sábado, 28 de setembro de 2002

O Notalatina publica hoje uma carta inédita, escrita por um cubano residente na França ao embaixador de Cuba no Brasil, Sr. Jorge Lezcano Pérez, em favor do físico Juan López Linares. É interessante notar como tanta gente intercede por esse homem que só quer conhecer o filho, Juan Paolo, e as autoridades fazem ouvidos moucos aos seus rogos.



O Itamaraty, através do Ministro Celso Lafer, havia se comprometido em interceder no caso do Dr. Juan, mas logo pode-se ver com quem ele de fato tem compromisso. Essa semana ele esteve em Havana, ao lado do embaixador cubano, e levando na bagagem a pequena bagatela de U$ 25.000.000,00 para ajudar o tirano sanguinário a manter a escravidão na ilha e a financiar o terrorismo mundial. Bonito, não é? Enquanto isso, o Dr. Juan espera uma resposta que até hoje não veio.



CARTA ABERTA AO EMBAIXADOR DE CUBA NO BRASIL



Lic. Luis Tornés Aguililla



Laon - França



Senhor Jorge Lezcano Pérez



Embaixador de Cuba no Brasil



Senhor Embaixador,



Há quase trinta anos, eu tinha um companheiro de estudos na escola militar de Camagüey, que sempre traziam aos domingos no carro, porque ele era filho de um dirigente provincial, enquanto que nós, os filhos dos subalternos, tínhamos que nos ver com a "guagua"* na partilha Lênin.



Quem poderá reprovar um pai, por aquele pequeno benfício dado a seu filho? Ninguém! Os filhos são primeiro, o resto é poesia. O Estado que o sr. representa no Brasil não deixa que o Dr. Juan López Linares possa ir à Cuba visitar seu filhinho, sob o pretexto de que o Dr. Juan López Linares, cidadão cubano, tomou a liberdade de ficar definitivamente no Brasil, enquanto cumpria "missão".



Acontece que o Estado que o Sr. representa, para poder sobreviver politicamente, se viu na obrigação de torcer à sua maneira e conveniência, o conceito universal de Liberdade que, apesar de todos os revisionismos, da propaganda massiva e do terrorismo intelectual por parte do Estado em Cuba, vive secretamente ancorado na memória coletiva do povo. Basta recordar que a palavra gritada em 1994 pelos jovens no Malecón não foi outra, senão, Liberdade!



Parece irracional o atrevimento do Estado que o sr. representa, de impedir que o Dr. Juan López Linares se encontre com seu filho em Cuba, pois nada objetivo justifica tal negativa que, até novo aviso, interpretamos como um capricho cruel, retrógrado e senil, próprio dos tempos de Nero em Roma.



Sabemos que o atual estado de coisas em Cuba é uma questão de contexto e de tempo. Conhecemos perfeitamente as cumplicidades visíveis e advinhamos as cumplicidades dos "inimigos" vossos, com interesses a longo prazo e sabemos mais, sabemos que os srs. podem dar por seguro que nós, os cubanos "a pé", jamais esqueceremos a crueladade com que o Estado que o sr. representa no Brasil, tem tratado os cidadãos cubanos que, a duras penas, reclamamos simplesmente o essencial.



Senhor embaixador, não lhe pedirei que renuncie a seu cargo ou que peça asilo político no Brasil. Só lhe pedirei que, hoje mesmo, depois de terminar sua jornada de trabalho, detenha-se um ou dois minutos a pensar no sofrimento de um pai ao qual, um grupo de homens, em honra a um dogma anacrônico, privam da liberdade de ver seu filho.



Aceite minha insignificante porém sincera saudação. Aceite-o, pois sei que no coração de todo homem, depois da noite, vem a luz do dia.



* Guagua é uma espécie de ônibus que junto com os "camelos" fazem o transporte da grande maioria dos cidadãos cubanos. Nesses coletivos também viajam animais, mudanças, malas... tudo.



