segunda-feira, 14 de outubro de 2002

O mundo inteiro anda preocupado com a possibilidade de se eleger no Brasil, um governante francamente favorável ao regime castro-comunista. Ex-presos políticos cubanos, que sentiram na pele a desgraça que é a falta da liberdade, um regime de exceção constante e definitivo, e a escravidão a que submetem os ditadores ao seu povo, escreveram uma carta aos povos das Américas, conclamando um último apelo às consciências dos eleitores, que o Notalatina publica hoje, com exclusividade.



Só quem viveu na carne é que pode falar, com propriedade, o que é um regime comunista. Ainda é tempo! Reflita sobre sua opção!



Obs.:A carta do Presidente Vaclav Ravel, da República Tcheca, citada no artigo abaixo, estará brevemente disponível no site Mídia Sem Máscara – www.midiasemmascara.org



Outubro, 12, 2002 – Diario Las Americas, Miami (FL)



Esquerdas preparam revanche nas Américas, denunciam ex-presos cubanos



Consolidar o ditador Castro e assegurar a vitória do esquerdista Lula no Brasil, são duas metas que poderão levar ao caos o continente, advertem os ex-presos políticos; e convidam a meditar sobre recente discurso do presidente checo, Vaclav Havel em Miami, onde descreve a capacidade comunista para enganar como “um dos instrumentos mais diabólicos”



NEW JERSEY (DI) – “As esquerdas das três Américas preparam sua maior revanche depois da queda do império soviético, tentando consolidar o regime comunista de Cuba e obter a vitória no Brasil do pró-castrista Lula da Silva, duas metas de curto prazo que poderão levar o caos a outros países da América Latina, e isolar os Estados Unidos”, denunciaram em coletiva à imprensa, dirigentes da União de Ex-Presos Políticos Cubanos, Inc., Zona Norte.



Os ex-presos assinalaram que certos congressistas, governadores e empresários norte-americanos, em uma manobra que qualificaram de “inescrupulosa”, estão viajando à Cuba para oferecer uma “tábua de salvação” financeira e política ao ditador Fidel Castro, com a qual assegurariam a seu regime uma perigosa sobrevivência no flanco das Américas, a só 100 milhas das costas norte-americanas.



A respeito da situação eleitoral no Brasil, os ex-presos manifestaram sua preocupação com a nítida posição pró-castrista do candidato presidencial Sr. Lula da Silva, cujos assessores, segundo a imprensa brasileira, estariam tentando transferir a tomada de posse do novo presidente de 1º de janeiro para 6 de janeiro, com o objetivo principal de que Fidel Castro pudesse viajar ao Brasil. Os ex-presos manifestaram sua desconfiança com o “new look”, com a aparência moderada do sr. Lula e explicaram que Fidel Castro usou métodos similares para tomar o poder, chegando a usar medalhas da Virgem e rosários no pescoço.



Continuando, os ex-presos fizeram um chamado aos norte-americanos, brasileiros, cubanos e demais habitantes das Américas, a meditar sobre um recente discurso do presidente da República Checa, Vaclav Ravel, na Universidade Internacional da Flórida, onde além de recordar os amargos frutos do comunismo, denuncia a manipulação da linguagem, com o uso de palavras talismãs, como “um dos instrumentos mais diabólicos do avassalamento de uns e do embelzamento dos outros”.



“É uma linguagem cheia de sonhos, esquemas ideológicos, flores retóricas e esteriótipos idiomáticos; uma linguagem capaz, por um lado, de maravilhar enormemente às pessoas que não tenham descoberto sua falsidade, ou às que não tiveram que viver nesse mundo manipulado por essa linguagem; e, ao mesmo tempo, uma linguagem capaz de despertar em outras pessoas o medo e o terror, obrigando-as a disimular permanentemente”.



No atual contexto das Americas, poucas palavras poderiam servir de melhor advertência, concluem os ex-presos.



Para fazer contato com a União de Ex-Presos Políticos Cubanos: tel.: 201-867-6211; fax: 201-319-0506



DI021010 Destaque Internacional



Tradução: Graça Salgueiro



Nenhum comentário: