaram emigrar legalmente de Cuba, pelo que foram relocados no hospital Caibarién em cumprimento à norma do Ministério da Saúde Pública, segundo a qual os especialistas do ramo têm que trabalhar entre três e cinco anos no local que se lhes designe.



Todavia, dizer ao paciente que não estava doente, porém que padecia de fome, poderia custar a esses médicos e a seus familiares ficar para sempre em Cuba, e serem reavaliados em sua profissão, tal e como ameaçou o funcionário Ramos na citada reunião.



Segundo informações, a reavaliação de Veja e Arencibia será levada a cabo nos próximos dias.



Esta informação foi transmitida por telefone, já que o governo de Cuba não permite ao cidadão cubano acesso privado à internet. CubaNet não reclama exclusividade de seus colaboradores, e autoriza a reprodução deste material, sempre que se lhe reconheça como fonte.

APENAS UM COMENTÁRIO SOBRE "O APOSTADOR ENDIVIDADO"



Das tantas notícias esquisitas e escabrosas que recebi nesses últimos dois dias, resolvi selecionar essa, por ser no mínimo, curiosa. Trata-se de uma carta enviada ao jornal argentino Diario La Prensa de Buenos Aires, e publicada pelo informativo Noti Cuba Bs.As., seguida do comentário de uma das responsáveis pelo informativo.



"Senhor diretor:



A dívida externa que Cuba mantém com nosso país, ascende a uma soma superior aos mil milhões de dólares estadunidenses. É um tema que nos deveria preocupar aos argentinos, "prioritariamente", dada a situação de extrema pobreza em que se vive em nosso país. Chama profundamente a atenção, o manto de silêncio que os funcionários responsáveis lançam sobre este tema, muito especialmente nosso Chanceler, Dr. Carlos Ruckauff.



Enquanto isso, a população é exigida com desvalorizações, aumento de impostos em proporção direta ao aumento de preço dos bens de consumo, e dos medicamentos, seqüestro de suas poupanças e outros atropelos à propriedade privada.



Seria bom que a Chancelaria desse a conhecer às mídias, que gestões se têm realizado para a recuperação desta soma endividada à Nação, por esse país caribenho, e quais têm sido, até a data, os resultados.



A presença de uma embaixada argentina em Havana, o custo que isso significa, deveria rever-se, em relação a esses resultados, que a população argentina desconhece, como consequência do hermetismo oficial" - Eduardo Palácios Molina togo@fibertel.com.ar



Esta semana tive a oportunidade de ver o tyranossaurio na CNN em espanhol, APOSTANDO U$$ 100.000.000 que ele paga suas dívidas...



Claro que ele não se referia às dívidas que mantém com as chamadas pelo seu amigo Lula Da Silva "Republiqueta" do Sul... Ele disse que pagará aos EE.UU as mercadorias que jamais chegarão ao comum dos cidadãos cubanos, porém com cujas transações sem dúvida conseguirá seguir financiando o aparato repressivo de seu reino privado: a ilha de Cuba.



Se tudo isto não fosse tão indignante, a estas alturas, com tantas manifestações nas ruas de Buenos Aires reinvindicando Che Guevara e reclamando a instauração de um sistema a lá "cubana" em nosso país, seria para rir às gargalhadas do cinismo e da falta de vergonha deste delinquente senil, que há 43 anos esfomeia a um povo e financia a ideologia do ressentimento e a miséria em nossa já devastada América do Sul.



Gabriela de Sarduy



Fonte: Noti Cuba Bs.As