Nota dos Editores: Vocês podem ler a resposta que o Embaixador de Cuba no Brasil enviou aos reclamos do Dr. Lópes Linares, para que lhe "permitam" (!!!) ingressar em seu país, e ver seu filho: http://espanol.geocities.com/pruebasjuan



Fonte: Noti Cuba-Bs.As

quinta-feira, 26 de setembro de 2002

O Notalatina traz hoje duas notícias da Venezuela, que mostram o “espírito democrático” do seu governante Hugo Chávez. A primeira, fala de como foi dispersada uma manifestação pacífica, na verdade, a tentativa de uma vigília para protestar contra novos decretos criados por Chávez. O modo de reprimir venezuelano, cada dia fica mais semelhante ao cubano...



A segunda nota é a respeito da utilização do petróleo venezuelano como financiador do terrorismo internacional. Confiram.



DISPERSAM À FORÇA UMA VIGÍLIA EM CARACAS



Fabiola Sachez – AP – Caracas - Postado em 21.09.2002



A Guarda Nacional usou granadas de gases lacrimogênios para dispersar ontem centenas de manifestantes opositores que pacificamente realizavam uma vigília em frente à sede da estatal Petróleos de Venezuela, em protesto contra o presidente Hugo Chávez.



Dezenas de guardas, sem provocação alguma, lançaram profusamente granadas de gás lacrimogênio para dispersar os manifestantes, os quais insistiam em permanecer em frente à sede da petroleira venezuelana, desde que o governo mobilizou, bem cedo da manhã, tropas e tanques a uma base aérea militar do leste de Caracas, forçando-os a mudar o lugar original da concentração de seu protesto.



A imprensa local e testemunhas informaram que dezenas de pessoas receberam cuidados médicos, devido a contusões e sintomas de asfixia provocados pelos gases lançados pelos militares.



O grupo opositor denominado Força Solidária havia convocado ontem uma vigília em frente à base aérea Generalíssimo Francisco de Miranda, uma das nove áreas da capital venezuelana declaradas esta semana como “zonas de segurança” pelo governo.



Intimidados pela excessiva presença militar, os manifestantes se deslocaram até as proximidades da sede da estatal Petróleos Venezuela, situada em uma próspera zona residencial do leste de Caracas, com a intenção de realizar ali sua vigília.



Porém, inesperdamente, também nesse lugar foram deslocadas tropas portando equipamentos anti-motins, para evitar a concentração da oposição, alegando um dos militares a cargo da operação, em declarações à cadeia de televisão Globovisión, que os manifestantes estavam dentro da zona de segurança.



Quinta-feira entrou em vigor um decreto que estabelece como zonas de segurança as guranições militares da capital, a residência presidencial e as emissora s de rádio e televisão oficiais. O trânsito nessa zonas agora é restrito, mas não ficaram claros no decreto os limites do perímetro de segurança.



Líderes opositores acusam o governo de tentar sufocar a dissidência. Chávez disse que não permitirá uma repetição dos sucessos que em 11 de abril provocaram sua breve saída do poder.



Chávez foi restituído no cargo dois dias depois, em meio a manifestações pedindo seu retorno, e a rebeldia de militares que rechaçaram o governo provisório.



Fonte: www.lavozdecubalibre.com



O PETRÓLEO VENEZUELANO ESTÁ SENDO UTILIZADO PARA FINANCIAR ATIVIDADES TERRORISTAS INTERNACIONAIS



Unión Rádio – 23 de setembro de 2002



Alejandro Terán, presidente da Associação de Advogados Litigantes da Venezuela, ampliou nesta segunda o conteúdo da querela contra o presidente Hugo Chávez, pelo Convênio Petróleo com Cuba, apresentada por essa associação em 26 de junho passado.



Desta vez solicitam o ajuizamento do atual presidente da Petróleos de Venezuela (PDVSA) Alí Rodríguez Araque, e do vice-ministro Rafael Ramírez, por serem “operadores imediatos” no despacho que se fez na semana passada com destino à ilha.



Ante o fato de que ogoverno cubano “não pagou a dívida”, Terán revelou a existência de uma suposta carta de intenção assinada com PDVSA, assim como a obtenção de “provas suficientes” para demonstrar ante os tribunais internacionais, “que o petróleo que está saindo da Venezuela, vai financiar atividades terroristas e guerrilheiras, tanto do governo da Colômbia, como em outras organizações internacionais”.



Com isto, disse, a Venezuela estaria envolvida “indiretamente” com atividades terroristas, se bem que “o presidente Chávez tem vinculações muito sérias com a guerrilha colombiana”, na opinião de Terán. As provas serão apresentadas ante o Tribunal Internacional da Corte de Roma, “porque é onde compete”.



Fonte: www.lavozdecubalibre.com



quarta-feira, 25 de setembro de 2002

É curioso como certos jornais e certos jornalistas são cuidadosos ao se referirem a Cuba ou a qualquer coisa relacionada com a ilha, como por exemplo, seu ditador, que alguns têm a pachorra de chamar de "Presidente".



Numa notícia veiculada ontem pela agência Heuters, sobre a visita "benemérita" do Ministro Celso Láfer à ilha caribenha, havia discretamente no último parágrafo que o Brasil se absteve de votar na resolução que condenava Cuba, na Comissão de Direitos Humanos ocorrida em Genbra, e esclarecia que: "A resolução pede maior empenho do governo de Fidel Castro no cumprimento dos direitos humanos na ilha". Mentira. A resolução era clara: condenava o NÃO CUMPRIMENTO do que está escrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos e sugeria que a ONU enviasse uma delegação anualmente, para inspecionar se a qualidade de vida e liberdade dos cidadãos cubanos havia melhorado.



Na edição de hoje, o Notalatina mostra a que ponto chega a violação a esses direitos humanos, em contraposição ao respeito inabalável que a ditadura devota às vacas e o excessivo respeito que a mídia esquerdista devota àquele que mais viola esses direitos aos cidadãos cubanos. Nada contra as vacas, mas há quem diga que em Cuba, molestar uma vaca, pode gerar problemas mais graves do que na Índia, onde elas são tidas como sagradas. O Notalatina mostra, também hoje, como a mentira faz parte da rotina socialista/comunista. Lá, como aqui, mente-se com a candura de um recém-nascido, mas ninguém quer mostrar isso ao respeitável público.



A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS EM CUBA, É CONSIDERADA PROPAGANDA SUBVERSIVA



José Torres Iznaga, de Cuba Free Press. www.cubafreepress.org



A posse de papéis com a Declaração Universal de Direitos Humanos, cópias de notícias sobre Cuba tiradas da Internet e outros documentos similares, provocou a aplicação de uma multa ao opositor pacífico Osmani García Ballart.



Em 29 de agosto de 2002, quando transitava pela rua Belascoain no município Centro Havana, a polícia deteve o opositor García Ballart, Presidente da Associação Ecologista Naturpaz e lhe confiscou a mochila que continha a bibliografia citada. A multa que lhe foi imposta, ascendeu a 470 pesos cubanos*, pelo suposto delito de posse de propaganda inimiga (destaque meu). Segundo alegou o oficial da polícia, a multa está contemplada no artigo 1, da disposição legal 141, da Lei Cubana.



García Ballart disse "que esta detenção, aplicação da multa e confisco da mochila e dos documentos, constitue uma arbitrariedade das autoridades e uma burla à opinião pública internacional e ao povo de Cuba em particular.



* Considerando que 1 dólar equivale a 28 pesos cubanos, e que o salário médio de um cidadão com nível superior não ultrapassa os U$ 27,00, dá para se ter uma idéia do tamanho da multa.



MEMBROS DO MINFAR RECEBRAM ORDENS DE MENTIR DURANTE O CENSO DA POPULAÇÃO



José Antonio Fornaris, Cuba-Verdad



HAVANA, 19 de setembro - www.cubanet.org - Militares da ativa e trabalhadores civis do Ministério das Forças Armadas Revolucionárias (MINFAR), recebram ordens de negar seu vínculo com essa instituição durante o censo de população e residências que se efetuou recentemente em Cuba.



Vários empregados das Tendas de Recuperação de Divisas, conhecidas popularmente pela sigla TRD, que são trabalhadores civis do MINFAR, declararam à Cuba-Verdad que oficiais da Contra-Inteligência Militar (CIM) os visitaram em seus empregos, para ordenar-lhes que, ao responder a pergunta do censo, referente à vinculação laborativa, dissessem que eles trabalhavam para o Poder Popular (governo local).



"O argumento dos oficiais do CIM é que 'não se pode dar informação ao inimigo", assinalou uma das fontes. Por seu lado, militares que solicitaram o anonimato, confirmaram a esta agência que também haviam recebido a ordem de mentir aos recrutadores do censo de população e moradia. Um destes militares manifestou a um dos oficiais da contra-inteligência sua preocupação em passar por mentiroso, uma vez que sempre o vêem de uniforme, porém este lhe respondeu que "todos os feitores conhecem a orientação".



