terça-feira, 31 de dezembro de 2002

O Notalatina faz sua última edição do ano de 2002, ano de sua criação, e não podia deixar de registrar um profundo e reconhecido agradecimento a todas as pessoas que creram na seriedade dos propósitos aqui firmados, cujo único objetivo era, sendo fiel à Verdade, revelar ao mundo as atrocidades cometidas contra seres humanos que vivem sob o jugo do socialismo-comunismo na América Latina.



Em decorrência da seriedade deste trabalho, ampliei o leque de correspondentes, fiz novos e caros amigos e, malgrado as inúmeras dificuldades tantas vezes surgidas em conseqüência das denúncias feitas, posso virar a página do ano com a sensação do dever cumprido. Queria ter feito mais, queria ter informado mais, mas as limitações deste tipo de veículo muitas vezes me levaram a omitir alguma notícia importante, por ter de eleger aquilo que me parecia mais grave ou mais urgente para o momento. Assim foi com Cuba, por um bom tempo, a campeã em desrespeito aos direitos mais elementares do Ser Humano, aliás, foi precisamente por causa do sofrimento do povo cubano que me senti motivada a criar o Notalatina, e é a este povo que devo a existência deste blog hoje.



A partir de janeiro o Notalatina vai entrar em recesso, mas isso não significa que ficará ausente o mês todo. Diante da caótica e temível situação venezuelana, este informativo ficará de plantão, sempre alerta a qualquer fato novo e entrará em edição extraordinária sempre que se fizer necessário, pois o compromisso de informar não conhece férias.



Reiterando os agradecimentos a todos que colaboraram e contribuíram para que o Notalatina se tornasse uma realidade respeitada entre os latino-americanos, meus votos de um ano novo pleno de paz, não a das hipócritas pombinhas brancas, mas aquela a que todo ser humano merece, numa vida com dignidade, liberdade e honra.

FELIZ ANO NOVO!



UMA MESCLA DE CONVIDADOS ASSISTIRÁ A INVESTIDURA DE LULA



Ex-guerrilheiros e socialistas de origem humilde estarão na próxima quarta-feira junto a nobres, empresários e políticos da direita, entre os convidados à investidura de Luis Inácio Lula da Silva como presidente eleito do Brasil.



A cerimônia oficial de posse e a festa popular para os seguidores de Lula, segundo seus organizadores, reunirá umas 500.000 pessoas em Brasília, entre elas 12 presidentes e chefes de Estado, dentre outras autoridades.



O Ministro de Relações Exteriores brasileiro informou hoje que confirmaram sua presença os presidentes da Argentina, Eduardo Duhalde; Bolívia, Gonzalo Sánchez de Lozada; Chile, Ricardo Lagos; Peru, Alejandro Toledo; Uruguai, Jorge Batlle; Venezuela, Hugo Chávez; Portugal, Jorge Sampaio e África do Sul, Thabo Mbeki. A chancelaria acrescentou que o Príncipe Felipe, herdeiro da Coroa espanhola representará a Espanha nos atos de tomada de posse, aos quais também assistirão os primeiros-ministros de Portugal, José Manuel Durao Barroso – que hoje reuniu-se com Lula –; Belize, Said Nuzio D’Angieri; Guyana, Samuel Hinds; Suécia, Goeran Person e Sérvia, Zoran Djindjic.



O representante do presidente americano, George Buch, será o titular do departamento comercial da Casa Branca, Robert Zoellick, e o presidente francês, Jacques Chirac, enviará seu Ministro do Turismo, Leon Bertrand.



”Teremos juntos membros da nobreza européia e outros sem sangue azul e nascidos no terceiro mundo”, comentou o porta-voz da chancelaria. O funcionário aludiu as presenças do Príncipe Felipe e Lord Williams of Mostyn, presidente da Câmara dos Lords do Reino Unido, e do presidente sul-africano, um ex-ativista contra a segregação racial em seu país, onde nasceu em um berço modesto.



A reunião de autoridades com origens e orientações políticas tão distintas é uma mera casualidade que se deve aos pedidos apresentados pelas embaixadas de 69 governos que querem marcar presença na posse.