O censo de população e residências foi feito em todo o país, entre os dias 7 e 16 de setembro. Entre seus objetivos principais figura o de "oferecer cifras atualizadas sobre as principais características demográficas, econômicas e educacionais da população, assim como de suas residências, brindando elementos estatísticos para avaliar a situação do país e formular as políticas sócio-econômicas que se determinem". O primeiro censo que se realizou em Cuba, do qual se têm notícias, foi efetuado em 1774, e estimou que nessa ocasião havia uma população de 171.620 pessoas.



Esta informação foi transmitida por telefone, já que o governo de Cuba não permite ao cidadão cubano o acesso privado à Internet. CubaNet não reclama exclusividade de seus colaboradores, e autoriza a reprodução, sempre que se lhe reconheça como fonte.

Conforme eu havia prometido, aqui vai mais um artigo que a mídia não divulga. É um apelo do Arcebispo de Moscou que revela a volta da perseguição aos cristãos na Rússia. Em todos os países comunistas a história é a mesma: as Constituições garantem a liberdade de culto, a Declaração Universal dos Direitos Humanos também, mas na prática, a coisa é bem diferente. Vejam o que Monsenhor Tadeuzs Kondrusiewicz nos diz:



Moscou: arcebispo católico denuncia que voltam perseguições da era comunista

Monsenhor Tadeusz Kondrusiewicz faz um dramático pedido de auxílio ao mundo inteiro, em favor dos católicos russos em risco de asfixia e extermínio



MOSCOU, 24 de setembro, 2002 (HR) - O presidente da Conferência dos Bispos Católicos da Rússia e Arcebispo de Moscou, monsenhor Tadeuzs Kondrusiewicz, acaba de efetuar um dramático pedido de auxílio aos católicos do mundo inteiro, a entidades humanitárias, a meios de comunicação, a autoridades políticas e diplomáticas e a todos os homens de boa vontade, ante o recrudescimento da perseguição religiosa na Rússia.



"Diante de nossos olhos se representa de novo o drama da Igreja Católica na Rússia, que depois de haver sofrido a mais cruel perseguição do século XX, haver estado quase que por todas as partes exterminada, e por uma laboriosa tarefa de restabelecimento que durou 10 anos, se vê submetida de novo à prova", assevera o arcebispo, que esclarece que decidiu fazer esta denúncia ao mundo, depois de esgotar todos os recursos ante as autoridades cívicas da Rússia.



Em sua mensagem, monsenhor Kondrusiewicz explica que "essa campanha anti-católica de amplas proporções, inclui a arbitrária e sistemática expulsão de sacerdotes estrangeiros, atos de vandalismo e ofensas aos lugares de culto, comícios e piquetes, proibições para a construção de templos, assim como campanhas difamatórias contra o 'inimigo catótlico".



O alto prelado clama para que o mundo não continue indiferente ante o drama dos católicos russos: "Não permitam que o renascimento da Igreja Católica na Rússia seja paralizado! Sejam solidários e não deixem que tenha lugar uma nova tragédia na Rússia! Não consintam que na nação que sofreu o Gólgota do século XX seja pisoteada de novo a liberdade de consciência!" E conclui: "Hoje se pisoteiam os direitos dos católicos. Amanhã a vítima pode ser qualquer um".



Entretanto, continua um enigmático silêncio de muitos grandes meios de comunicação sobre as perseguições aos crentes na China, Vietnã, Laos, Corea do Norte e Cuba. Na China comunista, segundo a agência católica Zenit, outros três sacerdotes acabam de ser condenados a trabalhos forçados em campos de concetração e 30 fiéis católicos, incluindo 25 crianças, foram detidos por assistir aulas de catecismo. Também numerosos opositores chineses estão sendo internados em hospitais psiquiátricos, segundo denunciou "Avvenire", órgão do episcopado italiano. Em Cuba, também segundo despacho de Zenit, de Havana, recente informe de uma agência de ajuda à Igreja em países comunistas, constatou que "novos ventos de repressão sopram contra a liberdade religiosa e a presença católica em Cuba"; e que quatro anos e meio depois da visita do Papa "a situação piorou notavelmente na ilha".



HR020902 / Human Rights News Service

terça-feira, 24 de setembro de 2002



Assine! Proteste enquanto é tempo



Manifesto contra a ditadura esquerdista na mídia



http://www.2002manifesto.hpg.ig.com.br/index.html





NOTA DE ESCLARECIMENTO



Quando eu inaugurei o Notalatina, informei que ele seria atualizado diariamente. Entretanto, por motivos bastante alheios à minha vontade, e por um desses mistérios que rondam o cyberespaço e que só Deus sabe a razão, tive problemas com a conexão, vendo-me no meio de um clássico jogo de empurra, onde ninguém queria assumir a responsabilidade pelo serviço não prestado. Quem saiu prejudicado foi o leitor, que não tinha nada a ver com isso. Hoje à tarde, depois de esgotada toda a minha cota de paciência e bons modos, consegui que me ajeitassem a bendita conexão, que espero, muito sinceramente, seja um conserto definitivo.



A nota de hoje (que devia ter saído desde domingo) fala das "ligações perigosas" entre Fidel e Saddan Hussein, numa tradução do meu amigo Carlos Reis.



Para compensar o atraso desses dias, ainda hoje haverá uma nova nota, dessas que a mídia faz questão de esconder do público



CUBA É O PRÓXIMO ALVO PARA A INSPEÇÃO DE ARMAS



DEPOIS DO IRAQUE: CUBA É O PRÓXIMO ALVO PARA INSPEÇÕES DE ARMAS?



CASTRO É O MAIS FORTE APOIADOR DO IRAQUE DE SADDAN.



Há uma crescente ansiedade na administração Bush por causa do apoio de Cuba a Saddan Hussein. E há a especulação que depois da situação do Iraque se ter estabilizado, os Estados Unidos exigirão da ONU que inspetores de armas sejam enviados a Cuba para descobrir se a ilha comunista também tem armas de destruição em massa.



Saddan Hussein está tendo dificuldade em angariar apoios dos vizinhos árabes, mas nenhuma, em absoluto, de um pequeno país a milhares de milhas de distância: Cuba. Fidel Castro apóia fortemente o guerreiro ditador em sua luta contra os Estados Unidos. Em uma mensagem entregue a Hussein, Castro uma vez expressou “a solidariedade de Cuba (a respeito ) às ameaças e ao embargo imposto ao Iraque."



"Cuba tem apoiado a posição do Iraque, a qual desagrada um monte de gente em Washington” disse o analista em Cuba, Jaime Suchlicki.



Suchlicki diz que há preocupação que Castro possa estar oferecendo ajuda ao Iraque com armas de destruição em massa. "A administração (George W. Bush) está preocupada com o que Cuba tem, e possa desenvolver." O Secretário Assistente de Estado Carl Ford, concorda.



"Os Estados Unidos acreditam que Cuba tem, no mínimo, um limitado desenvolvimento em equipamento e em pesquisa da tecnologia biológica ofensiva. Cuba tem dado uso ambíguo a essa tecnologia para ludibriar estados," disse recentemente Ford em um testemunho ao Congresso.



O uso duplo da biotecnologia de Cuba pode ter como finalidade, tanto fazer remédios quanto armas de destruição em massa. Essa tecnologia já foi vendida ao Iran, diz um especialista do governo. "Estados que fizeram negócios com tecnologia de duplo propósito, sem controle, já entraram em um novo mundo," diz o professor da Universidade Internacional de Flórida, Charles MacDonald. "A administração Bush provavelmente olharia muito de perto a possibilidade de dirigir-se contra Castro". Alguns analistas especulam que a administração Bush exigirá na ONU inspeções em Cuba como as que exigiram do Iraque.



"Uma vez acabada a situação no Iraque, eu acho que o governo americano começará a pressionar sobre Cuba para deixar claro o que Cuba tem...talvez enviando inspetores. Mas deverá haver um grande foco sobre Cuba”, disse" Suchlicki.



Nesse caso, a menos que Castro permita a inspeção por especialistas, a sua recusa em aceitá-la faria aumentar o seu desacordo com os Estados Unidos.



Copyright 2002 de NBC6.net. All rights reserved.



Fonte: www.lavozdecubalibre.com