”A verdadeira miscelânea ficou a cargo do Partido dos Trabalhadores”, disse o diplomata ao comentar os convites feitos pelo partido de Lula e principal força socialista do país.



Entre os convidados de honra do PT à cerimônia de 1º de janeiro, encontra-se o ex-Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, ex-guerrilheiro da Frente Sandinista de Libertação Nacional. O presidente eleito do Equador, Lúcio Gutiérrez, vencedor das eleições presidenciais de outubro passado, é outro personagem que Lula quer ver em sua tomada de posse.



A Embaixada do Equador em Brasília esclareceu, todavia, que o ex-coronel que há dois anos encabeçou um golpe de Estado que depôs o presidente constitucional do país andino, Jamil Mahuad, não assistirá por motivos de agenda.



Gutiérrez não é único ex-golpista convidado por Lula. O ex-sindicalista, segundo seus assessores, “alegrou-se” ao saber que o presidente venezuelano confirmou sua presença. Chávez, além disso, terá uma reunião com Lula um dia depois da posse. A alegria do novo presidente brasileiro será completa se o presidente cubano, Fidel Castro, com quem Lula tem carinhosamente mantido uma amizade de anos, confirmar sua presença.



Fonte: El Nacional



O GENERAL DA GUARDA NACIONAL VENEZUELANA, CARLOS ALFONSO MARTÍNEZ, É PRESO SOB PROTESTOS E VIOLÊNCIA



CARACAS – O general venezuelano da Guarda Nacional (GN) Carlos Alfonso Martínez, um dos oficiais rebeldes que desde o dia 22 de outubro ocupam a Praça Altamira de Caracas, foi detido pela polícia de segurança do Estado (DISIP). Os distúrbios cusaram ao menos quatro feridos. Aliados e opositores ao Governo de Hugo Chávez enfrentaram-se em frente a sede da DISIP. A Polícia Política lançou gases lacrimogênios; até o momento há quatro feridos. Um deles recebeu uma pedrada na cabeça que o deixou inconsciente e com crise convulsiva.



Em virtude da prisão do general, um grupo de opositores se deslocou à sede da DISIP do Helicoide, e foi dispersado com bombas lacrimogênias desde dentro da sede, ao aproximar-se desta instalção. Minutos depois um grupo de pessoas ligadas ao Governo de Chávez se apresentaram na zona e começaram a lançar pedras contra os manifestantes e jornalistas que ali se encontravam. A partir daí, teve início um enfrentamento entre ambos os grupos, que, apesar de ter durado mais de 15 minutos, não contou com a presença da polícia do município de Libertador.



A detenção



As mídias locais assinalaram que Martínez foi surpreendido em uma zona central da capital, muito distante da praça, considerada pelos militares rebeldes como ”zona liberada” e perto do Comando Geral da GN. O general, que ocupou cargos de alta responsabilidade na GN, tem aberto um processo de investigação como acusado de participar no golpe de Estado do 11 de abril passado, contra o presidente Hugo Chávez.



O Governo assinalou que não tomaria medidas contra os oficiais rebeldes enquanto estivessesm na praça que mantêm ocupada, com o fim de cercear-lhes o protagonismo e não criar tensões que pudessem convertê-los em “mártires” da oposição. No momento desconhecem-se as razões pelas quais Martínez abandonou Altamira e se aventurou longe dessa praça.



Paradeiro incerto



O general insurrecto foi levado à sede da DISIP, porém versões difundidas pelas mídias locais, apontam que ele será transferido à Direção de Inteligência Militar (DIM). A presença de Martínez e seus companheiros em Altamira foi criticada pelo secretário geral da OEA, César Gaviria que os intimou a deixar o uniforme para dedicarem-se à política. Gaviria também assinalou que sua ação foi “símbolo de desobediência, indisciplina e insurreição”, enquanto que a OEA disse em um comunicado que a iniciativa dos oficiais infringe o artigo quarto da Carta Democrática Interamericana.



Fonte: La Voz de Cuba Libre – www.lavozdecubalibre.com



Nenhum comentário: